terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ilhas Ecológicas na próxima semana

Santo André recebe Ilhas Ecológicas na próxima semana

A obra que consiste na instalação de sete ilhas ecológicas no perímetro urbano de Vila Nova de Santo André arranca já na próxima segunda-feira, dia 29 de Novembro.

A Operação 'Ecopontos para Recolha Selectiva de Resíduos' visa dotar a cidade de uma rede disseminada de pontos de deposição selectiva de resíduos sólidos urbanos, estimulando a adopção de comportamentos cívicos mais sustentáveis por parte das populações.

As ilhas ecológicas vão ser instaladas na rua das Naus (Bairro das Panteras), rua dos Navegantes (Bairro das Panteras), praceta da Abrigada (Bairro Porto Velho), rua das Amendoeiras (Bairro dos Serrotes), rua dos Cravos (Bairro das Flores), rua do Norte (Bairro da Atalaia) rua dos Canaviais (Bairro Pôr-do-Sol).

A operação orçada em mais de 247 mil euros prevê igualmente a colocação de ecopontos de superfície em locais onde a contentorização subterrânea não é viável bem como a colocação de dispensadores e papeleiras para a recolha de dejectos caninos.

Fonte:Antena Miróbriga (Helga Nobre)

126 comentários:

  1. Aguardo serenamente o resultado deste "pipa de massa" investida e que vai servir para o endividamento da Autarquia.
    Quem vier a trás que feche a porta!

    ResponderEliminar
  2. A ideia é boa e Sines já tem isto. Gostava que isto fosse alargado para as outras freguesias, porque o concelho não é só Santo André. Porque assim ficamos com a sensação que este tipo de obras é para engodo ao voto na maior freguesia do concelho, onde há mais eleitores, e sabe-se que tem sido Santo André e a sua população que contribui para a CDU continuar à frente da cãmara. Não me canso de dizer que o Cine-Teatro em Ermidas-Sado está em ruinas, e Ermidas é freguesia também do concelho de Santiago.

    ResponderEliminar
  3. O que vão gastar aqui...já gastaram, sem nenhum resultado na escola da guitarra....
    Acho bem..."dispensadores e papeleiras para e recolha de dejectos caninos"...!!!

    ESTA RAPAZIADA É O MÁXIMO...
    ATÉ A MERDA DOS CÃES DE SANTO ANDRÉ VAI TER TRATAMENTO DIFERENCIADO...!!!

    ResponderEliminar
  4. É algo que já existe na maior parte das cidades portuguesas,contudo é bom separar o trigo do joio e nesta situação parece-me importante salientar o tratar-se de obra importante.
    Quanto as papeleiras para e recolha de dejectos caninos ainda mais importante(vamos ver se os sacos que normalmente são oferecidos pela camara são repostos ao longo do tempo-manutenção)
    O que ainda estou para ver é se os locais são escolhidos com critérios, ou se foi um cromo qualquer que ao acaso os distribui pela cidade consoante o seu gosto pessoal.
    O que não será dificil de advinhar tendo em conta a mediocridade a que já estamos habituados.

    ResponderEliminar
  5. Assim é que isto está bom..."O SILÊNCIO DO INOCENTES"
    Afinal as "bocas" de intimidação dos comunas que pairam por aqui...assustaram muita gente...
    A "ISTO" chama-se DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO...conquistas do 25 de Abril...

    ResponderEliminar
  6. É claro que em 2013 a CDU vencerá novamente em Santo André e Santiago do Cacém. A alternativa é muito má e a CDU tem feito um trabalho ao longo dos anos que tem agradado à maioria das pessoas.

    ResponderEliminar
  7. Nunca se deu hipótese a nenhuma alternativa...
    A CDU/PCP tem o poder há 36 anos...
    Se as pessoas acharem que é "ISTO" que querem, para cada vez mais o Concelho de Santiago se distanciar para pior de todos os outros, abstenham-se e deixem a CDU/PCP, ganhar outra vez...

    ResponderEliminar
  8. O único partido no concelho de Santiago capaz de vencer a CDU é o PS. Mas nesta altura a concelhia está paralizada e alheada dos problemas do concelho. Não se vê iniciativa nenhuma. Não se vê qualquer tomada de posição. Não se vê um comunicado. Não há um jornal ou boletim a denunciar os problemas. No fundo, é como se em Santiago não houvesse comissão politica do PS. Fora o PS há o PSD, o CDS, o Bloco, o Movimento do Ferro. Dos males que sofre o PS sofrem os restantes partidos, logo, se quando chegar 2013 tudo estiver como está hoje, a CDU vence novamente as eleições e será um mero passeio. Fora disto poderia haver um movimento independente, mas as pessoas que o podiam formar e com nível para uma boa lista, não querem nada com a politica. Cenário provavel para 2013 com os dados actuais é que vão ser umas eleições de autêntico passeio para a CDU. Será um caso único em toda a região, porque em todos os outros concelhos o PS conseguiu arranjar uma estratégia para vencer as cãmaras municipais em Grândola, Alcácer, Odemira, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Beja, etc, e em Sines a CDU e o PCP dificilmente voltam ao poder, tal como nos outros concelhos. Santiago é um case study, e bom para os estudiosos do fénomeno político, e em breve pode ser uma rara câmara comunista em todo o país. Tudo o que a cãmara está a fazer em Santo André com todas estas obras, dará retorno em votos. Muitos votos na maior freguesia do concelho. No resto do concelho e nas outras 10 freguesias o povo contenta-se com migalhas e duas ou três pequenas obras no ano de eleições são suficientes para garantir o voto novamente na CDU. Em Santiago é assim.

    ResponderEliminar
  9. Todos nós sabemos que quem decide as eleições é Santo André e Santiago.
    Como a oposição está "falida" nos dois principais centros, eles governam à vontade e actualmente vão dirigindo a situação conforme os jornais, orgão oficial do partido "Antena Mirobriga" e a informação enviada pela rede de bufos quem têm em pontos estrategicos.
    Já repararam que eles vão fazendo as obras conforme ouvem as "bocas".
    Vejam a conversa do "Centro Cultural" em Santo André. Não havia dinheiro para construir! Nem pensar, só arranjando uma parceria pública-privada. Agora já há dinheiro e vai-se fazer!
    Pois é, estrategicamente a coisa está dar. Onde vão arranjar "a massa" para construir o Centro Cultural. Parece que estou a ver na próxima campanha: Já temos o projecto e vão arrancar as obras. Sim porque o projecto faz parte da obra.
    Se o pessoal das Ermidas votar no PC vai ter obras no Cine Teatro. Têm que os "dobrar" até ficarem exaustos!

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o anterior anónimo das 09:01...

    SANTIAGO VAI SER A "ILHA DE CUBA" DE PORTUGAL...MAIS PRÓPRIAMENTE DO ALENTEJO.

    Esta Câmara é concorrente ao livro "guiness" em várias "matérias" e agora acrescentou outra:
    - É a única Câmara do Mundo civilizado que tem uma sala de cinema, o chamado auditório António Chainho, que não passa de um estúdio para projecção de filmes...
    A POPULAÇÃO DO CONCELHO DE SANTIAGO, É REALMENTE UMA POPULAÇÃO ÚNICA: MEDROSA, SUBSERVIENTE, AMORFA, INDIVIDUALISTA, DESINTERESSADA E, MUITO PERMISSIVA...

    A CDU/PCP, FEZ AQUILO EM QUE OS COMUNISTAS SÃO PERITOS: DIVIDIR (para reinar), CRIAR O MEDO NA POPULAÇÃO MAIS FRÁGIL E "MINAR" TODOS OS SECTORES COM OS SEUS LACAIOS "BUFOS"...

    ResponderEliminar
  11. Obras em Santo André, e muito bem. Está a ser feito um grande trabalho em Santo André pelos eleitos da CDU. Parabéns CDU. Sempre em frente
    é que é o caminho. Pla amostra de alguns comentários deste blog a população consegue ver quem é que quer governar o concelho, e saberá distinguir quem realmente se preocupa com ela. Tirando os eleitos da CDU, mais nenhum partido se importa com os problemas do concelho. Só sabem dizer mal e ideias, nada. Portanto, amigos e camaradas, a alternativa à CDU em 2013, é a CDU. É preciso manter este ritmo e dar continuidade ao grande trabalho que está a ser feito, porque se outros forem para a câmara não dão garantias de um trabalho de qualidade como tem sido realizado, até porque não deram provas de qualquer competência.

    ResponderEliminar
  12. Ó comuna das 19:28

    ÉS O QUE SE PODE CHAMAR UM LACAIO RESISTENTE DO COMUNISMO...

    NINGUÉM AINDA TEVE HIPÓTESE DE MOSTRAR SE É OU NÃO COMPETENTE...VOCÊS NÃO SÃO...ISSO SEI EU E MAIS 70% DO CONCELHO...

    VOCÊS SÃO O MOTIVO DO ATRASO DO MEU CONCELHO...VIERAM PARA CÁ PAGOS PARA DESTRUIR...E TÊM CUMPRINDO BEM...

    ResponderEliminar
  13. O Comuna voltou...
    Só lhe pagam para falar em Santo André...mas olha que há mais 10 freguesias...algumas sem ruas...
    Para continuarem a ter os votos de Santo André...têm-se esquecido das outras populações...todo o nosso dinheirinho vai para Santo André...
    Por mim, tudo bem, pelo menos no meio de 11 há uma que pode escapar...a mais nova freguesia do Concelho..."os velhos que morram"...viva os novos...!!!

