segunda-feira, 8 de março de 2010

O QUE É UM CICLO DE REUNIÕES DA CMSC PARA TRAÇAR PRIORIDADES?

Câmara Municipal de Santiago do Cacém terminou ciclo de reuniões com juntas de freguesia para traçar prioridades de investimento

Deste ciclo de reuniões podemos observar as seguintes conclusões:

Vila Nova de Santo André, a freguesia com mais população do concelho está marcada nos próximos anos pelo Programa Integrado de Qualificação Urbana (PIQURB).
Recorde-se que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem em curso uma série de intervenções no âmbito da candidatura da cidade ao instrumento de política “Parcerias para a Regeneração Urbana” da nova Política de Cidades Polis XXI, co – financiado através de recursos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo do Programa Operacional Regional do Alentejo.
A requalificação e valorização do Parque Central, a requalificação Urbana do Bairro Azul, Pôr do Sol e Bairro da Atalaia estão previstas.
Prevista também a criação de eixos estruturantes, uma rede ciclável, uma creche, ecopontos e o fornecimento de água ao Parque Central.
No âmbito do PIQURB foi construído o Gabinete Municipal de Santo André e no âmbito da intervenção dos eixos estruturantes foi já construída a Rotunda dos Bombeiros.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Santo André definiram ainda como uma prioridade a construção de um Centro Cultural.
Já existe um terreno definido junto ao Centro de Saúde, a autarquia está também a desenvolver o projecto para a criação deste novo equipamento cultural na cidade de Vila Nova de Santo André.

SIGNIFICADO DE PRIORIDADE :
Segundo o dicionario, prioridade é algo a que damos precedência atribuindo-lhe um grau de urgência ou importância.

E PARA SI QUAIS SÃO AS PRICIPAIS NECESSIDADES DA FREGUESIA DE SANTO ANDRÉ?

22 comentários:

  1. Para mim o que está em causa são, as verdadeiras prioridades das freguesias abandonadas e, até agora, fora de todos os projectos de apoios camarários...

    Obrigar sempre os mesmos, os mais carentes, a ficar de fora, é uma INJUSTIÇA SOCIAL INACEITÁVEL...

    ResponderEliminar
  2. PRIORIDADES DA CMSC OU DO Programa Integrado de Qualificação Urbana (PIQURB).

    QUE CONFUSÃO...

    ENTÃO E O EQUIPAMENTO CULTURAL É JUNTO AO CENTRO DE SAUDE?
    E PORQUE JUNTO AO CENTRO DE SAUDE?
    EXISTE ALGUMA RAZÃO ESTRATEGICA PARA SER NESTE LOCAL?QUAL?EXISTE MELHOR LOCAL,VAI COMETER ERRO MAIS UMA VEZ

    SÓ VOU AVISAR MAIS UMA VEZ
    FUREI O PNEU DO MEU CARRO A POUCOS DIAS,E EM CONVERSA COM OUTROS COLEGAS FICO A SABER NÃO SER O UNICO COM PROBLEMAS NO CARRO DEVIDO AO ESTADO LAMENTÁVEL DAS NOSSAS ESTRADAS,É SÓ BURACOS

    ResponderEliminar
  3. Se as freguesias estão abandonadas deve ser só de a poucos dias para cá se não a culpa é de quem exerce poder no concelho e nas juntas de freguesia das respectivas.

    Se existe alguém que tem contribuido e muito para o bem das freguesias a que se refere é Santo André que com as suas participações monetárias tem visto todos evoluirem deixando mesmo de se ver a si propia crescer.

    Chega de ignorancia.
    Existem projectos que podemos ver em Santiago do Cacém que nimguém utiliza,não foram feitos para o bem de nimguém mas feitos com o dinheiro de muita gente.
    Agora se existem nas freguesias diversas prioridades, ao executivo camarario,deve pedir satisfações pela falta de estrategia e de visão.
    A incompetencia é da camara portanto chega.
    Queremos o que é nosso.

    ResponderEliminar
  4. Ao anónimo anterior:
    - Vá chamar "ignorante" ao C..............

