quarta-feira, 9 de setembro de 2009

VAMOS LIMPAR A FLORESTA PORTUGUESA NUM SÓ DIA



A iniciativa "Limpar Portugal" é mais um caso de como as ideias mais
simples são as que têm maior alcance.

Sabendo a quantidade de lixo (pneus, frigoríficos, sofás, micro-ondas,
etc) existente nas nossas matas, a ideia é, num único dia, juntar um
número suficiente de voluntários para acabar com as lixeiras e limpar
a floresta portuguesa. A ideia foi lançada na Estónia e teve sucesso,
juntando cerca de 50 000 voluntários no dia 3 de Maio de 2008.



Dá algum trabalho, muito mais do que ficar sentado a criticar tudo e todos.Mas o esforço vale a recompensa, de vivermos num país mais limpo.
Vamos unirmos, temos as escolas,temos as associações, temos os meios de informação, temos as pessoas e temos uma junta de freguesia que pode começar já a trabalhar para esta iniciativa.

É preciso enviar para o portal Limpar Portugal as
coordenadas de lixeiras, para a sua posterior identificação no Google
Maps.

O portal da iniciativa portuguesa:

http://limparportugal.ning.com

VAMOS SANTO ANDRÉ?

9 comentários:

  1. Muito bem...
    Acedam ao portal:
    http://limparportugal.ning.com/
    Registem-se porque já existe grupo para Santiago do Cacém STC e, vamos à tarefa!

    ResponderEliminar
  2. Ui, se formos para limpezas em Santo André, havia muito para limpar, a começar pelos politicos cá do burgo esses sim a precisaram de uma varridela para bem longe.
    Quanto à iniciativa propriamente dita, concordo e acho meritória. Parabéns ao bloguer por se ter lembrado dela.

    ResponderEliminar
  3. N havia necessidade da "bocarra" do anónimo anterior. Assim começamos a "descambar"
    Há gente que Vê maldade em tudo, irra!

    ResponderEliminar
  4. O voluntarismo é sempre de enaltecer, nesta área ou noutra. Mas a limpeza do território tem responsáveis e tem quadro de pessoal municipal especifico. Se é insuficiente, que sejam reforçados os meios, façam-se acções de sensibilização, etc. Talvez gastando menos milhares de contos em festas e fogo de artificio haja mais dinheiro livre para canalizar para estes problemas. A cada um de nós compete civicamente para não sujar, e preservar o meio ambiente, mas para essa educação e formação civica é preciso também um bom trabalho nas escolas a começar logo do ensino básico formando consciencias no inicio da formação dos miudos e jovens.

    ResponderEliminar
  5. No mais recente post:
    "Não pactuaremos nem nos vergaremos, àqueles que quiserem continuar a ROUBAR, a nossa terra e a sua gente"

    Mas antes diz que: Nada temos contra Santiago e contra os partidos Políticos...

    e diz mais...
    blá, blá, blá... Não queremos insultos!

    Mas o que está escrito não é um insulto? Que incongruências...

    Comentanto este último anónimo sobre a limpesa.
    Nas escolas não é? Formando miúdos e jovens...
    Como é que você vai fazer isso se os Paizinhos estão a rejeitar sê-lo. É que ser cidadão de corpo inteiro é muito mais do que isso meu caro. Quantos pais aparecem nas escolas para assistirem ás reuniões com os professores? Aparecem sim mas, aqueles cujos filhos até não dão grandes problemas. Os outros, quem são eles?

    ResponderEliminar
  6. Eu acredito que muita gente em Santo André esteja descontente com a situação em que está a cidade e a freguesia. Mas não penso que isso seja motivo para querer elevar Santo André a concelho. Nem sequer acredito nessa possibilidade a médio prazo. Não sei se este blog é uma iniciativa individual, pessoal, ou de algum grupo organizado uma vez que os seus subscritores não se assumem nem dão a cara por esta causa. Também isso corre contra a ideia base deste blog. Por tudo isso penso que, para concluir este raciocinio, esta iniciativa não tem qualquer base para ter sucesso nos próximos 10, 15 anos. Tinha que ser um movimento com gente com rosto, que as pessoas conehçam e acreditem, e iniciando agora essa luta só daqui a muitos anos poderiam existir resultados e numa altura em que o país tivesse condições para uma nova organização territorial.
    Por agora, caros amigos, o conselho que vos dou é que lutem por Santo André mas é pressionando a câmara municipal para que vos respeitem, vos resolvam os problemas, e façam de Santo André uma cidade moderna, com os equipamentos e infra-estruturas que a população precisa e não uma cidade que só é cidade de nome, e que mais parece uma aldeola sobredimensionada onde falta muita coisa para ser uma cidade a sério.
    Enquanto andarem distraídos numa causa como esta, que nem sequer podemos chamar causa porque é um movimento anónimo e sem estatuto nem rostos, Santo André vai continuar a ser o que tem sido até aqui, ou seja uma das principais fontes de receita da câmara (impostos, etc) e pouco mais.

    ResponderEliminar
  7. Muito bem,vamos ter de falar disto por ai,para ver se conseguimos dinamizar a população para esta causa.Era agradavel ver toda a gente de santo andré envolvida nesta iniciativa.
    O grupo criado é por concelho (logo concelho de santiago do cacem)mas pelo que me apercebi vai-se dividir em grupos e um deles será só para santo andré.

    inscrevam-se

    http://limparportugal.ning.com

    ResponderEliminar
  8. É importante que se divulgue esta iniciativa(coloquem nos vossos blogues ,paginas da net,criem grupos com amigos)e o mais importante, inscrevam-se.

    ResponderEliminar
  9. Julgo que há muita gente em Sto André,que se vai querer envolver,dada a situação.

    ResponderEliminar