sábado, 15 de agosto de 2009

A NOSSA VOZ...

Em apenas 72 horas este blog foi visitado por mais de 600 pessoas.

Este número vem dar razão à existência do movimento. Este tema interessa a todos. Faltou-nos até hoje a coragem. O comodismo é a maior doença existente na nossa terra, urge combater o imobilismo, é aqui que vivemos e será aqui que iremos morrer.
Todos somos originários de todo o lado, de norte a sul, das ilhas, das ex-colónias e de muitos outros sítios. Mas esta é a nossa terra, é aqui que ganhamos o nosso pão!

Dar o “grito de Ipiranga”, é para todos nós um assunto muito sério.
Olhamos para a nossa terra (freguesia) e verificamos que em 30 anos se fez muito pouco.

Sobre o movimento, cabe esclarecer o seguinte:

- O movimento é formado por pessoas suprapartidárias. Somos acima de tudo Humanistas.

- Nenhuma das pessoas que está na sua génese tem qualquer interesse de poder, financeiro ou outros.

- Move-nos o desejo de exigir mais e melhor.

- Não aceitamos que a nossa terra continue a ser a coutada de alguns (…políticos…), a quem só interessa o seu bem estar pessoal e do(s) seu(s) partido(s).

- Nos últimos 20 anos, sobretudo a partir do momento em que esta passou para as mãos de Santiago, temos assistido a um “roubo” permanente dos nossos bens comuns. Tudo serve para negociar. Em troca temos recebido muito pouco. Enfim, a nossa terra tem sido um maná e pelo andar da carruagem continuará a sê-lo, se nada fizermos para o inverter.

- Não nos demitiremos dos nossos deveres éticos e de cidadania.

- Com eleições à porta, não iremos influenciar, de nenhuma maneira a vontade do povo.

- A seu tempo o movimento dará a cara, até lá temos de crescer e lutar pelos nossos ideais de justiça, igualdade e fraternidade.

“Não sabemos se Lisboa terá Rei, mas por esse país fora reizinhos é o que não faltam, embora sem bandeiras hasteadas, que por esta altura vão distribuindo umas migalhas pelo seu povo, como forma de garantir os seus reinos por mais 4 anos neste Portugal dos Pequeninos...”

É chegado o momento de fazer contas e os nossos políticos, com grandes parangonas, vão-se vangloriar de que fizeram isto e mais aquilo e aqueloutro. Como se não fosse sua a obrigação de fazer obras. É para isso que são pagos por todos nós. Somos nós quem lhes paga. O problema é que antes de Abril também se faziam obras e continuam a fazer-se, só que tal como antigamente, são obras do regime…

É necessário pensar mais e melhor, Santo André, não são só jardins para cuidar ou prédios para construir. Temos de ver mais longe e cuidar isso sim do futuro das nossas gentes e dos nossos filhos que mensalmente nos abandonam, partindo à conquista do seu espaço noutras paragens.

E tudo porquê? Porque não tem havido visão, nem ideias.
Temos ideias e estas não passam só por um estacionamento aqui, um canteiro acolá, ou uma loja do cidadão que não veio nem nunca virá.
Precisamos de gente com ideias, que não hipoteque o nosso futuro, antes sim garanta o bem-estar de todos.
Estamos fartos de medíocres e intelectuais de algibeira, que em nada beneficiam Santo André. Só empatam!

Se o movimento crescer e iremos dar oportunidade a que todos participem, não iremos obrigar ninguém a “alinhar”. Só alinha quem quer.

Existem um conjunto de assuntos e situações, que a todos dizem respeito e que em breve traremos à discussão.

Sabemos que na nossa terra existem pessoas, que infelizmente, nunca conseguirão despir a sua camisola partidária. Respeitamos!
Agradecemos a todos os que já participaram no blog, contra ou a favor.

O facto de a grande maioria dos participantes o terem feito de forma anónima, revela bem o quão frágil é a nossa democracia. E como alguém disse, “nós não vivemos em democracia, vivemos isso sim numa ditadura democrática”.

Compreendemos os vossos medos.

Apelamos a todos os santandrenses, contra ou a favor, independentemente da sua cor, credo ou religião a que participem activamente neste blog.
Enviem emails aos vossos amigos…divulguem, todos dependemos de todos.
Quando quiserem mandem-nos emails, a dar sugestões, a formular assuntos para discutir ou questionar o que entenderem.


