quarta-feira, 14 de abril de 2010

ALGO VAI CRESCER NUM NÃO LUGAR

O projeto Comporta Dunes, no litoral alentejano, foi o escolhido pela candidatura portuguesa à organização da Ryder Cup'2018 de golfe para concorrer com Espanha, Holanda, França, Alemanha e Suécia na receção do evento, segundo anúncio feito esta sexta-feira.

"O turismo e o mundo do golfe em Portugal estão a precisar de receber um projeto destes. Não só para a modalidade, mas também para uma indústria que pode e deve ser de sucesso. Tínhamos excelentes propostas, o que veio dificultar, no bom sentido, a escolha final", comentou Manuel Pinho, presidente da comissão da candidatura portuguesa.
O futuro campo de golfe vai ser "desenhado por um arquiteto de renome mundial, inserido num projeto que irá ter dois novos hotéis de cinco estrelas e uma forte componente cultural".
A Ryder Cup é uma competição bienal, que coloca lado a lado as seleções da Europa e dos Estados Unidos, na disputa pela melhor equipa de golfe do Mundo.
O país organizador da edição de 2018 será conhecido no início de 2011 e a apresentação final da candidatura portuguesa será feita no próximo dia 30

O presidente do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Litoral Alentejo, Carlos Beato, lamentou hoje as críticas do seu homólogo do Algarve sobre a candidatura do projeto da Herdade da Comporta (Alentejo) à Ryder Cup 2018.
O Turismo do Algarve acusou hoje o ex-ministro da Economia e a Federação Portuguesa de Golfe de "não defenderem os interesses do Algarve" ao escolher a Herdade da Comporta para organizar a Ryder Cup'2018.
"Estranhamente, a comissão de candidatura escolheu a Comporta - que não tem nenhum campo de golfe, tem apenas um projeto de construção de um campo de golfe, não tem tradição nem é destino de golfe, nem acredito que venha a ser. É um não-lugar. Estamos indignados e estupefactos. É incompreensível", afirmou o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.
Em declarações à Lusa, Carlos Beato recorda que "as regras do Ryder Cup tem como prioridade a promoção de regiões desfavorecidas" e declara que o Alentejo "também tem direito à vida".
"As nossas candidaturas - Herdade da Comporta e Costa Terra - eram muito fortes e não tenho dúvidas de que o Alentejo será o próximo destino de golfe do país", acrescentou Carlos Beato, referindo que têm estado a trabalhar nesse objetivo e que até 2015/16 querem ter pelo menos seis campos de golfe prontos.
A Comissão de Candidatura de Portugal à Ryder Cup'2018, da qual o ex-ministro Manuel Pinho é presidente, escolheu no sábado passado o projeto apresentado pela Herdade da Comporta para receber a prova, em detrimento de outras candidaturas, designadamente do projeto turístico da Costa Terra (também no Litoral Alentejano) e do Algarve.
Nuno Aires, do Turismo do Algarve, frisou que uma escolha que não seja o Algarve para acolher o campeonato Ryder Cup é "uma má escolha, porque a Herdade da Comporta é um não lugar".
Para Carlos Beato a escolha da Herdade da Comporta é a melhor nomeadamente pela "qualidade ambiental", por ter "100 quilómetros de frente mar", estar a uma hora de distância de vários aeroportos internacionais (Portela, Faro, Beja), "acesso à autoestrada, apoios hospitalares com duas unidades modernas em Setúbal.
A Lusa tentou obter uma reação do presidente da Comissão de Candidatura de Portugal à Ryder Cup 2018, Manuel Pinho, e do presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Manuel Agrellos, mas não foi possível em tempo útil.

FONTE:RECORD

4 comentários:

  1. QUEM NOS DERA QUE OS MESMOS, DE GRÂNDOLA, DA COMPORTA E, DE TRÓIA, SE INTERESSASSEM:
    - PELA COSTA DE SANTO ANDRÉ,
    - PELA PRAIA DAS AREIAS BRANCAS,
    - PELO PARQUE CENTRAL,
    - PELAS ROMEIRINHAS,
    - PELO CASTELO DE SANTIAGO,
    - PELA ALDEIA DOS CHÃOS,
    - PELAS RUINAS MIRÓBRIGA
    - PELO JARDIM MUNICIPAL DE SANTIAGO, ETC...

    SERIA UMA SORTE QUE, INFELIZMENTE, NÃO IREMOS TER...

    OS FUNDAMENTALISTAS DA QUERCUS...NÃO QUEREM SABER DA VIDA DAS PESSOAS..."DEFENDEM", POR INTERESSES PESSOAIS, "ESCONDIDOS E DUVIDOSOS", OS RATOS DA CABREIRA, O PASSARINHO DO BICO AZUL, ETC...

    AINDA BEM QUE O TAL TORNEIO INTERNACIONAL DE GOLFE É NA COMPORTA...É O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DA QUALIDADE DO QUE ESTÁ ALI A SER FEITO...

    AQUI TÃO PERTO...QUE DIFERENÇA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Vamos ver se aproveitamos o facto de ser aqui tão perto.
    Parabéns aos de Grandola.

    MUITO BOA INICIATIVA

    ResponderEliminar
  3. Tristemente andamos todos a ver os concelhos à nossa volta a evoluir e o nosso cada vez mais parado e morto. Ainda há quem não seja capaz de ver que com a CDU/PCP este concelho é ultrapassado por todos em tudo e mais alguma coisa? O que não seria de Santo André com todo o seu potencial se fosse gerido por gente com miolos à séria, com competência? Não conseguem ver que a CDU/PCP parou no tempo, e até já vai buscar os Ramiros Beja, gente que está completamente fora de prazo e não tem mais nada para dar? Não conseguem ver isso?

    ResponderEliminar
  4. Todos sabem e "vêem", o que o meu antecessor escreveu...Mas MUDAR, para uma Terra como Santiago, é dificilimo...Além disso, os comunas tornaram-se em autênticos "pides-patrões":
    - controlam quase tudo, até nas Associações metem lá os seus lacaios...
    - atemorizam e, ameaçam os funcionários da Câmara e as suas famílias com o desemprego, se votarem noutro Partido...
    - anulam os que os criticam...
    - dificultam a vida, aos particulares e, empresários, que não sejam da "côr", ou pertençam a forças politicas diferentes
    - são rancorosos, vingativos e, perigosos...

    Com todos estes "excelentes" predicados...os Comunas, vão conseguindo, mesmo sem fazer NADA, pelo Concelho e, pelas populações, ficar, por Santiago...JULGO ATÉ QUE SERÁ EM SANTIAGO (dentro de pouco tempo, o único Concelho comunista de Portugal), que a "comunidade comunista" irá edificar a futura "CASA DO COMUNA"...Possivelmente na pseudo-praceta...ZECA AFONSO, EM SANTIAGO, OU ENTÃO NO HOTEL EM RUINAS, DA LAGOA DE SANTO ANDRÉ...

    VAMOS TER NO CONCELHO DE SANTIAGO, EM BREVE UMA "MISERICÓRDIA COMUNISTA", QUE SE CHAMARÁ------"CASA DO COMUNA".

    É A VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar