Apesar do pedido de absolvição do Ministério Público nas alegações finais e de em minha opinião no decurso do julgamento ter ficado demonstrado que os comentários do Pedro Ventura neste Blogue deveriam ser contextualizado e enquadrado na luta política, que não estando impune, rege-se por uma linguagem própria, como cada profissão, assim não entendeu a Juíza e proferiu a sentença de culpado.
Um julgamento por acusação de difamação nunca é um espectáculo nobre nem engrandecedor para quem é acusado, para as testemunhas que num meio pequeno como o nosso se conhecem de gerações nem para quem acusa, quando teve melhor forma de resolver o diferendo.
Não deixo de reconhecer que Manuel Coelho fez aquilo que um pessoa de bem deve fazer, quando se sente difamada, recorrer à justiça. Já não acredito que se tenha sentido difamado, indignado, deprimido ou tenha reduzido a sua capacidade de trabalho - o que até justificaria a mediocridade do seu desempenho - como alegou a acusação.
Multa de 130 dias, correspondente a € 1.300, mais € 1.000 de indemnização e mais custas do processo é o preço a pagar pela difamação de acordo com a sentença.
Este é o preço a pagar por ter opinião e assumi-la frontalmente, porque tudo tem um preço.
Esta sentença tornará este dia mais feliz para alguns, mas o seu custo repercutir-se-á na liberdade de todos.
Segue-se o recurso.
Relativo ao post
Sábado, 9 de Outubro de 2010
O NOSSO ANONIMATO E A DEMOCRACIA DOS DO PODER
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Há quem diga que o freguês que se segue no tribunal do litoral alentejano é este blog. Ao que se diz os administradores já tão identificados à muito tempo.
ResponderEliminarIsso é o que eu gostava de ver...
ResponderEliminarO anónimo das 22:09...está com o "sorriso", que os PIDES tinham, quando prendiam um "dissidente"...
ResponderEliminarSe isso fôr verdade eu identifico-me e, vou ao tribunal com uma estação de televisão e um jornal nacional...
Ao Comuna das 22:09
ResponderEliminarUma ajudinha:
- Não se escreve "já tão" - escreve-se, JÁ ESTÃO...!
- Não se escreve "identificados (à) muito tempo" - escreve-se, (HÁ) MUITO TEMPO...
SABE...NINGUÉM NASCE ENSINADO...E ESTA PEQUENA CORRECÇÃO É SÓ À SUA DACTILOGRAFIA...MAS VOCÊ PRECISA DE UMA CORRECÇÃO MAIS PROFUNDA À SUA CEBEÇA...E ISSO JÁ NÃO É COMIGO...!!!
Estou a ver que isto anda mesmo mal. O blog de Sines já está em tribunal, andam ameaças no ar também sobre este e parece que sobre um outro do litoral alentejano que também estará debaixo de atenção. É assim: Nós não temos hipotese nenhuma de nos manifestarmos se não for anónimamente, porque todos temos um familiar, um amigo, etc, a trabalhar na câmara ou para a câmara, ou como fornecedor ou prestador de serviços. Portanto é uma forma de nos defendermos de um dia sofrer um desgosto qualquer por algo que possamos dizer abertamente. Sem difamar é claro. Também sou contra a difamação anónima, mas sou a favor da critica anónima porque não há hipotese de fazer critica neste concelho sem ser anónima. Mas estou a ver que isto vai estando mau até para isso.
ResponderEliminarCriticar de forma construtiva é sempre da salutar, ainda que se possa compreender que quem o faça tenha receio de represália e por isso o faça de forma anónima. Já quem, como é o caso de muitas das intervenções neste blog, vem gratuitamente difamar pessoas, deve ser responsabilizado e se necessário criminalmente.
ResponderEliminarPor isso, e como alguém já disse e parece que é verdade, terá já havido queixas criminais contra este blog, só aqueles que difamam gratuitamente devem ter receio, pois poderão vir a senta-se no banco dos réus.
