quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PS apresenta queixa contra Câmara de Santiago do Cacém (CDU) na CNE

O PS de Santiago do Cacém apresentou uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra a Câmara local (CDU) por, alegadamente, recorrer a «meios públicos para promoção de candidatos partidários», acusação refutada pelo presidente do município.


Em causa está «uma revista denominada ‘A nossa caminhada para o futuro’», que para o presidente da estrutura local do PS e candidato à presidência da Câmara, Arnaldo Frade, «configura o recurso a meios públicos para promoção de candidatos partidários».

Arnaldo Frade considera que o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença (CDU), «é retratado de forma constante» na publicação, destacando ainda o «líder do PCP», Jerónimo de Sousa, cuja fotografia também aparece na revista municipal, «sem que conste qualquer referência a outra visita ou a outro partido».

Para o candidato socialista, foi «violado o princípio da isenção dos órgãos municipais face aos processos eleitorais em curso, através da utilização de meios públicos para benefício partidário».

Para o PS, «através desta revista», procura-se «a promoção da imagem do líder do PCP e dos responsáveis autárquicos para benefício partidário à custa do dinheiro do município».

Confrontado com a acusação, o actual presidente da Câmara de Santiago do Cacém e candidato da CDU, Vítor Proença, afirmou-se «sereno» e de «absoluta consciência tranquila», assegurando que a autarquia já apresentou a sua posição junto da CNE.

Vítor Proença argumenta que «os cidadãos têm o direito a conhecer e a ser informados sobre o cumprimento dos mandatos que conferem» e as autarquias «um dever de informação aos seus munícipes”, afirmando que “se trata de um documento de prestação de contas».

«Respeitamos os aspectos da propaganda eleitoral e entendemos que não foi violado nenhum aspecto legal. Entendemos que o documento a que o PS se refere não consubstancia nenhuma infracção à lei, porque o que se trata é de um documento de prestação de contas», afirmou em declarações à Lusa.

O autarca sublinhou que esta publicação vem «no seguimento dos boletins municipais que, periodicamente e normalmente de dois em dois meses, vão sendo divulgados, onde se traduzem e se informam as principais realizações que o município de Santiago do Cacém efectua».

«Em nenhuma circunstância consideramos que foi violada a neutralidade e a imparcialidade das entidades públicas», asseverou.

«A fotografia do Secretário-Geral do PCP aparece, tal como aparece o Presidente da República, Cavaco Silva, o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, o ex-Presidente da República, General Ramalho Eanes, e o Duque de Bragança, D. Duarte», exemplificou.

«E quanto à fotografia do Secretário-Geral do PCP», acrescentou, «tenho pena e lamento que o Secretário-Geral do PS não tenha aceite e não tenha vindo aqui, a convite do presidente da Câmara».

Vítor Proença desvalorizou a queixa apresentada pela estrutura local do PS, afirmando que este «é um assunto próprio deste período eleitoral» um «período mais crispado», mostrando-se «absolutamente sereno».

Fonte lusa/sol

17 comentários:

  1. Pois é. Um concelho destes com tanta falta de problemas resolvidos, onde há lugares sem uma única rua pavimentada, temos uma câmara que se dá ao luxo de gastar 600 mil euros em festas e fogo de artificio e milhares de euros numa revista de propaganda eleitoral do interesse partidário da CDU, metendo os interesses das populações em segundo plano mesmo em necessidades mais básicas como arruamentos, parques, etar´s, etc, etc. Pois é, assim não dá mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Isto quer dizer que se o frade ganhar não vai fazer o mesmo?
    De qualquer das formas parece-me que o meu dinheiro anda a servir para apoiar politicos de capa.
    vamos fazer as contas?
    quantos exemplares foram tirados?qual o preço por unidade de cada exemplar?
    Vamos ver quanto dinheiro a camara de santiago nos gamou com este boletim com direito a fotos(preço do fotografo) a cores(ao menos podia ser a preto e branco-é mais barato).
    Isto sem falar no tempo perdido a compor a impressão e a escrever os textos(tempo que podia ser canalizado em resolver assuntos da nossa abandonada terrinha).Portanto não diga que não teve tempo (4 anos -este mandato)para resolver os problemas da nossa terra.Em vez de gerir santo andré andou a fazer campanha politica e agora diz que se vai candidatar para fazer o que ainda não teve tempo, para fazer o que não esta minimamente interessado em fazer?
    Pois esteja tranquilo,vivemos num pais em que estas maroscas são defendidas por aqueles que decidem se deve ou não ser culpado de jogar com o dinheiro do povo em beneficio propio.
    Esta tudo bem...não esta?
    Pois aconselho o presidente a arranjar uma saxola e quando quiser fazer campanha politica vá até ao parque central e comece a arranjar o que voce deixou estragar abandonando completamente o pessoal que lhe pagou o carrão que você tem e eu não tenho.Assim fazia campanha(porque o pessoal ,até via que voce se preocupa).
    Agora presidente não venha com a historia de que a camara não tem dinheiro para comprar a saxola.