    ResponderEliminar
  5. AMIGO EU NÃO CHAMEI IGNORANTE A NINGUÉM, EU DISSE CHEGA DE IGNORANCIA.
    MAS VOCÊ É QUE SABE

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar, não o conheço, nem sou seu amigo...Sei perfeitamente o que quer dizer "IGNORÂNCIA"...e esta palavra emprega-se bem ao seu discurso...VISITE AS OUTRAS FREGUESIAS, PODE SER QUE O TORNE MAIS HUMILDE...
    OU ACHA QUE SANTO ANDRÉ E VOCÊ SÃO SUPERIORES???????!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. AMIGO JÁ LHE DISSE QUE A CULPA NÃO É DE SANTO ANDRÉ MAS DO EXECUTIVO CAMARARIO QUE TEM GASTO O DINHEIRO DE SANTO ANDRÉ EM COISAS DESNECESSÁRIAS.
    NÓS ATÉ DA-MOS MUITO PARA QUEM NADA TEM RECEBIDO.
    ENTENDEU?

    NÃO SOU SUPERIOR A NIMGUÉM ,SÓ NÃO SOU BURRO.
    CONHEÇO BASTANTE BEM O CONCELHO.

    ABRAÇO E FELICITO-O POR SE PREOCUPAR COM ESTADO DAS COISAS NO CONCELHO

    ResponderEliminar
  8. Então está na hora de dizer, com provas, onde é que a Câmara gasta e mal, o dinheiro, que você diz ser, de Santo André...

    Eu preocupo-me com o meu Concelho, mas tenho perfeita consciência que, enquanto Santo André votar CDU...NADA IRÁ MUDAR, PARA MELHOR...

    ResponderEliminar
  9. Oh camarada das 19.47, a única terra do concelho que você deve conhecer é Stº André e a cãmara municipal, em Santiago. Você sabe lá o que é viver na zona rural do concelho? Você em Stº André tem mais do que têm as pessoas em Santiago e não falta muito para entrarem em Stº André vários milhões de euros da UE, no projecto regeneração urbana. Aconselho-o a ir primeiro dar uma volta pelas freguesias abandonadas pela CDU antes de abrir a matraca, porque a zona rural do concelho está uma miséria e é só obras de fachada. Vá lá ver a notícia, no site da CM onde pode ver que as prioridades para as freguesias pequenas ainda é repavimentação e arruamentos, enquanto Stº André já tem biblioteca, estádio, pavilhão, gabinete de atendimento municipal, vai ter centro cultural, etc, etc. Venha viver para S. Domingos, Abela, S. Bartolomeu, Ermidas, Alvalade, Vale de Água, S. Francisco, etc, e vai que depois de um dia de trabalho as únicas distracções que tem são cafés e um ou outro bar. Ao interior do concelho não chega a cultura, não chegam os Martinhos da Vila, não chegam os livros, não chegam os espectaculos, não chega o teatro, não chega o cinema. Aqui no interior do concelho é trabalho-casa e casa-trabalho. Quanto dinheiro gasta a CM na animação da biblioteca de Stº André? Tenha respeito pelos municipes do interior do concelho, que são discriminados face aos municipes de Stº André. Se vocês pudessem era tudo para Stº André e os outros municipes das outras freguesias que se fod**

    ResponderEliminar
  10. Bem dito...TUDO VERDADE...

    ResponderEliminar
  11. Se Santo André tem falta de muitas coisas, o que fará das outras freguesias. Este concelho tem muitas assimetrias e desigualdades, tudo em nome dos votos que em Santo André são mais e por isso não me admira a quantidade de obras e equipamentos últimamente inaugurados nessa freguesia. É aí que se decidem todas as eleições, e a CDU e as outras forças políticas sabem-no perfeitamente. E portanto, o importante não é fazer obra onde ela é mais necessária mas sim onde há mais votos porque só assim os políticos permanecem no poder e os partidos celebram vitórias. Este investimento dos fundos comunitários em Santo André, para a regeneração urbana, estará certamente concluido no terreno às portas das próximas eleições autárquicas e será a muleta para a CDU vencer categóricamente as próximas eleições, porque são obras e equipamentos que os santoandrenses irão agradecer com o voto na Dra. Margarida, provavel futura cabeça de lista da CDU. O PS para derrotar a CDU tinha que fazer um longo trabalho, e isso é pouco provável que suceda. Vão aparecer como sempre um mês antes das eleições, e isso é ajudar a CDU a manter-se no poder em Santiago mais uns dois ou três mandatos.