    ResponderEliminar
  14. Em nome da minha familia venho expressar o meu agradecimento à CM Santiago do Cacém pelo excelente primeiro ano de mandato realizado no concelho. Obrigado câmara municipal e continuem assim que o nosso voto está certo.

    ResponderEliminar
  15. Ai moços que por este andar, ainda vamos todos para o Céu porque o Sol e a Lua já temos.
    Não se esqueçam de venerar o nosso Camarada Presidente que só nos dá coisas boas. Esse maldito do Socras não nos deixa trabalhar !
    Não percebo estes reacionários que querem destruir este nossos queridos camaradas que se esforçam tanto, tanto que dia e noite pensam em nós.
    Só não percebo é porque a população do Concelho tem diminuido nestes últimos anos. A culpa deve ser do Socras!
    Malandros, vão trabalhar.
    Viva o Camarada Presidente. Proletários unidos vencerão.
    P.S. Ainda hà proletários no Concelho de Santiago!

    ResponderEliminar
  16. Até o Sr. Padre Magalhães reconheceu que a CDU era quem tinha o melhor projecto politico para o concelho, só para alguns verem que o eleitorado CDU não é gente estúpida e ignorante como alguns querem fazer passar a ideia. O projecto da CDU precisa de continuidade porque tem mais obras previstas para todo o concelho, e interromper isso era deixar o trabalho a meio. Espero sinceramente que deixem a CDU trabalhar em paz sem desastiblizações e quando chegarem as eleições o povo é que vai decidir.

    ResponderEliminar
  17. Disse.
    Amén.
    Se não se portarem bem, serão castigados. Seus malandros !

    ResponderEliminar
  18. em relação ao auditório, esse senhor que fala mal ainda nunca lá deve ter ido, ou então vai a Sines ver não sei o quê, mas posso-lhe dizer que felizmente tantos as 3 sessões de cinema semanais como outros espectáculos tem sempre muitos espectadores, e é um auditório/sala de cinema com muita qualidade,
    passe lá e veja com os seus olhos
    bem aja

    ResponderEliminar
  19. Com todas as obras que estão a acontecer em Stº André e outras mais que estão prometidas, como o Centro Cultural, felicito este blogue porque tem feito muita pressão sobre a CM e os resultados começam a aparecer finalmente, já que Stº André é de longe a freguesia do concelho onde mais a CM tem investido.

    ResponderEliminar
  20. "Pois'é", o problema é esse. Só "picados" é que se mexem. Os tótós que aqui se "babam" com conversa tipo " um estátua para o Victor", se o Salazar estivesse no poder diziam o mesmo.
    Andam a toque de blogs e bocas de café, não têm um plano e actuam da mesma maneira que o Poder Central e se alguém têm ideias novas, agarram e mandam "noticias" aos bufos a dar a boa nova.
    Tudo isto é lamentável. Eu sei que eles querem saber quem diz isto!

    ResponderEliminar
  21. Realmente Santo André começa a ter tudo o que tem direito, e a população mostra-se agradecida a quem lhe faz o bem, e o projecto social com a Paróquia de Santa Maria vai ser também muito importante para apoiar os nossos idosos e outros carenciados da freguesia. Bem hajam a todos pelas grandes obras que estão a ser realizadas em Santo André. Temos o dever de apoiar os nossos autarcas e a nossa Paróquia pelo bom trabalho que está no terreno. Muito obrigado a todos e bem Hajam pela vossa bondade e pelo vosso coração.

    ResponderEliminar
  22. Um Feliz e Santo Natal para todos os nossos autarcas da CM e da JFSA, e que 2011 seja um ano de grande prosperidade para todos vós, e para as vossas excelsas familias. Um Feliz e Santo Natal também para os nossos amigos e irmãos de Santo André, e que o Ano Novo traga tudo o que mais desejarem.

    ResponderEliminar
  23. Há aqui comentários que parecem de um padre pago pelos comunistas da CDU/PCP...

    Quero dizer a um iluminado comuna, que paira por aqui que conheço muito bem o que chama de auditório/cinema, mas é na realidade e só, um estúdio de cinema, não tem agenda cultural, só tem o cartaz de filmes...quero dizer também que a Câmara de Santiago é a única possivelmente do Mundo, que é DONA de uma sala de cinema...É UM LUXO...!!! PAGO POR TODOS NÓS...

    ResponderEliminar
  24. Relativamente aos votos do anónimo/a das 15:13:

    Os autárcas da sua Câmara Municipal, vão de certeza ter um Natal bem recheado...eu prefiro desejar um Bom e Santo Natal, às vitimas desses autárcas, as populações das freguesias mais abandonadas...que são quase todas, com excepção da freguesia de Santo André...por coincidência a que tem dado as sucessivas vitórias à CDU/PCP...

    ResponderEliminar
  25. Muito obrigado eleitos da CDU pelo grande trabalho que está a ser feito em Santo André e em todo o concelho, apesar das dificuldades financeiras impostas pelo Governo. O vosso trabalho e total dedicação será compensado em 2013, porque é preciso dar continuidade ao grande projecto da CDU, que vai fazer de Santiago um dos melhores concelhos do país e servir de modelo para muitos gestães camarárias. Viva a CDU. Viva o PCP. Viva o camara e grande autarca Vitor Proença.

    ResponderEliminar
  26. Viva.Viva.Viva.
    Amém.Amén.Amén.
    Há coisas do diabo, agora só falta a estátua.
    Vamos fazer um peditório, principalmente aos CDU´s para erguer uma estátua ao Camarada Vitor.
    Aqui não há crise. O dinheirinho dá para tudo.
    Quem cá ficar pague as "favas" que a "linguiça" já foi comida!

    ResponderEliminar
  27. Para o comuna anónimo das 20:02

    DEPOIS DE 36 ANOS A DESTRUIR ESTE FIEL CAMARADA, AINDA ACHA QUE SÓ EM 2013, TALVEZ SE FAÇA ALGUMA COISA...

    QUERO DIZER-LHE QUE TEM QUE SAIR DO CONCELHO DE SANTIAGO PARA NÃO CONTINUAR A DIZER ASNEIRAS...

    SANTIAGO É DE LONGE UM DOS PIORES CONCELHOS DE PORTUGAL...E VAI CONTINUAR A SER, ENQUANTO TIVERMOS NA CÂMARA GENTE INCOMPETENTE COMO TEM ACONTECIDO DE HÁ 36 ANOS A ESTA PARTE...

    ResponderEliminar
  28. Estou felicissima com tudo o que está a ser feito em Santo André. Finalmente vamos ter a cidade qualificada como todos desejamos e merecemos.

    ResponderEliminar
  29. Ai que coisa mai'linda!
    Vai entrar no Guinness com a classificação dada.
    Será eleita uma delegação com o Victor como chefe para receber a qualificação da cidade mais bem ordenada.
    A propósito agora nasceu uma nova moda de passadeiras para peões feitas em paralelos de granito (coisa barata) que devem ser pagas com os fundos comunitários!
    Também já começaram a retirar os candeeiros da iluminação pública, colocados recentemente na famosa Rotunda das Torres.
    Isto é que vai uma crise!

    ResponderEliminar
  30. Não consigo entender estes pseudo amigos de Santo André que fartam-se de dizer mal da Câmara e da sua gestão CDU que nada faz em Santo André e agora que a Câmara está a investir não sei quantos milhões para tornar a cidade mais aprazível para os seus moradores e para quem a visita, a crítica é que se está a gastar demais. Quando o único objectivo é dizer mal por dizer mal e apenas com fins politico partidários encontra-se sempre motivo para dizer mal. Como se diz em bom português “é-se preso por ter cão e por ter gato” Assim vai a oposição no concelho e na freguesia.

    ResponderEliminar
  31. Município oficializou cedência de lotes para construção de equipamentos sociais em VNSA - o Presidente da CMSC deixou uma palavra de estímulo e prontificou-se para ajudar o Centro Social Paroquial de Santa Maria na “árdua tarefa que vai requerer um esforço e um saber muito grande”, para que possa ser uma realidade a construção de vários equipamentos sociais em Vila Nova de Santo André.
    Esta cerimónia é “o primeiro passo de um processo ainda envolto em muitas incertezas, mas sem a qual não seria possível avançar com qualquer candidatura a fundos comunitários”, reforçou Vítor Proença...

    ACABEI DE TER CONHECIMENTO DESTA INFORMAÇÃO...

    PERANTE ESTAS DECISÕES POLITICAS DA CÂMARA CDU/PCP DOU O SEGUINTE CONCELHO A TODAS AS POPULAÇÕES DAS OUTRAS 10 FREGUESIAS DO CONCELHO DE SANTIAGO:

    - ABANDONEM DE VEZ AS VOSSAS FREGUESIAS E VENHAM TODOS/AS VIVER PARA VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ, A ÚNICA POVOAÇÃO DO CONCELHO QUE TEM O APOIO DOS COMUNISTAS DA CÂMARA E DO SEU "EFICIENTE" PRESIDENTE E LHES PODE PROPORCIONAR UMA VIDA MAIS APROXIMADA À QUE TÊM DIREITO...!!!