    Parabéns ao frade pela coragem ,acabou de ganhar o meu voto e talvez perde-lo daqui a 4 anos por tentar emitar estas pratica politica.
    A ver vamos...no que isto vai dar

    ResponderEliminar
  3. Quem abrir esta revista e os boletins municipais, fica com a ideia de que são autenticos albuns de fotografias do presidente proença. É o chamado culto da personalidade, que tem por detrás uma equipa forte ao nivel da imagem pessoal. Julgo que isto é muito mau em politica e um mau uso do erário público, que no fundo é dinheiro dos nossos impostos e que bem podia ser canalizado para resolver várias carencias.

    ResponderEliminar
  4. Está visto que o Frade de tudo faz para se chegar à frente mas, mesmo em bicos de pés não vai lá.
    Inventando este caso (qual a câmara ou governo que no fim de mandato não quer prestar contas?), tenta chamar à atenção para si próprio mas, coitado...o esforço é bem feito mas não chega.
    Ficas em Ermidas que ficas bem, tá?

    ResponderEliminar
  5. Os Presta Contas devem fazer-se atavés dos meios do partido, e não dos meios da câmara.
    Mas nota-se que há aqui gente que apoia que se esbanje assim o dinheiro de todos nós. Mas se gostam disso, gostos não se discutem. Eu falo por mim e gostava mais de ver estes milhares de euros gastos nesta revista empregues noutras coisas, que tanta falta fazem.

    ResponderEliminar
  6. Esta CDU é uma anedota. Em Santiago a CDU acha normal publicar este tipo de revistas.
    Em Sines a CDU apresentou uma queixa na comissão nacional de eleições contra o presidente da câmara por ele usar o boletim municipal para fins eleitorais e outros meios da câmara. Ou seja, em Sines não senhor, não pode ser e toca a apresentar queixa. Em Santiago sim, pode ser, e é normal fazerem-se estas publicações. Assim se vê bem o tipo de gente que compõe a CDU que agem conforme vai dando jeito. É na mão desta gente que estamos bem entregues? Acham isto bonito?

    ResponderEliminar
  7. Aos poucos eles vão deixando cair a face. Não é por acaso que Alcácer, Grândola e Odemira já deixaram de ser concelhos comunistas e Santiago está praticamente isolado. Sines vai mudar também de cor politica e as pessoas do concelho de Santiago, em grande parte, embora não o andem a dizer em voz alta, começam também a estar fartas de promessas e sorrisinhos pepsodent e os problemas continuam sem serem resolvidos. Já alguém pensou, porque será que os concelhos de Odemira, Grândola e Alcácer deixaram de ser liderados pela CDU ?
    Se o trabalho feito em 30 anos de poder tivesse sido do agrado, as pessoas ainda votavam neles. Mas as pessoas desses concelhos cansaram-se da CDU e de verem as suas câmaras chefiadas por peões domesticados do partido comunista que gere consonante os seus interesses políticos e não de acordo com as necessidades das populações apenas e só para se manterem no poder!

    ResponderEliminar
  8. Alcácer, governado pelo ps; Grandola, Ídem, Odemira pelo PSD.
    Sines e Santiago CDU, e depois?
    Estes não podem ser partidarizados mas os outros já podem não?
    Que coerência é essa?
    Alcácer será CDU novamente este Ano porque foi MAL governada tal qual Santo André passou a ser governado pela CDU depois da gestão danosa do ps, não se lembram?
    Sines poderá sair da CDU mas, não pela vontade do povo em dar os votos ao ps mas porque o Sr. Dr. Coelho entendeu por ele, partir uma coligação, candidatando-se sozinho.
    Seria importante saber em .que partido vai votar para as legislativas esse senhor

    ResponderEliminar
  9. "Os Presta Contas devem fazer-se atavés dos meios do partido, e não dos meios da câmara"
    É o que diz o tal anónimo não sei das quantas...
    Quem em Santiago quer em Sines, os actuais presidentes têm o direito com verbas da Câmara de publicar o que fizeram. Nós, temos o direito de saber o que eles fizeram e ponto final
    O que estará provavelmente mal em Sines é a utilização de cartazes para obras que ainda não existem nem há orçamento para elas e a mostra de obras que foram feitas pela CDU, apropriando-se das mesmas o actual presidente. Não esquecer que o Dr. Coelho só se desvinculou da CDU em Janeiro.
    Colocar num livro coisas que fez e até bem feitas e apropriar-se da sua execusssão é desonesto.
    Em Santiago, o que há de mau ou bom, foi feito pela CDU, até porque o PS nunca quis assumir pelouros. Como poderemos confiar os destinos Municipais aos tipos do ps?