    ResponderEliminar
  12. Para quê estar a enumerar as necessidades da Cidade! Depois os P.C.s como tem sido hábito dizem que são eles que fizeram, eles é que sabem etc.
    Vejam o exemplo da Rotunda das Torres, os tipos fizeram aquela "aberração" para poupar uns euros. Toda a gente reclamou, por blogs por jornais e até num canal de televisão. Alguém deu uma explicação?
    Agora dizem que vão construir o Centro Cultural! Então agora já há dinheiro. Disseram que se devia arranjar uma parceria público-privada. Agora que vão acabar o reinado do Victor Prença é que vão fazer!
    Estou a aguardar a tal Regeneração!
    Sabem qual é o problema: As pessoas são muitos comudistas, na hora do voto deixam-se ficar,não querem mudança, vai-se criando um grupo de pessoas que comodamente controlam tudo que mexe e tentam tapar buracos ( até a chover colocam alcatrão para tapar buracos, quando toda a gente sabe que isso é esbanjar dinheiro do herário público ).
    São estes pequenos pormenores que as pessoas se esquecem.
    Para terminar, quando é que a nossa cidade tem as placas topónimicas a sério, porque aquela brincadeira de ter uns placas em Ruas que nem sequer estão construídas deve ser para gozar connosco ( Bairro Novo junto à Atalaia).
    Eu sempre votei e continuarei a votar, não vou passear nem de férias.

    ResponderEliminar
  13. Quanto a prioridades, em Alvalade a prioridade é segundo a Junta de Freguesia cá do sítio...uma piscina.....nada mau?????????

    ResponderEliminar
  14. Os eleitos da CDU são de confiança e trabalham 24 horas por dia a pensar em soluções para os problemas das populações. Os eleitos da CDU são esforçados e dedicados á causa publica, sem outro interesse que não seja ajudar o seu semelhante, os seus conterrãneos, a ter uma vida melhor. Os eleitos da CDU trabalham para ajudar os mais pobres, os que menos têm, os mais fragilizados da sociedade, porque a CDU
    é uma força politica com uma grande consciencia social e humana. Com a CDU a sociedade avança e evolui. A CDU nunca recua. A CDU avança e vai á luta contra os reaccionários e contra o grande capital que explora os cidadãos até ao tutano, roubando-lhe grande parte dos direitos conquistados no 25 de Abril. Os eleitos da CDU estão sempre nas grandes lutas das populações, ao lado dos pensionistas com reformas de miséria, dos desempregados, dos doentinhos e dos mais pobres. Santo André será requalificada e ficará a ser uma cidade do século XXI, de fazer inveja a muitas capitais de distrito e será uma cidade cada vez mais atrativa, e geradora de riqueza e desenvolvimento. A CDU não recua. A CDU avança. Porque tem eleitos de confiança e que dão esperança. A luta continua, e a CDU não recua!

    ResponderEliminar
  15. ATENÇÃO A UNICA FREGUESIA DO CONCELHO ONDE NÃO GANHOU A CDU,OLHEM QUE A CAMARA NÃO VAI PERMITIR QUE O VOSSO PRESIDENTE FAÇA ALGUMA COISA NA VOSSA FREGUESIA.
    A SEMELHANÇA DO QUE ACONTECEU NO PASSADO EM SANTO ANDRÉ.

    ABRAM A PESTANA

    ResponderEliminar
  16. OLÁ "CROMOZINHO" CDU/PCP...
    VOCÊ ESTÁ DOENTE E É GRAVE...