ESTA É A NOSSA VOZ…

VIVA SANTO ANDRÉ E A SUA GENTE.

16 comentários:

  1. Acho que antes mesmo de concelho ou outro regionalismo qualquer, Santo André há muito que deveria ser um potencial turistico,onde a exploração de actividades económicas relacionadas, mudariam radicalmente o nosso perfil. Essa mudança ainda que com algum com algum atraso, mudaria tudo rápidamente e creio que sem necessidade de ser sermos concelho de uma ou duas freguesias. As actividades economicas existentes são de uma insistencia "casmurra" que limita as potencialidades e a riqueza de projectos alternativos adaptados à geografia. Experimente-se entregar uma pequena duna aos espanhóis e vejam o que fariam com esta terra.
    Mas felizes aqueles que se acham ligados àso projectos industriais dos "outros" e felizes aqueles que por isso cedem aos "layoff's" dos mesmos.

    ResponderEliminar
  2. José Màrio Branco, hoje faz muito mais sentido do em 1981. Nessa altura a revolta politica era enorme e cega. Hoje ignorando teorias percebemos que nada mudou na essência. A nossa autarquia vive ainda com a primeira leitura do manifesto do Zé. Mas o manifesto vale mais hoje porque muitos ideais desfizeram-se. O manifesto hoje retrata factos in-temporais e por isso todos o deviam ouvi-lo e pensar porque está na hora de inteligentemente gritar " basta!"

    ResponderEliminar
  3. ...pergunto:
    -onde está o comércio local?
    para além do negócio dos supermercados que proliferam com interesses óbvios, como troca de favores, stands automóveis que vendem carros sempre aos mesmos, vai-se lá saber porquê, a questão é, como diz o sr prof. Henrique Medina, sem Crescimento económico não hà garantia de crescimento financeiro e consequentemente entramos num fosso interminável de depressão social. Depois aparecem os Chineses e as suas lojas de conveniencia e Lojas sociais para garantir a continuidade de muitos que fazem ou fizeram parte dos bloqueios nesta terra.

    ResponderEliminar
  4. Há uns dias atrás descobri um blog de slogans curiosos: http://umaverdadeirademocracia.blogspot.com
    Este parece-me demasiado radical quando eu até defendo que devemos votar, acima de tudo. Contudo, consigo compreender esta desmotivação que há perante os partidos.
    Parece que os políticos não existem para satisfazer as pessoas, mas as pessoas existem para se sujeitar aos caprichos dos políticos.
    Já fui militante de um partido e percebi como é desonesta a actividade política.
    Podemos começar pelo facto de um político ganhar mais do que aquilo que ganha a média das pessoas que governa.
    Outra questão que me intriga é a questão da idade da reforma, para os políticos a lei é outra e, novamente, os políticos recebem reformas superiores àquelas que recebe a maioria das pessoas que eles próprios governaram.
    Quantas pessoas não ficaram já desiludidas com as medidas tomadas pelos partidos em que votaram?
    Enfim, será caso para dizer que há que devolver (novamente) o poder ao povo...

    faço minhas as vossas palavras:
    VIVA SANTO ANDRÉ E A SUA GENTE.