    ResponderEliminar
  32. Ó homem não se enerve, o Camarada Presidente com "árdua tarefa que vai requerer um esforço e um saber muito grande”, vai seguidamente olhar para as outras freguesias, oferecendo uns passeios aos "velhotes".
    Calma, que estas más línguas vão ter que aguentar os milhões que agora chegaram em alta velocidade (não há crise)e pagar com juros as "brincadeiras" do Camarada vitor, só para calar blogs e conversas de café!
    Olhe, estou como diz o slogan: Os ricos que paguem a crise!

    ResponderEliminar
  33. A maldicência não tem lmites. Se as obras não se fazem, critica-se. Se a câmara faz as obras, critica-se na mesma e com argumentos pouco credíveis. Assim vai a oposição no concelho de Santiago. São estas as pessoas que um dia querem governar o concelho? As populações que estejam atentas!

    ResponderEliminar
  34. Fazer obras por fazer, para calar as criticas é uma coisa. Fazer obras para anular erros grosseiros é outra coisa.
    Sabe qual é o problema, é que a gestão do dinheiro do povo nestes últimos anos têm sido fácil. Agora que a "torneira" fechou, quem vier a seguir que feche a porta.

    ResponderEliminar
  35. Eu concordo cm o anónimo das 13:21

    - TODOS PARA VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ

    - VAMOS ABANDONAR AS OUTRAS FREGUESIAS, VENDÊ-LAS A ESTRANGEIROS, PARA TURISMO DE HABITAÇÃO E VAMOS BENEFICIAR DO DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO DA ÚNICA POVOAÇÃO QUE MERECE A ATENÇÃO DA CÂMARA - A NOVA CIDADE DE VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ...!!!
    BORA LÁ...!!!

    ResponderEliminar
  36. Quero dizer aqui aos camaradas anónimos, que ninguém critica as obras BEM FEITAS e, para beneficio das populações...tirando algumas rotundas da incompetência dos engºs camarários.
    O problema é que está tudo a ser feito na mesma terra...enquanto há ainda freguesias sem ruas...e outras infraestruturas absolutamente necessárias...

    Vamos dizer a verdade. Isto está a contecer em Santo André única e exclusivamente por causa dos votos...A CDU/PCP, sabe que está por um fio o seu fim na Câmara de Santiago...é a única no Litoral ainda comunista...E estas obras feitas com dinheiros comunitários são a bóia de uma possível salvação para mais 4 anos de mandato CDU...até porque ainda falta destruir muita coisa no Concelho...

    ResponderEliminar
  37. BOA

    TODOS PARA SANTO ANDRÉ

    VAMOS ACAMPAR NO PINHAL DO CONCELHO, ENQUANTO A CÂMARA NÃO NOS DER CASA, NA CIDADE DE VNSA..

    ResponderEliminar
  38. Santo Andre tem todos os motivos e mais alguns para começar a preparar uma grande festa para a população e para os nossos autarcas, porque vai ficar a ser uma das cidades melhor equipadas e mais bonitas do Alentejo. Uma festa das rijas para toda a população.

    ResponderEliminar
  39. Essa história dos fundos comunitários!
    Os fundos agora é que pagam as obras?
    E o que sai dos cofres da Câmara. O endividamento da Autarquia.
    Quem vai pagar os empréstimos e o passivo monstro que deve ter a Câmara.
    Quem vier a trás, vai levar com este "pacote".
    Tem razão o tal camarada da "festa rija". A "festa" vai começar dentro de algum tempo, quando não houver nada e vamos todos arranjar uma estátua para o camarada Victor. Vamos todos pular e cantar o "Avante Camarada".
    Afinal o carnaval continua!

    ResponderEliminar
  40. Quem é que vão contratar para o espectáculo?

    Eu acho que você devia começar a angariar fundos para a futura "CASA DO COMUNA", em Santo André...A população merece e os comunas quando envelhecerem AINDA MAIS, vão ter a sua casa de repouso, onde podem falar das grandes vitórias comunistas no Alentejo, jogar às cartas e, acabar os seus dias entre os seus pares...

    ResponderEliminar
  41. Os eleitos da CDU continuam a fazer o seu trabalho com tranquilidade para ajudar as nossas queridas populações. Porque os eleitos da CDU são de confiança e dão esperança. E com a CDU o concelho avança. Avança porque os eleitos da CDU não recuam. Santo André tem em curso um grande trabalho de regeneração urbana, que faz parte do projecto da CDU, e que vai dotar a cidade de condições modernas e melhores para a vida de todos os nossos queridos habitantes. Mas em todo o concelho estão a decorrer obras muito importantes nas freguesias todas, veja-se em Santiago que é a melhor sede de concelho do litoral alentejano. Mas os eleitos da CDU precisam do vosso apoio e da vossa confiança para concluir este grande trabalho, porque há muito ainda a fazer. Com o vosso voto em 2013, o concelho dará mais um grande salto rumo ao futuro que todos desejamos. Viva a CDU e Viva o Partido Comunista Português!

    ResponderEliminar
  42. Este comuna é engraçado...

    É TIPO PADRE...APROVEITA FAZ CAMPANHA...JOGA OS FOGUETES, VAI APANHAR AS CANAS...COM AS CANAS VAI À PESCA...ENFIM É UM VERDADEIRO CROMO CDU/PCP...
    É COM ESTE PERFIL DE PESSOAS QUE TEMOS ANDADO A SER GOVERNADOS...
    O "ENSINO" ESPECIAL TROUXE VÁRIOS DESTES PARA A POLITICA...

    ResponderEliminar
  43. Só postei uma vez, esta é a segunda e a ultima.
    mas deixo aqui uma sugestão, se me for possível, em vez deste blog ter vários assuntos´, criem um só topico, por exe. DIZER MAL DA CÂMARA, porque todos os tópicos vão dar ao mesmo, mesmo que o seu conteudo nada tenha a ver,
    e já agora, como Nascido na antiga maternidade de Santiago do cacém, até gostava que Grande parte dos habitantes de Santo André ficassem com a freguesia e se juntassem ao Sines onde tb existe uma grande quantidade de intlectuais e deixem Santiago em paz, ou então vão novamenete para angola,

    bem ajam

    ResponderEliminar
  44. Santiago do Cacém pioneiro em respostas sociais


    O município de Santiago do Cacém é o 1º do País, que em relação ao número de habitantes carenciados, consegue dar resposta social em valências de centros de dia e apoio domiciliário, segundo o presidente da autarquia Vitor Proença.


    Segundo o autarca todas as freguesias estão equipadas, ou têm já projectos em curso, com vista a dar respostas na área do apoio social através de valências de centros de dia, creches e apoio domiciliário.

    Todas as IPSS existentes, os voluntários, a autarquia, as Juntas de Freguesia, bem como outras entidades que contribuem para dar respostas sociais diversificadas tornam, segundo Vitor Proença, “Santiago do Cacém num Município Solidário”.

    Declarações de Vitor Proença que, em tempos de crise, se congratula com a resposta social que o município de Santiago do Cacém dá aos utentes.

    AMR

    ResponderEliminar
  45. E com razão porque a CM tem ajudado e muito para que todas as freguesias tenham o seu centro de dia ou lar de idosos. O sr. presidente Dr. Vitor Proença tem consciencia social e está sempre ao lado dos idosos e dos desprotegidos e graças ao grande trabalho dos eleitos da CDU, o concelho de Santiago é o concelho numero um em respostas sociais. Com a CDU o concelho avança e sempre com esperança e com confiança.

    ResponderEliminar
  46. Algumas bocas de certos reaccionários não esmorecem os eleitos da CDU. Ainda dão mais força para continuarem a trabalhar pelas populações. A reacção está gasta. Fascismo nunca mais! A CDU avança com toda a confiança!

    ResponderEliminar
  47. Aqui o comuna 19:49...pensa que ainda existe a URSS...
    A CDU/PCP, nunca trabalharam para as populações...querem é que as populações sejam ignorantes, dependentes e pobres, para poderem exercer a sua actividade politica...

    É claro que toda esta conversa deste e de outros fundamentalistas comunas, são o "cantar do cisne"...è claro que mais ano menos ano Santiago vai deixar de ter um Presidente comunista...É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO...

    ResponderEliminar
  48. AO ANÓNIMO DAS 19:33, QUERO DIZER-LHE QUE CONCORDO COM A IDEIA DE DAR A ESTE BLOG O NOME DE:"DIZER MAL DA CÂMARA"...

    Já agora pode-me dizer qual foi, depois destes dramáticos e, traumáticos 36 de comunistas na Câmara do meu Concelho, a melhoria que houve para as populações...???
    - O Concelho está melhor?
    - O Comércio está melhor?
    - A Lagoa de Santo André está melhor?
    - As ruinas miróbriga estão melhores?
    - A população está satisfeita...sorridente e feliz?
    - As freguesias têm mais habitantes?
    - Há mais jovens no Concelho?
    - O jardim municipal está melhor?
    - As colectividades de cultura e recreio, estão melhores?
    - Os acessos à sede do Concelho estão melhores?

    DIGA LÁ UMA COISA QUE O PCP TENHA FEITO NESTES 36 ANOS QUE MEREÇA UMA REFERÊNCIA ESPECIAL, PELA SUA QUALIDADE????::::

    ResponderEliminar
  49. Para alem de criar uma máquina brutal de empregados mal pagos que fez esta camara ao longo de 36 anos. Que evoluiu no que???? Juntem todos apoios do governo central a ipss em 36 anos e vejam quanto deu a camara??? que percentagem???? nos Quarteis e apoios a bombeiros???? nas ZIL que fez em 36 anos???? caminhos agriculas???