    CADA VEZ TENHO MAIS A SENSAÇÃO QUE VOCÊ NÃO É SÓ BURRO...É UM MAU SER HUMANO...NÃO PRESTA...ESTÁ TÃO PODRE COMO O PARTIDO QUE REPRESENTA...O PCP

    ResponderEliminar
  17. Tem sido com o grande trabalho feito pelos eleitos da CDU no concelho e nas freguesias de Santiago que hoje as populações vivem melhor, onde têm a sua casinha, a sua vivenda, a sua moradia a custos controlados, e a câmara municipal continua a ser a entidade que mais emprego dá no concelho. São factos não são invenções, e basta saber como estava este concelho antes da Revolução de Abril para ver que não há comparação possível. Graças aos eleitos da CDU hoje pode-se dizer que a classe média baixa vive bem, com qualidade de vida, com boas infraestruturas de lazer, de desporto e de cultura por todo o concelho. Não há freguesia que não tenha um recinto desportivo de ar livre para os jovens, nem um Centro de Dia para os idosos, não há freguesia que todos os anos não receba o seu espectaculo de teatro, de musica, de folclore, ou o apoio da CM aos grupos corais, às associações e colectividades desportivas. Aliás, a CM de Santiago é a única entidade que apoio as associações, já que o poder central não dá um tostão às associações como diz e bem o Dr. Vitor Proença. Temos que ver as coisas com olhos de ver, e se assim for todos vamos concluir que os eleitos da CDU em Santiago estão a fazer um excelente trabalho. Em breve Santo André terá o seu Centro Cultural, Cercal e Alvalade terão as suas piscinas, e nas outras freguesia não ficarão ruas por asfaltar ou pavimentar. Todos os habtitantes do concelho têm água canalizada, esgotos, energia electrica, saneamento basico e boas infrasestruturas. Todos têm acesso às piscinas municipais, ás bibliotecas, aos pavilhões desportivos. A CDU tem uma politica cultural para todo o concelho. Ainda recentemente foi criado o Museu da Abela, elogiado por todos. Os eleitos da CDU estão a trabalhar bem e deixem-nos trabalhar. E tanto que estão a trabalhar bem que as populações lhes dão cada vez mais votos e tem-se reforçado os eleitos nos órgãos autárquicos do concelho. Em Santo André a população pode ficar descansada porque tem um grande presidente da junta. Um amigo, um bom presidente que está a fazer um grande trabalho, por amor a Santo André e à sua população. Os eleitos da CDU são pessoas de confiança, que andam na politica apenas para ajudar o seu semelhante a viver melhor. Os eleitos da CDU são os novos franciscanos da sociedade actual, sempre ao lado dos mais fracos, dos que menos têm e dos mais fragilizados. A CDU AVANÇA E NÃO RECUA NUNCA. OS ELEITOS DA CDU NÃO TÊM MEDO DOS PROBLEMAS DAS POPULAÇÕES NEM MEDO DOS REACCIONÁRIOS NEM DOS NOVOS FASCISTAS ENCAPOTADOS QUE COMEÇAM A APARECER. NEM MEDO DO GRANDE CAPITAL, QUE SÓ TEM OLHOS PARA OS RICOS. OS ELEITOS DA CDU SÃO PESSOAS HUMILDES, GENTE DO POVO, E TRABALHA PARA O POVO E PARA OS QUE MENOS TÊM! A CDU AVANÇA E TEM ELEITOS DE CONFIANÇA. E QUE DÃO ESPERANÇA!

    ResponderEliminar
  18. O tipo que escreveu este texto deve ser daquelas que que no 24 de Abril devia gritar "Viva Salazar". Tenho cá uma fezada!

    ResponderEliminar
  19. Ó GRANDE "CROMO-LACAIO" CDU/PCP.

    Eu penso, que toda esta repetida propaganda comunista, que aparece aqui no blog, é da autoria de alguém que tem, como função, tratar da imagem da CDU, e do "Senhor Doutor", Presidente/Comuna, Victor Proença.
    É um aproveitamente, deste espaço aberto, para fazer publicidade enganosa, à Câmara e ao seu Presidente...mas só, ignorantes e mal informados, poderão ser enganados.

    NADA NO CONCELHO MELHOROU, PARA AS PESSOAS...É SÓ DAR UMA VOLTA E FALAR COM OS HABITANTES DAS VÁRIAS FREGUESIAS, DE
    PREFERÊNCIA, PARTICULARMENTE, PORQUE OS "PIDE
    COMUNAS", ESPALHADOS PELAS FREGUESIAS, SÃO PERIGOSOS, E AMEDRONTAM, OS MAIS DEPENDENTES E CARENTES...

    O CONCELHO ESTÁ ABANDONADO, VELHO E RETRATA A INCOMPETÊNCIA, ÀS VEZES, INTENCIONAL, DO PCP DE LISBOA, QUE É, COMO TODOS SABEM, QUEM NA REALIDADE, MANDA NA CÂMARA.