    ResponderEliminar
  10. Esta dos tipos do ps nunca terem querido assumir pelouros é para rir. É incrivel como existem pessoas que parecem pagas para escrever palermices em tempo de eleições. Só não percebo porque anda a CDU e os seus fieis apoiantes preocupados. Vão ganhar isto num instante e ficar mais 4 anos a "desenvolver" o concelho.

    ResponderEliminar
  11. Ao Anónimo das 28 de Setembro de 2009 11:19

    Palerma é você! Alguém o tratou mal?
    Já alguém lhe foi pedir alguma coisa para viver?!
    Qual preocupação homem!? Vá pó raio que o parta!
    Agora diga que o tratei mal!
    Mas diga lá se os homens e mulher do seu partido aceitaram ou não lugares na vereação!
    Diga
    Sabe porque é que não aceitaram?
    INCOMPETÊNCIA!

    ResponderEliminar
  12. Este pessoal da CDU andam cada vez mais nervosos. No litoral alentejano já perderam quase todas as câmaras, falta Santiago e já não deve andar longe. A nível nacional são já a 4 força politica, atrás do CDS e do Bloco de Esquerda. São cada vez menos os que acreditam na doutrina do PCP e na velha cassete que cada vez convence menos gente. Comunistas que deixaram de ser militantes, abrem hoje bem as goelas com queixas de falta de espírito democrático interno e expulsões para quem ousar criticar públicamente o comité central. Na câmara de Santiago é que se sabe.
    Aqui em Santo André, em vez de estarem preocupados com o nosso bem estar, andam preocupados em não perder votos para se manterem mais 4 anos na inércia e na falta de estratégia, muitas vezes sem respeito por todos nós, que somos a freguesia que mete mais dinheiro nos cofres da câmara. Muito sinceramente, é cada vez mais do que tempo de se mudar de politica e de politicos neste concelho.

    ResponderEliminar
  13. O Livro promocional da recandidatura do Senhor VICTOR PROENÇA

    Acabei de ter acesso a um, dos 6.000 exemplares do livro que foi editado pela Câmara Municipal, e que se chama: "a nossa caminhada para o futuro" - 4 anos de trabalho intenso, 2005-2009.

    TEM UM MÉRITO:
    Deu trabalho, desta vez, a uma Empresa de Santiago -"Gráfica, Santiago”.

    É um conjunto de fotografias promocionais do actual Presidente de Câmara, confundindo, de propósito, o leitor mais desprevenido, misturando, uma ou outra, pequena obra, da actual gestão camarária, com a iniciativa privada e, pública.

    Chegou-se ao “ponto”, de se dar o 1º Prémio de Arquitectura, ao antigo edifício da Pousada, que manteve, e tem, a MESMA ARQUITECTURA DE HÁ, PELO MENOS, 60 ANOS!

    Diz-se no tal livro que o Novo Auditório, "TAMBÉM”, proporciona cinema"...mas a verdade, é que tem sido um "estúdio" pequeno de cinema, que “pode” proporcionar, “TAMBÉM”, outras coisas.

    O Senhor Presidente Victor Proença, aparece em quase todas as fotos mas, não posso deixar passar, o comentário, da foto com a actriz SUSAN SARANDON.
    Diz o seguinte:
    SUSAN SARANDON, vencedora de um Óscar, encantada com a Costa de Santo André, prometeu voltar e, recomendar a região, aos amigos"...
    Esta fez-me “RIR” – SÓ, SE OS AMIGOS DA SUSAN SARANDON, FOREM CAMPISTAS OU, SE, SE TRANSPORTAREM, EM ROULLOTES!

    Um “conselho”:

    - Foram “feitos”, 6.000 exemplares, "arranjem" um e, leiam-no atentamente...É um bom exercício, para "testar", nervos e, coração...


    COMO É POSSÍVEL, TANTA HIPÓCRISIA E “MENTIRAS”, SEREM PROPAGANDEADAS, E PAGAS, COM O "NOSSO" DINHEIRO?!

    QUERO CHAMAR A ATENÇÃO DE QUE, CONTRÀRIAMENTE, À IDEIA QUE SE TENTA PASSAR NO LIVRO, DE QUE O CONCELHO ESTÁ A SER "VISITADO" POR NOMES E, PESSOAS PÚBLICAS, DA ÀREA DO DESPORTO E TELEVISÃO, QUERO ILUCIDAR, AOS QUE POSSAM LER ESTA MINHA “DECLARAÇÃO/CRITICA”, QUE ESSAS PESSOAS, NÃO SÃO VISITANTES ESPONTÂNEOS, SÃO CONVIDADOS/AS E, NA SUA MAIORIA, PAGOS/AS, COM CACHET´S, de “verdadeiros/as artistas”, PARA VIREM MOSTRAR-SE, E TIRAR UMAS FOTOS AO LADO DO SENHOR PRESIDENTE VICTOR PROENÇA...