    Reis em gastos com espectaculos ,adjudicações directasindirectas a valores que sabemos lá, uns podem construir como querem ate a que fale que em dois meses se fez a emissão de construção para construção de um predio em ermidas e 60 dias depois licença construção.....
    JOvens NADA
    IDOSOS lembran-se a os levar a votar

    Ai JESUS se o Presidente Carlos Beato concorrer a SANTIAGO tanto se iria saber, ao levantar o veu.
    Vejam quanto de evolução em percentagem e em percentagens de apoio em 36 anos. Falem da realidade. Santo Andre esta a ter tudo mas não tem nada. teve 30 anos abandonada tal como as outras freguesias, mas so que aqui a população aumentou ao contrario dos outros locais logo 30 anos sem fazer nada todo orçamento da camara tipo 20 do que sobra para st andré so não chega para tapar o que foi mal feito. E eu não moro ai nem sou desse concelho

    ResponderEliminar
  50. Há certa gente que é cega intencionalmente. Se o Dr Vitor Proença diz que somos o concelho nº1 de Portugal em respostas sociais, onde não há freguesia que não tenha o seu centro de dia, e várias já com lares de idosos, alguns querem atirar areia para os olhos da população e ainda têm o descaramento de vir perguntar que se dê o exemplo de uma coisa que tenha melhorado no concelho! É preciso ter lata, quando se quer dizer mal tudo serve. É gente desta que quer governar o concelho, mas as populações estão atentas e não vão no conto do vigário.

    ResponderEliminar
  51. Ao anónimo crente fundamentalista do Sr. Presidente...

    VOCÊ É QUE EMBARCA NO CONTO DO VIGÁRIO...
    VÁ VISITAR OS OUTROS CONCELHOS...FALE COM CONHECIMENTO DE CAUSA, NÃO EMBARQUE NAS CONVERSAS DE UM EMPREGADO DO PARTIDO COMUNISTA, QUE NÃO TEM NADA A VER COM SANTIAGO E SÓ CÁ ESTÁ PARA SE PROMOVER, PARA VIVER BEM À NOSSA CUSTA E, PARA CUMPRIR AS ORDENS DO PATRÃO.
    ATÉ JÁ TEM UMA REFORMA VITALÍCIA DE 2.000€...com 50 anos de idade...VOCÊ CONSEGUE ESSA PROEZA...OU ALGUÉM QUE TRABALHE???

    SANTIAGO E O CONCELHO SÓ SOBREVIVERÁ COM UMA PESSOA QUE NÃO PRECISE DO DINHEIRO DA POLITICA PARA VIVER E QUE GOSTE DE SANTIAGO E DA SUA GENTE...

    "O Dr Vitor Proença diz que somos o concelho nº1 de Portugal em respostas sociais"...

    É realmente uma afirmação de quem quer enganar...e parece que consegue...!!!

    SAIAM DE SANTIAGO E VISITEM CONCELHOS E TERRAS A SÉRIO...NÃO É FICAREM POR AQUI, NESTA PASMECEIRA COMUNA, A QUE CHEGOU O MEU CONCELHO...QUE ERA REALMENTE O MELHOR DO LITORAL ALENTEJANO, EM 1973...ANTES DA INVASÃO COMUNISTA.!

    ResponderEliminar
  52. QUERO DIZER AQUI AO CAMARADA DAS 10:00, que o que o Dr. Vitor Proença diz, é só o que ele diz...É PALAVRA DE POLITICO...NÃO É PARA LEVAR A SÉRIO E, MUITO MENOS PARA SE ACREDITAR...

    NÃO CONHEÇO DE HÁ 36 ANOS PARA CÁ POLITICOS QUE FALEM VERDADE...A RAZÃO É SIMPLES....SÃO INCOMPETENTES...PRECISAM DE MENTIR PARA SOBREVIVER...
    36 ANOS DEPOIS DO "TERRAMOTO" E VOCÊ AINDA NÃO APRENDEU NADA...!!!
    É A VIDA...!!!

    ResponderEliminar
  53. ESTA É QUE É A VERDADE E O RESULTADO DE 36 DE POLITICA COMUNISTA NO CONCELHO DE SANTIAGO DO CACÉM...SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER VER...!!!!

    "Pela minha vida profissional sou obrigado a percorrer todos os concelhos da região, desde as freguesias maiores às mais pequenas e digo-vos que Santiago é o concelho do Alentejo Litoral mais desiquilibrado. Das 11 freguesias, tirando a freguesia de Santiago e a freguesia de Santo André, o resto do concelho está pràticamente abandonado e as pessoas sentem isso todos os dias ao verem partir os seus filhos para os grandes centros urbanos, ficando só os idosos nessas freguesias."

    ResponderEliminar
  54. Não embarquemos em tretas, se vierem outros para mandar na câmara fazem o mesmo e só investem onde há mais votos, e mais votos é em Santiago e em Stº André. A lógica dos partidos é ganharem eleições e há sempre quem tenha que ser sacrificado, neste caso as freguesias com menos eleitores em detrimento das freguesias maiores com mais eleitores que é quem assegura as eleições. Com a CDU, PS ou outro partido qualquer a musica será sempre parecida. Venha mas é uma boa lista de gente independente que não precise da bengala da politica para tratar da vidinha.
    Ass: Manuel Francisco Lopes

    ResponderEliminar
  55. Santiago para seguir um rumo certo tem que se ver livre dos partidos e dos oportunistas. Que Deus nos livre disso e o Natal nos traga uma boa lista de gente independente que goste realmente do concelho e das nossas gentes.

    ResponderEliminar
  56. Até que enfim que aparece alguém mais lúcido e que concorda com o que tenho escrito...

    - SEM PARTIDOS...INDEPENDENTE...HONESTO...QUE GOSTE DO CONCELHO E NÃO NECESSITE DO DINHEIRO "SUJO" DA POLITICA PARA VIVER...

    É ESTE O PERFIL DE ALGUÉM QUE QUEIRA ASSUMIR A CABEÇA DE UMA LISTA INDEPENDENTE, QUE NOS POSSA AINDA SALVAR DESTA MEDIOCRIDADE QUE NOS INVADIU HÁ 36 ANOS...

    ResponderEliminar
  57. Admiro a coragem do Sr.Lopes.
    Estou de acordo com o seu texto.
    Por razões profissionais, não posso fazer o mesmo.
    A esta hora a rapaziada, bufos e outros lacaios da corte do Sr. Victor já andam em campo para descobrir quem é um tal de Lopes.

    ResponderEliminar
  58. Essa rapaziada, bufos e lacaios de PCP, podem farejar à vontade...mais de 90%, da população portuguesa já os esqueceu...
    Sobrevivem à custa do medo e do funadamentalismo de alguns, numa pequena parte do Alentejo...

    Gostava de saber se existe nalgum País europeu uma Câmara com um comunista como Presidente..?

    .....

    ResponderEliminar
  59. Um só concelho, forte, dinâmico, unido, que junte Sines, Santiago e Santo André com uma visão estratégica e conjunta é o que melhor nos servia neste momento. Pouco importa onde era a sede do concelho, que até podia ser alternada entre as 3 cidades. Agora como isto está só serve a classe politica que faz o que quer e lhe apetece, incompetentemente, sem nível, sem classe e sem chá. Esta região e este vértice de Santiago, Sines e Santo André seriam uma das regiões mais importantes do país, com grande capacidade de gerar riqueza, criar mais emprego, desenvolver o turismo, fixar os jovens, etc, com uma visão conjunta desta nossa realidade regional, administrada por uma boa equipa de gente boa fora do expectro dos partidos. Meus caros amigos, como isto está só beneficia os que estão na politica porque os problemas de fundo da região estão à espera de solução há dezenas de anos e a juventude continua a ir embora para outras paragens. Há que começar a pensar em transformar esta região num só concelho, e repelir de cá os interesses dos partidos e dos politicos. Não podemos continuar a ser governandos por gente com a antiga quarta classe, ou por doutores que nem sabem escrever o português correctamente.

    ResponderEliminar
  60. Ora aqui está um boa idéia...
    O problema é que o Povo não "deixa"...
    Era preciso aparecer um Movimento de cidadãos que coonseguisse eleger alguém que fizesse parte desse projecto...SEM PARTIDOS...

    ResponderEliminar
  61. De facto seria uma boa ideia e poupava muito dinheiro aos contribuintes, que podia ser canalizado para obras de beneficio directo das populações da região. O problema é que os partidos nunca aceitariam esta ideia porque iriam perder muitos lugares e tachos. E eles andam cá pelo voto e não para poupar recursos aos contribuintes.

    ResponderEliminar
  62. Irra! Já não se pode ouvir falar mais na actualização do Salário Mínimo (RMMG – Retribuição Mínima Mensal Garantida).

    Os políticos, os partidos políticos, os sindicatos, as associações patronais, as associações fundamentalistas-ambientalistas, as associações de desenvolvimento empresarial, as associações de solidariedade, as organizações subsídio-dependentes, a esquerda e a esquerdalha lá se vão entretendo à volta da discussão sobre o aumento do salário mínimo nacional para 2011.