    O PRESIDENTE DA CÂMARA É UM EMPREGADO DO PCP, APESAR DE SERMOS NÓS, OS MUNICIPES, QUE LHE PAGAMOS O ORDENADO...NÃO TEM QUALQUER MOTIVAÇÃO, PARA MELHORAR A VIDA SEJA DE QUEM FÔR...CUMPRE ORDENS E, NÃO TEM AUTORIDADE.
    É UM "BOM" LACAIO COMUNA...E UM MAU PRESIDENTE DE CÂMARA.

    VOCÊ QUE É OBRIGADO/A A ENVIAR PARA AQUI, TODOS ESTES TEXTOS, NÃO MERECE O RESPEITO DE NINGUÉM...É MANIPULADO/A, E CORRUMPIDO/A, POR UNS MISEROS EUROS...NÃO PENSA...LIMITA-SE A CUMPRIR ORDENS...É UMA FIGURA SINISTRA, TIPO PIDE...UMA VERGONHA, COMO SER HUMANO...

    ESTA, É A ÚLTIMA VEZ, QUE PERCO TEMPO, CONSIGO.

    ResponderEliminar
  20. Os eleitos da CDU nunca recuam. Avançam sempre e de frente para os problemas da nossa querida população. Os problemas da população do concelho não metem medo aos eleitos da CDU que vão ao terreno olhá-los de frente e atacá-los com força e determinação, ao contrário dos eleitos dos outros partidos, que fogem mal acabam as eleições. Os eleitos da CDU nunca recuam. Avançam sempre e sem medo de alguns reaccionários que por aí andam. A LUTA CONTINUA, E A CDU NÃO RECUA. CARREGA VITOR PROENÇA!

    ResponderEliminar
  21. "cromo" cdu...Diga lá à gente o que é um "reaccionário"?

    Serão todos os que não concordam com a CDU/PCP?

    Se são...vai ter que levar com 90% do Mundo

    ResponderEliminar
  22. Ridículo.
    Então a CMSC precisa de fazer reuniões formais com os presidentes das juntas para conhecer as necessidades/fragilidades do concelho ?
    Parece que a CMSC vive no seu palácio dourado, com uma atitude superior e alheia a tudo o que se passa a seu lado.
    E afinal, depois deste espalhafato todo concluiu que em Santo André faz falta requalificar o Parque Central, o Bairro Azul, o Bairro da Atalaia e o Bairro Pôr do Sol. E ainda a construção de uma rede ciclável e de um centro cultural.
    Não contesto que em Santo André faz falta requalificar os bairros anteriormente citados. Mas essa requalificação deve ser feita com obras a sério e úteis para os residentes e não com meras obras de substituição de placas de betão e de colocação de pilaretes para proibirem os carros de acederem ao interior desses bairros.

    A CMSC faz tantas reuniões para coisa nenhuma mas não faz reuniões para perguntar aos moradores dos bairros o que é que eles gostariam de ver contemplado nos projectos de requalificação.

    Soluções do tipo jardins de prado de sequeiro, como vi nos projectos aqui publicados, não são senão soluções preguiçosas para não fazer nada parecendo que se faz alguma coisa.

    Quanto à rede ciclável e ao centro cultural deixem-se de fantasias. Façam primeiro (e com esse dinheiro) uma Piscina coberta e aquecida que é bem melhor para a laboriosa população de Santo André. Uma Piscina coberta e aquecida serve toda a população de forma transversal, novos e velhos, mulheres e homens, ricos e pobres. E façam-na no terreno ao lado do Centro de Saúde. Já.

    A rede ciclável não vai servir para nada. É mais uma ostentação ridícula e um total desperdício de dinheiro. Já hoje a CMSC nem tem dinheiro para reparar os buracos das estradas e ruas de Santo André quanto mais para construir e conservar uma rede ciclável.

    O Centro Cultural faz falta mas pode ser construído daqui a cinco ou dez anos que não vem mal ao mundo por isso.

    A Piscina faz falta hoje e por isso deve ser a prioridade imediata em simultâneo com a requalificação correcta dos bairros.

    ResponderEliminar