    ACREDITEM, EXISTE VIDA, PARA ALÉM DESTA PSEUDO-DEMOCRACIA COMUNISTA...

    É SÓ ABRIR OS OLHOS, E OLHAR

    ResponderEliminar
  14. O PS DEVERIA FAZER AS SEGUINTES PERGUNTAS AO SENHOR PRESIDENTE, VICTOR PROENÇA:

    - QUANTOS MILHARES DE EUROS PAGA A CÂMARA AOS 2 "PROFESSORES" DA ESCOLA DE GUITARRA PORTUGUESA?
    - A ESCOLA TEM 4/5 ANOS.
    QUANTOS ALUNOS JÁ APRENDERAM, E ESTÃO APTOS A TOCAR GUITARRA?
    - JÁ HOUVE, NESTES 4/5 ANOS, ALGUMA AUDIÇÃO PÚBLICA DOS ALUNOS, DA REFERIDA ESCOLA?
    - QUANTO GANHA MENSALMENTE O "PATRONO" DA ESCOLA, QUE ÀS VEZES, QUANDO PODE, TAMBÉM É "PROFESSOR"?

    PARA ESCLARECIMENTO QUERO AFIRMAR QUE, COM UM PROFESSOR RAZOÀVEL, EM 6 MESES ENSINA-SE E, APRENDE-SE A TOCAR "ALGUMA COISA" DE GUITARRA...

    SERÁ QUE OS ALUNOS DA ESCOLA DE GUITARRA DA CÂMARA DE SANTIAGO, TÃO "EXALTADA" E PROPAGANDEADA, PELO PRESIDENTE VICTOR PROENÇA, SÃO "BURROS" E,NEM "ALGUMA COISA" CONSEGUEM APRENDER???!!!

    ResponderEliminar
  15. Realmente!

    Para que serve uma Escola de Guitarra se ao fim de 5 anos, ninguém "aprendeu" a tocar guitarra...

    Para que serve uma Escola de Música se não aparecem Músicos ensinados por essa "Escola"?!

    Eu acho que a Câmara, não vai querer responder a essa pergunta.

    PENSO ATÉ QUE A VAI IGNORAR...

    ResponderEliminar
  16. EXPERIMENTEM MUDAR...

    ESTÃO HABITUADOS A COMER OS "PASTÉIS DE NATA" DA PASTELARIA "SERRA" OU, DO "ZÉ MARIA", EM SANTIAGO...

    EXPERIMENTEM IR A SINES, E COMER UM "PASTÉL DE NATA" DOS "GALEGOS", NO "MURO" DA PRAIA, A VER O MAR!

    SE NÃO GOSTAREM VOLTAM A COMER OS PASTÉIS DO "SERRA", A VER O JARDIM MUNICIPAL ABANDONADO OU, OS DO "ZÉ MARIA", NA ESPLANADA, A VER O MERCADO MUNICIPAL!

    QUAL É O PROBLEMA?

    EXPERIMENTEM MUDAR....ÀS VEZES VALE MESMO A PENA....NEM QUE SEJA, PELA "PAISAGEM".

    ResponderEliminar
  17. SÓ PODE SER POR MEDO QUE AINDA VOTAM NO PCP/CDU.
    NÃO É POR IDEOLOGIA, PORQUE ESSA JÁ CADUCOU HÁ MUITOS ANOS.
    NÓS TEMOS QUE SER DONOS DAS NOSSAS VIDAS, O PCP QUER SER DONO E, É DOS SEUS MILITANTES.
    NEM COM O "ORDENADO" PODEM FICAR...
    SÃO PERSEGUIDOS E AMEAÇADOS QUANDO QUEREM SER PESSOAS LIVRES...
    É UM REGIME FUNDAMENTALISTA QUE JÁ PERSEGUIU E MATOU MILHÕES DE PESSOAS, SÓ POR DISCORDAREM...

    SE QUEREM ESTE TIPO DE SERES HUMANOS A MANDAR NOS DESTINOS DO VOSSO CONCELHO VOTEM CDU...
    SE QUEREM SER LIVRES E PENSAR PELAS VOSSAS CABEÇAS E, DAR UM FUTURO MELHOR AOS VOSSOS FILHOS, VOTEM CONTRA A CDU, FAÇAM ESSA GENTE QUE NINGUÉM CONHECE, SAIR DA CÂMARA DA NOSSA TERRA.

    ResponderEliminar