    ResponderEliminar
  5. A curiosidade mata!
    Por isso desde que tenho memória que me lembro de ouvir este proverbio.
    Na verdade foi por pura curiosidade e acima de tudo pelo titulo que resolvi entrar neste espaço,e já que aqui estou, vou dar aso não á minha voz ( que aqui não se ouve), mas ao meu sentir.
    Fiquei completamente "abismado", depois de ler e reler a nota introdutória dos responsaveis deste espaço, por verificar que ela está eivada de referências anti-democraticas, de alusões demagógicas e acima de tudo pelo facto de ser um discurso onde em minha opinião se chegam a tocar os principios da extrema direita.
    Meus senhores, vou referir apenas dois dos pontos a que se refer o promotor deste espaço, e os pontos são:
    Em primeiro lugar o dever etico e de cidadania.
    Gostava de vos alertar para o facto de qualquer uma destas permissas, consignadas na nossa Constituição (que muitos pretendem alterar a seu belo prazer),não devem nem podem ser exercidas sob qualquer capa.A forma verdadeiramente etica(desculpa pela repetição) de elas serem exercidas é participar com rosto e opiniões bem claras e transparentes.
    A defesa da ética e da cidadania, não se faz sob a capa do anonimato nem com a criação de espaços de discussão ditos publicos, que de publico na verdade tem muito pouco.
    O exercicio da cidadania faz-se participando de froma activa e clara na defesa dos nossos interesses,independentemente de concordar ou não com o poder instituido, faz-se com frontalidade sem falsas questões no que respeita á qualidade da democracia, porque quando se tem uma atitude diferente desta, aí sim estamos a fragilizar o movimento democratico,o qual alguns os senhores (e esse é o unico aspecto que concordo convosco)teimam em dar ideia de que não presta.
    Portanto meus senhores; ética e cidadania discutem-se e defendem-se de rosto destapado, visivel e cima de tudo sem medo. Ditadura democratica é na verdade o metodo utilizado por quem tem governado este País ultimamente!
    Quanto ás coutadas gostava apenas e só de dizer que tal afirmação revela uma termenda ignorãncia da parte de quem escreveu o texto, revela uma assustadora falta de conhecimento em relação á legislação por que se rege a gestão autarquica e acima de tudo uma termenda falta de ÈTICA quando não se reconhece nenhuma virtude, bem feitoria ou o que quer que seja em relação ao trabalho relizados em todos estes anos.
    No entanto, devo reconhecer que devem ser pedidas responsabilidades aos politicos.
    Podemos sempre começar por aqueles que nem se dignam a respeitar os que legitimamente votam neles e que depois são simplesmente desrespeitados,podemos começar pelos que no fim dos seus mandatos apresentam uma completa falta de obra e uma execução orçamental tão baixa que não tem forma de ser defendidos enfim.... podemos começar por tanta coisa mas não da forma que os senhores pretendem utilizar, porque como ja disse considero-as pouco democraticas.
    Vou terminar garantindo contudo o meu regresoo.
    Sudações SANTANDRENSES!|

    ResponderEliminar
  6. Esquece-se só de dar a informação a todos os que votam, que o PS só não fez nada em Santo André porque a "cdu cortou as pernas" ao então presidente de junta de Santo André.Lembra-se?
    Isso é que é etica?
    Pessoas desse calibre para longe daqui.(santo andré não precisa).
    Quanto ao movimento também gostava que se torna-se publico,não tenham medo.Há muita gente que vos apoia e falo com conhecimento de causa.Para a frente é que é o caminho.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Caro anonimo!
    È um facto que lembro da "falta de etica por parte da cdu" em relação ao anterior executivo, assim como me lembro que o contacto preveligiado por parte do ps, era não o presidente do executivo da Câmara, como eticamente era suposto ser, mas um vereador do PSD que tinha a seu cargo o AMBIENTE.
    Lembro-me tambem da falta de ideias apresentada pelo então executivo da JFSA da altura, que pasme-se, em quatro anos de mandato limitou-se a fazer uma casota para os patos no lago do parque central e a aquirir um placar electronico que fere a vista quando se desce a cidade.
    Lembro-me de um executivo do PS que não respeitou cumpromissos instituicionais assumidos, quando tomou posse.
    Caro anonimo, quanto a memorias fico por aqui, mantendo no entanto disponibilidade para lhe lembrar outras coisas que certamente conhecerá e que por cobardia e falta de etica se escusou a apresentar aqui.
    ATÈ JÀ!

    ResponderEliminar
  8. Você é o rei da ética...realmente.Não há nimguém que tenha ética a não ser você,basta ver os comentários que tem aqui feito.
    Agora quem tem a culpa é o Zé Campos.Porra!!!Vai lá vai.
    Então vou-lhe contar a verdadeira história,que muita gente da nossa freguesia desconhece:

    Como é do conhecimento do pessoal do concelho, o PS ganhou à CDU em 2001 a junta de freguesia de Santo André.
    Mal o Presidente de Junta (PS) António Sérgio tomou posse, o Presidente da Câmara (CDU) Vítor Proença, quase de imediato mandou retirar vária maquinaria e ferramentas que estavam desde há vários anos ao serviço da mesma, estamos a falar de um dumper, ferramenta manual variada, contentores que estavam junto ao cemitério, meios humanos e até os caixotes do lixo do cemitério mandou retirar, como se os mortos tivessem alguma culpa disto.
    Ocorreram alguns eventos na freguesia, António Sérgio nunca foi convidado para nada nem nunca foi objecto de grandes atenções por parte do executivo da câmara.

    Lembra-se ou não sabe...

    Abraço 17.26

    ResponderEliminar
  9. Épa estou cego!!!Como é possivel...