    Só os trabalhadores é que não são chamados para esta discussão.

    Esta discussão é uma não discussão pois o valor de 500,00 € para o salário mínimo de 2011 já foi acordado por aquela tralha de gente nas negociações salariais de 2006.

    É por isso que a laboriosa população de Santo André não compreende o sentido desta discussão.

    Dizem que é da crise de 2010 e da crise prevista para 2011.

    Mas será que uma empresa não pode aumentar o ordenado de um trabalhador em 25,00 € por mês ?

    A laboriosa população de Santo André não acredita neste argumento.

    E a esquerda e a esquerdalha já não se lembram que em 2007 e 2008 as empresas tiveram lucros anormalmente altos, muito acima dos valores esperados, e que nesses anos essas mesmas empresas não se lembraram de melhorar os salários dos trabalhadores, repartindo com eles uma parte desses lucros ?

    A laboriosa população de Santo André tem de continuar muito atenta a estes gosmas.

    ResponderEliminar
  63. um comentário no blog Estação de Sines

    Uma pena, Sines não é solidário para os próprios filhos, Sines é nada mais nada menos do que um bairro social de stº André e Santiago. Esta politica social da tanga está a acabar com os verdadeiros Sineenses e a fortalecer as comunidades indesejadas nos concelhos vizinhos.
    Sejam solidários para quem trabalha, dar abrigo a quem contribui, eles votam é certo mas espalham o medo na vida nocturna da nossa cidade.
    Tenho inveja das outras cidades vizinhas em que a segurança da população está em primeiro lugar.
    Passem bem

    1:47 AM, Dezembro 08, 2010

    ResponderEliminar
  64. Basicamente,diz que a população de Santo André e Santiago é só escumalha que vai para sines espalhar o Terror.

    ResponderEliminar
  65. Deve haver engano...a população de Santiago cidade, não pode ser...às 19:30, está tudo metido em casa...

    A escumalha...deve ser de outro sítio...nem é preciso procurar muito...!!!

    ResponderEliminar
  66. é bonito ver pessoas a passear tranquilamente, em Santiago do Cacém. a qualquer hora da noite

    ResponderEliminar
  67. Ora aqui está uma proposta boa:

    - Passear tranquilamente a qualquer hora da noite em Santiago do Cacém...

    ResponderEliminar
  68. Depois da hora de jantar fica bem a Santiago o titulo: Santiago, a cidade fantasma. Deve ser caso unico no mundo, mas o meu grande medo é que por esta andar qualquer dia Santiago esteja também morta durante o dia.

    ResponderEliminar
  69. Só uma nota comlementar ao anónimo anterior:

    - Durante o dia Santiago finge que vive...
    Tirando os serviços públicos, Câmara e outros, tudo o resto sobrevive - comércio e serviços...

    Santiago é uma terra que bateu no fundo há muitos anos. O que ainda faz mexer esta minha cidade/aldeia, são os funcionários das Empresas sediadas em Sines...

    ResponderEliminar
  70. Assino por baixo do comentário das 11.40. Esta época de Natal tinha que ser mais apoiada pela CM para chamar pessoas a Santiago e a fazerem mais compras, aver mais actividades, mais animação, mais eventos etc. Isto está a morrer em banho maria

    ResponderEliminar
  71. Afinal o Vitinho está bem informado da pasmaceira que é Santiago.
    O medo dele é perder Santo André!
    A propósito ouvi dizer que o candidato do PC à Câmara é a Guidinha!
    Alguém sabe mais alguma coisa ?

    ResponderEliminar
  72. Parece que o candidato do Movimento Independente do Zé Ferro é o Dr Manuel Coelho, que já nao pode candidatar-se em Sines nas proximas eleições. Em Santiago a CDU vai levar a Margarida a cabeça de lista, do PS não se sabe ainda quem será o cabeça de lista.

    ResponderEliminar
  73. Santiago do Cacém:Férias de Natal com actividades nas Piscinas Municipais


    Piscinas Municipais de Santiago do Cacém assinalam época natalícia com actividades aquáticas.




    As Piscinas Municipais de Santiago do Cacém promovem de 17 a 24 de Dezembro várias actividades aquáticas de natal durante as aulas.

    Estafetas, circuitos aquáticos, caça ao tesouro , basquete aquático ou pólo aquático são algumas das actividades destinadas aos alunos das Piscinas Municipais de Santiago do Cacém.
    AMR
    Marta Marques

    ResponderEliminar
  74. Ena pá...tantas actividades nas piscinas municipais, promovidas pela excelência da Câmara Municipal de Santiago do Cacém...

    O Natal vai ser muito melhor este ano...

    QUE GRANDE INICIATIVA..."actividades de Natal, dentro de àgua"...QUEM SE LEMBRARIA DE UMA INICIATIVA DESTE "CALIBRE".!!!
    VIVA A CDU...VIVA O VITOR PROENÇA, O EXCELENTISSIMO PRESIDENTE DA NOSSA CÂMARA MUNICIPAL...

    Os concelhos vizinhos só têm que aprender com estes politicos que temos na nossa Câmara...

    BOAS FESTAS...

    ResponderEliminar
  75. Boas festas para o Senhor Dr. Victor Proença, e já agora bons mergulhos nas piscinas porque realmente isto não era natal sem estas actividades aquáticas. É com actividades de natal destas que o comercio tradicional sobrevive e é estimulado nesta época do ano. Até mesmo a cidade melhora bastante em tudo com estas actividades nas piscinas. Mais uma vez a nossa câmara municipal foi brilhante em programação de natal para a cidade e para todo o concelho. Que maravilha! Bem hajam

    ResponderEliminar
  76. Uma boa notícia para os santiaguenses e para os comerciantes:
    - A Câmara conseguiu, com pouco mais de 40.000€ (8.000 CONTOS), iluminar a Avª D. Nuno Àlvares Pereira até à GALP...
    Este ano iluminou quase metade da Avenida, não foi mau...!

    É estranho este tipo de administração dos dinheiros públicos...

    - 40.000€ por ano em iluminação de Natal
    - 5.000€ para cada vez que se aluga um palco (pelo menos 2/3 vezes por ano)

    Pergunta:
    - PORQUE É QUE NA CÂMARA NÃO HÁ UMA (1) VOZ QUE DIGA: "vamos comprar lâmpadas e fazemos nós a iluminação" - "vamos comprar um palco"...

    Com o que já se gastou durante 36 anos em palcos e iluminação, dava de certeza para construir dois auditórios GRANDES em SANTO ANDRÉ e comprar o TEATRO DAS ERMIDAS...pelo menos...!!!

    Alguém está a ganhar com estes desperdicios de dinheiros públicos...!!!

    ResponderEliminar
  77. Reportando a um comentário aqui neste post.
    Ainda existe o PS no Concelho de Santiago!
    Há uns tempos atrás ouve eleições para a concelhia que foram ganhas por um "doidão" chamado Hugo Ferreira.
    Será que o camarada Hugo "bazou" com a crise!
    Assim a Guidinha até nem precisa de entregar o boletim de voto aos "velhinhos"!

    ResponderEliminar
  78. Neste triste concelho...só há o PCP, disfarçado de CDU...
    Os outros partidos não têm gente com "tomates", para tomarem conta do concelho...são situacionistas, medrosos e sem personalidade...
    Tenho pena, mas se não aparecer alguém independente, honesto e que goste das pessoas e do concelho, vamos bater no fundo com estes comunistas mediocres, que têm destruido fisica e socialmente o meu querido Concelho de Santiago do Cacém...

    ResponderEliminar
  79. Alguém sabe dizer o que aconteceu à empresa inter-municipal REGI ?

    ResponderEliminar
  80. Haverá algum espectáculo de passagem de ano oferecido aos santiguenses como muitas câmaras municipais fazem no país, até com lançamento de fogo, levando milhares de pessoas e turistas para essas terras, ou por cá só há concertos do 25 de Abril e noutras datas afins?

    ResponderEliminar
  81. Qual é a estratégia da câmara municipal para captar turistas para Santiago e Santo André nesta passagem de ano? Qual é o programa de animação do concelho para esta época do ano, em que toda a gente anda na rua, nas compras, etc?

    ResponderEliminar
  82. Há animação de rua nos pontos comerciais principais do concelho, como se faz em grande parte das cidades e vilas do país nesta altura?

    ResponderEliminar
  83. Porque é que a escola da música, a filarmónica, o coral harmonia, não participam na animação de rua do concelho, com pequenos concertos para dar vida à cidade e a Santo André com temas alusivos ao Natal?

    ResponderEliminar
  84. Quero dizer ao comentador anterior que há muitos anos que não se festeja na cidade de Santiago do Cacém a passagem de ano...há mais de 30...nem sequer nas colectividades isso acontece...
    A CDU/PCP, não promove esse tipo de acontecimentos...Isso só aconteceria se houvesse algum acto eleitoral, no dia 1 ou 2 de Janeiro...o que não é o caso...

    SANTIAGO DO CACÉM FECHA ÀS 19 HORAS E REABRE ÀS 08HOO DA MANHÃ...é o resultado de 36 anos de comunistas à frente da Câmara...