Quem é que se vai sentar no banco dos réus?
ResponderEliminarDeve estar a brincar comigo...agora vem para aqui ameaçar o pessoal.
Fique sabendo que no dia que alguma queixa por parte das gentes que se farta de fazer merda com a minha cidade for feita a alguém por apenar dizer o que sente, muitas verdades se vão descobrir acerca dos politicos do concelho da CDU,olhe que não tenho muitas provas mas ainda tenho algumas do que vocês andaram a fazer nas 3 campanhas eleitorais para a camara.E depois vamos ver quem é que se vai sentar no banco dos réus.
Olhe que aqui ninguém vai preso porque acha que em cima do que escrevo diz (Anónimo disse...)
Portanto não venham para aqui reprimir a população.ok?
Que treta de jornalistas existem na nossa região que nem uma única noticia sobre este tema que até foi a julgamento se vê publicada em nenhum jornal?
ResponderEliminarAnda tudo a dormir.Acho a situação do blog de sines bastante polémica e merece ser notícia não só a nivel local como nacional.
A Lusa anda a dormir?Não existem jornalistas suficientes para cobrir o distrito?Andam a procura de nóticia onde?
O anónimo das 13:08 infelizmente pode ter razão porque através do IP do computador pode chegar-se ao autor do post.
ResponderEliminarAntes que possa haver chatices para o pessoal, o melhor era os administradores limparem todos os comentários com teor ofensivo, assim já não havia problema.
ResponderEliminarESTES COMUNAS SÃO O MÁXIMO...
ResponderEliminarCAMPANHA PARA AMEDRONTAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO...AQUI NESTE BLOG...
PIDES...BUFOS...MEDIOCRES...INCOMPETENTES...OPORTUNISTAS...RAIVOSOS...COMPLEXADOS...FRUSTRADOS...PARVALHÕES...LACAIOS...
SÃO SÓ ALGUNS DOS NOMES NESTE MOMENTO DISPONÍVEIS, PARA CLASSIFICAR ESTE GRUPO QUE TEM DESTRUIDO, FISICA E SOCIALMENTE, O MEU CONCELHO, IMPUNEMENTE...
Eu gostava que me dissessem que pessoa é que foi difamada aqui neste blog e, porquê...
ResponderEliminarQuem é essa pessoa ou pessoas e, qual é a difamação...?
Difamar é dizer mal sem razão...penso eu...
Então quais foram as difamações...???
Eu acho que há aqui um mal entendido...Tudo o que tenho lido de criticas sobre a Câmara e, o seu Presidente...estão carregadas de razão...
TODOS NÓS OS MAIS ATENTOS SABEMOS DISSO...
Ao anónimo das 13:08
ResponderEliminarVocê diz: "criticar de forma construtiva é sempre salutar"
Esta afirmação no contexto actual e, com os mediocres politicos que temos, no Concelho e, no País, é muito ingénua...!!!
VOU CITAR O SR. HENRIQUE NETO, REFERINDO-SE AO SÓCRATES, 1º MINISTRO:
"Se ele se limitasse a ser um vendedor de automóveis, ser-me ia indiferente. Mas ele é o Primeiro-Ministro e está a dar cabo do meu País. Não é o único, mas é o mais importante de todos."
ESTE PARÁGRAFO PODE SER APLICADO AO SR. DR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTIAGO DO CACÉM...É só substituir, País, por Concelho...!!!
mas estes tipos são mesmo uns totós...
ResponderEliminarDesculpem a franqueza!
Querem comparar este pasquim com o Blog de Sines Estação de sines porquê?
Protagonismo que não o têm nem terão nunca?
Porque não dizem umas bacuradas daquelas que poem os cabelos em pé a alguns só para terem motivos de diversão?
"enxerguem-se" dohhhhhhhhhhhhhhhhhhhh