quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Katsaridafobia,quem eu?

Blattaria ou Blattodea é uma ordem de insetos cujos representantes são popularmente conhecidos como baratas. É um grupo cosmopolita, sendo que algumas espécies (menos de 1%) são consideradas como sinantrópicas. Dentre os principais problemas que as baratas podem ocasionar aos seres humanos está a atuação delas como vetores mecânicos de diversos patógenos (bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus).

Periplaneta americana (Barata americana): cosmopolita (temperatura preferida: 30-33°C); tamanho: 28–44 mm de comprimento; originária da região tropical da África; principalmente uma praga peridomiciliar, mas durante o forrageamento pode entrar no domicilio; comum em áreas de manipulação de alimentos (cozinhas) e rede de esgoto; fêmea carrega a ooteca por 24 horas, e deposita em locais protegidos; há partenogênese; período de incubação dos ovos: aproximadamente 25-40 dias; período de desenvolvimento das ninfas: 130-150 dias com 9 a 13 mudas (machos e fêmeas); longevidade dos adultos: 250-350 dias, sendo menor para os machos; as fêmeas produzem aproximadamente 30 ootecas, com cada ooteca apresentando entre 14-16 ovos.

É sempre bom conhecer quem se cruza nos nossos caminhos.

4 comentários:

  1. Em Santo André é durante a noite que elas aparecem !

    ResponderEliminar
  2. Durante o dia andam escondidas, mas durante a noite saltam cá para fora que nem melros. Elas comem tudo...

    ResponderEliminar
  3. De certeza que não existem maiores em portugal,para se estudar a possibilidade de tornar estas baratas em atracção turistica.

    Não há dia em que não encontre uma.
    Desparatização ,para que?gastar dinhero?
    Prefiro o tony carreira.Qualidade de vida.

    ResponderEliminar
  4. e essa praga n se pode atacar?

    ResponderEliminar