    ResponderEliminar
  85. Então concluo que esta politica dá como resultado que as pessoas vão embora da cidade e do concelho festejar a passagem de ano noutras terras. Está mal, porque perdemos em pujança, e vamos dar vida e dinheiro a outras terras. Assim dessa maneira Santiago não tem interesse nenhum nesta altura do ano e as pessoas e turistas não metem cá os pés porque não há nada que os interesse.

    ResponderEliminar
  86. Exactamente...não há qualquer motivo que mobilize pessoas para visitar Santiago...os motivos que havia ou foram destruidos ou estão mal publicitados...Quero também dizer que Santiago não tem sequer na àrea da restauração um único restaurante que chame clientes de outros concelhos ou regiões do País...
    Santiago é uma cidade que de há 36 anos para cá, só tem servido para se dormir...

    ResponderEliminar
  87. Primeiro critica-se porque é só festa, agora é porque não há festa, assim vai a nossa oposição, sem imaginação ou estratégia para o concelho. É a política já conhecida do bota abaixo e do dizer mal por dizer.

    ResponderEliminar
  88. O problema é que os gastos em festas neste concelho só são feitos para eleitoralismo, ou para celebrar datas politicas de simpatia comunista. Fazer gastos em animação e concertos para trazer turismo, é investir e não é desperdicio e populismo. Num concelho patético, é o que vocês comunistas transformaram Santiago e no dia que forem derrotados será o dia mais importante desta terra, porque pior do que têm feito nem por encomenda.

    ResponderEliminar
  89. ....e eu acrescento como disse o Pulido Valente em Beja, chegou o verdadeiro 25 de Abril a Santiago.

    ResponderEliminar
  90. É pã, voces são uns ingratos!
    Então o Camarada Victor anda a fazer um esforço tremendo com os fundos da U.E.. Vejam só que agora resolveu "esboracar" as passadeiras antigas na Cidade e vá de por uns paralelos "lindos" com os fundos da U.E, sim porque a Câmara não gasta nada . A rotunda das Torres agora vai ficar um mimo, sim porque aquilo foi uns trocados que gastou e obrigava as camionetas a saltar a rotunda.
    É pã a nossa Câmara é um luxo. Consegue fazer tudo com os fundos da U.E e então aqueles outdoors por toda a cidade a dizer que estão a regenerar a terra,calhando são também pagos pela UE!
    Um luxo que nós vamos pagar com juros e bem pago.
    Hã PC , estavas enganado afinal a UE dá sempre muita coisa e tú não querias entrar!
    Aquele passivo da contabilidade Camarária deve estar "lindo"!
    A crise que paguem os outros, perdão os ricos que pagem a crise.
    E se o Portugueses desatarem a fazer o mesmo que estão a fazer o Gregos. Lá se vai a regeneração pela água a baixo!

    ResponderEliminar
  91. Está por aqui uma frase com a qual concordo totalmente: "no dia em que os comunistas forem "derrotados", será o dia mais importante desta minha Terra"...acrescento, desde o dia 24 de Abril de 1974...

    ResponderEliminar
  92. Ao anónimo comuna das 17:47...

    Você quando alguém fala com razão mal do PCP, instalado na câmara...pensa logo que é alguém de outro partido..."é a oposição"...!!!

    Eu sou livre...não tenho partido...sei que os comunas destruiram o concelho de Santiago do Cacém...e não gosto desse grupo de oportunistas pseudodemocratas que se instalaram no meu concelho.
    São uma cambada de mediocres, vingativos, incompetentes, miserabilistas e maus, como pessoas...NÃO PRESTAM...

    A HORA DESSE PESSOAL DESAPARECER DAQUI...TEM QUE CHEGAR, COMO ACONTECEU EM TODOS OS CONCELHOS VIZINHOS...
    O PCP É UM PARTIDO ULTRAPASSADO, CADUCO E NÃO SERVE O POVO...SERVE-SE DO POVO...
    VÃO PARA A COREIA DO NORTE...PARA A ILHA DE CUBA...OU PARA OUTRO QUALQUER QUINTAL COMUNISTA QUE AINDA POSSA EXISTIR POR ESSE MUNDO...
    POR FAVOR...NÃO DESTRUAM MAIS O MEU CONCELHO...!!!

    ResponderEliminar
  93. Maria da Conceição Rodrigues (Santiago)16 de dezembro de 2010 às 09:46

    Como santiaguense preocupa-me muito ver que os outros concelhos à nossa volta estão a crescer e a desenvolver-se economicamente, vejam por exemplo Grândola, Alcácer e Odemira, e Santiago está bloqueado, quando temos coisas tão lindas ou mais do que esses concelhos. Não podemos continuar mais assim e há que dar a volta a isto, mas eu não sei onde está o mal para este concelho não andar como os outros à nossa volta. Há grupos económicos muito fortes a investir em Grândola (Troia), em Alcácer (Comporta), etc, e não percebo porque não procuram também o concelho de Santiago porque nós não ficamos nada a dever a esses concelhos porque também temos costa, mar, praias, campo, planicie, serra, bonitas aldeias, vilas, etc. Não entendo porque razão esses grupos não investem em Santiago como investem nos outros concelhos aqui ao pé de nós. Alguma coisa vai mal.

    ResponderEliminar
  94. Essas pessoas não investem em Santiago, como não investiam a sério nesses concelhos de que fala quando eram comunistas...

    Por piada ouvi esta frase: "se quiserem ter uma experiência de falência, invistam num negócio em Santiago"...

    Esta Câmara CDU/PCP, não quer esse tipo de investimentos...não quer que a população viva melhor...não quer que a população tenha acesso local a melhores infreestruturas...Se as pessoas vivessem todas melhor, deixava de ser necessária a doutrina fundamentista do PCP.

    Os comunistas nem querem que o Concelho seja muito visitado...os acessos à cidade de Santiago são os mesmos de há 100 anos, mas em PIOR estado.

    Comparar Santiago com os concelhor vizinhos é como nós alentejanos costumamos dizer: "COMPARAR O CU COM A FEIRA DE CASTRO"...!!!

    ResponderEliminar
  95. Nota-se que uma certa pessoa aqui sempre que lê uma critica ao governo camarário, vem logo escrever que é a oposição, isto e aquilo. Seja lá quem for, deve ser alguém muito perturbado e autista, que acha que no concelho não há ninguém insatisfeito e que as criticas só são da oposição. Isto é autismo, e arrogância desmedida, porque em democracia todos os cidadãos podem e devem ter opinião, e se o voto é secreto, também podemos ser anónimos nas criticas. Eu não percebo nada de politica, não sou politica, e voto naqueles que vejo que são capazes de melhorar o concelho, e na CDU não voto porque só vejo populismo, obras de fachada, e gente muito preocupada com a imagem para alem de muita arrogãncia.

    ResponderEliminar
  96. Concordo plenamente com o comentário anterior...
    BOAS FESTAS...

    ResponderEliminar
  97. Em Grãndola e por esse alentejo a fora, os concertos de Natal são gratuitos para toda a população. Em Santiago o concerto do Coral Harmonia no auditório A. Chainho custa 5 euros de entrada. Bela prenda de Natal!

    ResponderEliminar
  98. A Câmara só poporciona concertos gratuitos, quando são "artistas" que vêm de fora e custam 30/40/50.000€...Aos filhos da Terra que de uma maneira graciosa e generosa fazem cultura e promovem a própria Terra...dizem NÃO e obrigam-os a fazer esta figura...cobrar entradas...

    MAIS UMA VERGONHA DESTA "SEITA" COMUNISTA QUE ESTÁ ALBERGADA NO EDIFICIO DA CÂMARA MUNICIPAL...
    METEM-ME NOJO...

    ResponderEliminar
  99. Ó pã, voces pã, não estão a ver ....é a crise.
    Querem circo têm de pagar!
    O tempo do Sol e da Lua já lá vai.
    O Camarada está de saída, têm que facturar.
    Sem oposição, estão em "roda livre" e até os concertos de Natal vão ser pagos. Se precisassem de votos era diferente!
    Crise, qual crise.
    Vocês são uns más linguas pã!

    ResponderEliminar
  100. Segundo o que li recentemente o presidente da CM Santiago referiu que a Câmara de Santiago é a que tem maior volume de obras em curso em todo o Alentejo, cerca de 10 milhões de euros, nomeadamente as obras de regeneração urbana de Santo André, centro histórico de Santiago, obras de são Francisco, estradas municipais e outras, tendo mesmo desafiado outra câmara que tivesse mais obras em curso.
    Quanto a investimentos, é certo que há fortes investimentos privados em Sines, em Tróia, e ainda bem que os há pois vão reflectir-se positivamente no nosso concelho, mas no nosso concelho também os há, veja-se os investimentos da Valouro o maior complexo aviário da Europa, a fábrica de peixe congelado nas Ermidas, ou a empresa de metalomecânica que recentemente se fixou em Santiago, já para não falar do hotel caminho de santiago ou os investimentos do Piaget, único concelho com ensino superior do litoral alentejano. E já agora que falamos de ensino, a escola de Santiago do Cacém é uma das melhores escolas do país como comprova o ranking das melhores notas. O Hospital do Litoral Alentejano é em Santiago que está instalado. Até a empresa de experiencias A Vida é Bela que está em todos os centros comercias do país, segundo me disseram, tem a sua sede aqui no nosso concelho e está a construir um investimento turístico perto das Ademas.
    O que me parece é que há muita gente que, apenas por razões partidárias, quer fazer passar a ideia que não há investimentos, mas como facilmente se comprova, os privados continuam a investir no nosso concelho, talvez fruto da confiança que têm na Câmara e acompanhado os fortes investimentos camarários em curso.
    Eu como pequeno empresário que sou e que vive diariamente todas as dificuldades que o país atravessa, e pese embora não seja comunista de ideologia, considero que a gestão CDU da Câmara tem sido globalmente positiva, ainda que naturalmente tenha opções que sejam questionáveis e que eu também não concordo com elas, mas no entanto nota-se que existe uma preocupação de tentar resolver os problemas às pessoas como já aconteceu comigo por mais de uma vez, e isso é muito importante. Caso continuem a trabalhar como o têm feito, vão continuar a merecer a minha confiança, isso é certo.

    ResponderEliminar
  101. Para pagar 5 euros para ver o CoraL Harmonia, vou antes a grândola onde os concertos de natal são grátis. Somos 4 cá em casa, era 20 euros para 4 bilhetes, mais a gasolina porque vivo em Ermidas. Fica-me mais barato ir a grândola, é pena ter que sair do meu concelho para usufruir de uma coisa gratuita num concelho ao lado. Ao anónimo das 10.30 gostava que me respondesse se Ermidas é mais uma freguesia para queimar, e já agora quando é a cãmara compra e arranja o cine-teatro Vitória como prometeu desde o 25 de Abril?

    ResponderEliminar
  102. ao comentário das 10:30

    Finalmente depois de ler tanta coisa aqui, consigo encontrar um comentário muito bom e real,
    é isto que muito de nós Santiaguenses sabemos e sentimos, mas tb há muitos que não o querem admitir, temos que ser rasoáveis,


    Segundo o que li recentemente o presidente da CM Santiago referiu que a Câmara de Santiago é a que tem maior volume de obras em curso em todo o Alentejo, cerca de 10 milhões de euros, nomeadamente as obras de regeneração urbana de Santo André, centro histórico de Santiago, obras de são Francisco, estradas municipais e outras, tendo mesmo desafiado outra câmara que tivesse mais obras em curso.
    Quanto a investimentos, é certo que há fortes investimentos privados em Sines, em Tróia, e ainda bem que os há pois vão reflectir-se positivamente no nosso concelho, mas no nosso concelho também os há, veja-se os investimentos da Valouro o maior complexo aviário da Europa, a fábrica de peixe congelado nas Ermidas, ou a empresa de metalomecânica que recentemente se fixou em Santiago, já para não falar do hotel caminho de santiago ou os investimentos do Piaget, único concelho com ensino superior do litoral alentejano. E já agora que falamos de ensino, a escola de Santiago do Cacém é uma das melhores escolas do país como comprova o ranking das melhores notas. O Hospital do Litoral Alentejano é em Santiago que está instalado. Até a empresa de experiencias A Vida é Bela que está em todos os centros comercias do país, segundo me disseram, tem a sua sede aqui no nosso concelho e está a construir um investimento turístico perto das Ademas.
    O que me parece é que há muita gente que, apenas por razões partidárias, quer fazer passar a ideia que não há investimentos, mas como facilmente se comprova, os privados continuam a investir no nosso concelho, talvez fruto da confiança que têm na Câmara e acompanhado os fortes investimentos camarários em curso.
    Eu como pequeno empresário que sou e que vive diariamente todas as dificuldades que o país atravessa, e pese embora não seja comunista de ideologia, considero que a gestão CDU da Câmara tem sido globalmente positiva, ainda que naturalmente tenha opções que sejam questionáveis e que eu também não concordo com elas, mas no entanto nota-se que existe uma preocupação de tentar resolver os problemas às pessoas como já aconteceu comigo por mais de uma vez, e isso é muito importante. Caso continuem a trabalhar como o têm feito, vão continuar a merecer a minha confiança, isso é certo.

    ResponderEliminar
  103. Li o comentário do pequeno empresário e ocorre-me a actual situação que se passa na China.
    Nós aqui no Concelho, temos um "regime" igual, a saber:
    A actual direcção da Câmara diz-se comunista e não admite criticas tanto dentro como fora do partido e governa com mão de ferro. Utiliza o culto da personalidade ( ex. assessoria de imagem na Câmara ).
    Para fora para os mais comuns, tem um politica do tipo liberal, onde se por acaso alguém quer resolver um assunto e não levantar problemas esse mesmo executivo "dá-lhe tudo". Se a pessoa (as) questionarem, então a vida já não lhe é facilitada.
    Compreendo que neste momento "governam" como o "chefe" manda, utilizado o tactica das reuniões,eventos para "amaciar" ( ex. orçamento participativo).
    Infelizmente nunca ninguém conseguiu governar, com outras ideias, portanto não sabemos.
    Todos nós sabemos o estado do Concelho neste momento em que o actual "chefe" agora utiliza uma nova tática " ser o 1º." em tudo.
    Tudo o que mexe tem de passar pelo "filtro".
    A crise vai ditar muita coisa e a mudança do "chefe" também!

    ResponderEliminar
  104. É extraordinário este concelho:
    Segundo o presidente da cãmara, somos o concelho nº 1 do país em respostas sociais, centros de dia, etc.
    Somos o concelho nº 1 do Alentejo em investimentos em curso.
    Somos o concelho nº 1 em ensino superior em todo o alentejo litoral.
    Temos o maior aviário da europa.
    Por este andar qualquer dia somos recordistas do guiness, pelo menos para o sr. presidente.

    Porque é que ele não fala nas restantes coisas onde estamos mais atrasados do que os outros concelhos? Não lhe interessa...ah pois é.
    Santiago é um oásis e um concelho maravilha quem ouvir Vitor Caro Proença, só que o problema é que a população não é formada só por otários que ele sabe bem como enrolar. Esse é que é o problema. Parece-me que este discurso é já o cantar do cisne, de quem vê que está perto o seu fim.

    ResponderEliminar
  105. Ainda falam mal do Paulo Portas, acusando-o de populismo!
    Ao pé do Victor o Paulo é um "menino do coro".
    Só populismo. Será que lá no intimo o Victor será comunista!

    ResponderEliminar
  106. Ao anónimo comerciante, simpatizante PCP das 10:30...

    Possívelmente não tem culpa...mas para ter uma idéia da diferença entre Santiago e os outros concelhos vizinhos...tem que sair do seu comércio e visitar atentamente esses concelhos...ESTÁ ERRADO O QUE DIZ...MAS ACREDITO QUE SEJA SÓ POR DESCONHECIMENTO...

    ResponderEliminar
  107. Estive hoje em Grândola, senti vergonha do meu Concelho que é Santiago...

    A Câmara de Santiago ficou com 15.000€ do subsidio que uma Firma de Sines ofereceu para as colectividades de recreio e cultura...disse que era para pagar os concertos de Natal e afinal: QUEM PAGA OS CONCERTOS DE NATAL É APOPULAÇÃO - 5€ POR PESSOA...

    UMA VERGONHA---UM "ROUBO" ÀS COLECTIVIDADES---UMA MENTIRA---UM "NOJO" ESTA CDU/PCP DE SANTIAGO DO CACÉM...

    -

    ResponderEliminar
  108. Ao sr. Dr. V. Proença peço para acrescentar aos seus recordes concelhios o recorde de Santiago ter o único castelo do mundo que tem um cemitério no seu interior.
    E pode ainda juntar mais um recorde: Santiago deve ser o unico concelho do mundo que tem uma câmara que há 36 anos que promete tirar o cemitério do castelo. No mundo não deve haver mais nenhum municipio que tenha uma promessa de 36 anos por cumprir.
    Mais um recorde: Santiago é o unico concelho do país que tem os mesmos acessos que tinham há 100 atrás.
    Outro mais: Santiago deve ser a única terra deste país que tem uma escola de música há vários anos que ainda não produziu um único artista a saber tocar guitarra.

    Acerca dos concertos, dois pesos e duas medidas. Para os reformados dos centros de dia, os concertos são gratuitos, para o concerto no auditório do camarada Chainho, o preço é 5 aéreos por cabeça.
    Até agora, e aqui está mais um recorde, Santiago é o único concelho do litoral alentejano que cobra dinheiro num concerto de Natal que devia ser aberto a toda a população não por ser apenas Natal, época de prendas, mas por ser altura em que se pratica a solidariedade, e logo neste momento de grave crise, mas a nossa cãmara municipal não quer saber disso para nada, e toca a meter entradas págas. Este concelho dá-me muita tristeza e digo-vos que todos os dias dou graças a Deus por a minha filha e os meus netos terem ido embora de cá.

    ResponderEliminar
  109. Pois é!!!
    O que o anónimo anterior escreveu é tudo VERDADE...
    GOSTAVA QUE OS COMUNAS QUE PASSAM POR AQUI, RESPONDESSEM A ESTAS QUESTÕES...

    PARA JUNTAR AOS RECORD'S DE INCOMPETÊNCIA DESTES COMUNAS QUE NOS GOVERNAM HÁ 36 ANOS, VOU JUNTAR:
    - A ÚNICA TERRA DO MUNDO QUE FESTEJOU O SEU DIA ANUAL, NOUTRA TERRA...(em Vila Nova de Santo André)!!!
    - A ÚNICA CIDADE DO MUNDO COM 2 (DOIS) SEMÁFOROS!!!

    QUANDO É QUE A GENTE SE VÊ LIVRE DESTES TIPOS...???

    ResponderEliminar
  110. Já agora sr. Dr. Proença, acrescente-se mais uma marca ou recorde, ou seja a gestão CDU conseguiu em 36 anos de poder fazer de Santiago o concelho mais morto do todo o litoral alentejano a partir das 19.30.
    Santiago é também o concelho do litoral alentejano mais desiquilibrado em qualidade de vida, equipamentos, eventos, apoios às associações, etc, entre as freguesias urbanas e as freguesias rurais.

    Com todas estas marcas, Santiago está também transformado num dos concelhos mais patéticos e ridiculos do Alentejo.

    Para além de Santiago possuir a unica reserva natural classificada (Lagoa), do mundo que não tem um só apoio sanitário.

    Para tudo isto, agradeçam ao camarada Vitinho e aos seus antecessores, mas sobretudo ao Partido Comunista que em 36 anos de poder autárquico tem conseguido dobrar, amedrontar, manipular, controlar, e comandar como lhe apetece esta população que no dia que der o seu grito de revolta e souber libertar-se das grilhetas que lhe meteram, pode aspirar a um futuro grandioso.

    ResponderEliminar
  111. O que tem acontecido em Santiago é o resultado da incompetência e mediocridade dos elementos CDU/PCP que têm sucessivamente deteriorado o meu concelho...FISICA E SOCIALMENTE...

    DIVIDIRAM-NOS PARA REINAR...Só que como não têm qualquer qualidade intelectual, não aproveitaram para fazer coisas boas para a população...APROVEITARAM-SE DA POPULAÇÃO E FIZERAM COISAS BOAS PARA ELES E PARA O PCP...

    ESTA GENTE NÃO PRESTA...NUNCA PRESTOU...!!!

    ResponderEliminar
  112. Este ano não dei pelos habituais concursos de montras nem sorteios para compras no comércio local como se fizeram nos anos anteriores. Não se fizeram ou sou eu que ando muito distraída?

    ResponderEliminar
  113. Santiago tornou-se simplesmente e com o "TALENTO", DOS AUTÁRCAS COMUNISTAS QUE NOS TÊM CALHADO EM "SORTE", NUM DORMITÓRIO...!!!

    É REALMENTE E, POR ENQUANTO, UMA BOA TERRA PARA SE DORMIR...MAIS NADA...!!!

    ResponderEliminar
  114. Afinal ha concursos de montras este ano ou não? E sorteios para quem faz compras no comercio local? Alguem sabe?

    ResponderEliminar
  115. É melhor perguntar na Câmara...!!!

    ResponderEliminar
  116. Vocês pã são mesmo uns tótos!
    Ele quer lá saber das montras e dos montros.
    Agora está mais preocupado em arranjar um "poleiro" com promessa de deixar um(a) camarada a governar o estado de Santiago do Cacém.
    Boas festas e adeus até pró ano.

    ResponderEliminar
  117. O jogo dos poleiros e o dizimo para o PC foi sempre o que mais preocupou os autarcas que têm passado pla câmara, até ao dia do juizo final que está próximo. Quando Santiago se ver livre do PC na câmara até o ar que respiramos fica despoluído.

    ResponderEliminar
  118. CM de Santiago do Cacém lança Catálogo sobre Caminhos de Santiago


    Um catálogo inédito em Portugal intitulado “No Caminho Sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela”, financiado em parte pela Galp Energia, vai ser lançado no próximo ano pela autarquia de Santiago do Cacém, em colaboração com o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.




    Trata-se de uma publicação já pensada pelo município que vai agora ser concretizada no âmbito do protocolo de colaboração com a Petrogal , no valor de cinquenta mil euros.

    Para além de retratar a exposição patente em Santiago do Cacém sobre Santiago de Compostela “No caminho sob a Estrelas” , o catálogo contempla também a vida do apóstolo Santiago e tem a colaboração de “personalidades eminentes e investigadores”, referiu Vitor Proença, autarca de Santiago do Cacém.

    O protocolo define a publicação de dois mil exemplares do catálogo que serão distribuído pelas bibliotecas, centros de investigação, universidades, museus e pelo circuito comercial.

    Para José Cordeiro Catarino, director da Refinaria de Sines, o papel social da Galp Energia, no financiamento do catálogo, bem como no apoio às 20 entidades que assinaram os protocolos de colaboração, é tão importante como a produção da própria refinaria.

    Também para José António Falcão, do Departamento do Património Histórico da Diocese de Beja, o catálogo é uma publicação indispensável para que o Alentejo Litoral seja integrado no Caminho de Santiago, o mais antigo itinerário cultural europeu.

    Os protocolos de colaboração com a Petrogal foram assinados na passada sexta-feira.

    Para além da CM, o protocolo abrangeu a Associação dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém; Ajagato, Antena Miróbriga, Associação dos Bombeiros Voluntários de Santo André, Estrela de Santo André, O Farol, Juventude Atlético Clube, Junta de Freguesia de Santo André, Quadricultura, Quercus, NEGDAL, Escola Secundária Manuel da Fonseca, União Sport Clube, Cercisiago, Lions, Paróquia de Santiago, Santa Casa da Misericórdia, Coral Harmonia, Associação Cultural de Santiago e Clube Ornitológico do Litoral Alentejano.



    AMR

    ResponderEliminar
  119. Mais um protocolo interessante...

    Dois protocolos em que a Sociedade da Música (SRFUA) e outras ficaram de fora...
    Há várias associações a receber nos dois protocolos...REPSOL E PETROGAL...!!!

    GOSTAVA DE SABER QUAL É O CRITÉRIO ALÉM DO POLITICO QUE É BASTANTE VISIVEL...?

    ResponderEliminar
  120. Discriminação, é o que isto se chama. É bastante curioso que não está em nenhum destes protocolos nenhuma colectividade de Ermidas Sado, ou de outras freguesias rurais. Será que só em Santiago e em Santo André se consomem produtos da Repsol e da Petrogal? Mais uma vez chamo à atenção que o cine-teatro Vitória em Ermidas está praticamente em ruínas e precisa de ser recuperado porque é uma sala importante para os ermidenses.

    ResponderEliminar
  121. Tudo muito cirurgicamente, como mandam as regras. Nada de facilitar.
    As Ermidas, têm de ser "vergadas" para não voltarem a votar na oposição.
    Estou certo ou estou errado !

    ResponderEliminar
  122. A única maneira desta gentalha que está na Câmara perceber o significado da "merda" que andam a fazer é nós, os que ainda acreditamos, pormos essa gente à força, na rua...
    Democráticamente, eles não saem...com 50% de abstenção e as freguesias a votarem neles por medo, não é possível...

    ESTE É MAIS UM SINAL DE COMO SE COMPRAM VOTOS...!!!
    UMA VERGONHA...
    AS ERMIDAS TÊM QUE SE AGUENTAR, PORQUE ACREDITO QUE EM QUALQUER ALTURA ISTO VAI MUDAR...

    ResponderEliminar
  123. OS ESCOLHIDOS DO PROTOCOLO COM A PETROGAL:

    - "Para além da CM, o protocolo abrangeu a Associação dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém; Ajagato, Antena Miróbriga, Associação dos Bombeiros Voluntários de Santo André, Estrela de Santo André, O Farol, Juventude Atlético Clube, Junta de Freguesia de Santo André, Quadricultura, Quercus, NEGDAL, Escola Secundária Manuel da Fonseca, União Sport Clube, Cercisiago, Lions, Paróquia de Santiago, Santa Casa da Misericórdia, Coral Harmonia, Associação Cultural de Santiago e Clube Ornitológico do Litoral Alentejano."

    SE ANALISARMOS COM ALGUMA PROFUNDIDADE ESTE CRITÉRIO, SÓ PODEMOS CONCLUIR QUE ESTAMOS PERANTE UMA DECISÃO EXCLUSIVAMENTE POLITICA...SOCIALMENTE ESTA LISTA É QUASE NULA...

    ATÉ O LIONS, ESTÁ METIDO AQUI...UMA ESPÉCIE DE "OPUSDAY/MAÇONARIA"...ENFIM MAIS DO MESMO...!!!

    ResponderEliminar
  124. O concelho de Santiago precisa de um 25 de Abril.
    Então este ano não há orçamento participado?
    A opinião dos cidadãos era tão importante para a CDU, e este ano não há orçamento participado?

    ResponderEliminar
  125. Eles nem precisam de semelhante coisa (orçamento participado).
    Agora estão mais preocupados com a substituição do Victor. Querem lá saber de outras "palhaçadas".
    Têm que arranjar um substituto, antes que alguém (como aconteceu em Grandola e Sines) lhes tire a fonte de rendimento para o partido.

    ResponderEliminar
  126. Realmente é estranho que uma bandeira como o orçamento participado, tenha saído de cena este ano. A CDU tanto que apregoou que a opinião das populações conta muito, que assim é que era democrático, que ia ao encontro da vontade das populações, que assim é que é, que assim é que se deve fazer, que assim é que é democracia participativa, etc, e agora de um ano para o outro, foi-se embora a tal democracia participativa dos cidadãos. Mas que grande porra esta, hum, hum! Querem ver que o conceito de democracia participativa mudou para os lados dos paços do concelho!

    ResponderEliminar