    ResponderEliminar
  10. Então talvez tenha sido por birra que o executivo da JFA liderado pelo PS. tenha feito birra e tenha renunciado a assinar protocolos com a CM, que o executivo da JFSA liderada pelo PS se tenha recusado a pagar direitos de superficie a camara, se tenha praticamente desresponsabilizado de efectuar uma gestão seria do cemiterio deixando este espaço numa anarquia quase total, talvez tenha sido por birra que o exutivo da JFSA liderado pelo PS tenha entendido não negociar algumas delegações de competencias por considerar serem de qualidade menor para a junta, enfim....de birras basta. Já agora talvez tenha sido por birra do executivo da JFSA liderado pelo PS tenha tido uma execução orçamental tão baixa ao fim do seu mandato!
    Pense nisto, sr anonimo e deixe-se de fantasias sobre assuntos em pessoas bem colocadas do seu partido tem uma opinião bem diferente da sua.....

    Até já!!!

    ResponderEliminar
  11. Gostava de ter aqui o Antonio Sergio e o Vitor Proença para se defenderem.
    Mas de qualquer forma e apesar de saber da verdade posso lhe dizer que existem outras freguesias que não são cdu e acontece exactamente o mesmo que aconteceu com o Antonio Sergio...
    Será coincidencia ou é um facto que demonstra bastante bem os escrupulos do Sr vitor.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Será preciso acontecer o quê para toda a gente ver que a CDU está fora de prazo neste concelho? Continuem a votar neles mas depois não se queixem.

    ResponderEliminar
  13. RESPOSTA AO SENHOR TPT – comentário de 27 DE AGOSTO DE 2009 11:28

    Exmo. Sr. TPT,

    CAMARADA...

    Com o devido respeito e apenas por uma questão de educação, resolvemos responder-lhe.
    Desde já queremos que saiba que concordamos com muito do que aqui escreveu. Mas não nos chame de BURROS, porque isso, é que não somos.
    O senhor no seu texto, começa por nos chamar, ao “Movimento dos Não Alinhados”, de fascistas e de fazer um sem número de acusações como se as pessoas do movimento fossem todas uma cambada de atrasados mentais:
    - Cobardia pelo anonimato;
    - Ideias de extrema direita;
    - ………;
    O senhor TPT, está mesmo preocupado. Fazemos mossa é?
    Mas em que século é que o senhor vive?
    Logo aí identificou-se como uma pessoa repleta de estereótipos, não se coibindo de nos rotular. Ou seja uma pessoa com ideias pré concebidas, ou que apenas nos faz estas acusações porque alguém lhe encomendou o sermão.
    Se fossemos fascistas e de extrema direita, então haveria censura e Vª. Exª. nem sequer teria a oportunidade de escrever neste espaço e dizer o que muito bem lhe aprouvesse.
    Aliás permita-nos dizer-lhe mas o seu discurso parece mais de social-fascista e não de um democrata.
    Não é o senhor TPT, que nos vai dizer o timming para o movimento dar a cara. O movimento dará a cara quando chegar o momento certo. E desculpe, mas o momento certo somos nós que o escolheremos.
    Mais, não queremos nem pretendemos ser acusados de interferir nas eleições que se avizinham. Deixamos isso para o POVO, este livremente, é quem irá escolher e não nós.
    Fique Vª Exª sabendo que temos ideias claras sobre o que queremos e o que pretendemos.

    Depois, não somos o promotor mas sim os promotores. A língua portuguesa, como sabe, é traiçoeira.
    Diz o senhor TPT, que: “AAdefesa da ética e da cidadania, não se faz sob a capa do anonimato nem com a criação de espaços de discussão ditos públicos, que de público na verdade têm muito pouco.”
    Não podíamos concordar mais! Mas se nós (por enquanto) somos anónimos, porque é que o senhor também se esconde no anonimato sob uma sigla “TPT”, que pode querer dizer muita coisa, como (PCP), ou Todos Portugal Tramamos. Enfim, mas qual é o seu rosto?
    Não recebemos lições de Ética nem de Cidadania de ninguém. Que fique bem claro!
    Dever de Cidadania, entre muitos outros, é por exemplo exercermos o nosso dever de votar. E todos devemos votar! Cidadania, é também, não rotular os outros de que são isto e mais aquilo, quando em muitos locais deste país incluindo o nosso os autarcas descriminam as populações que não são da sua cor. Assim como os governos, descriminam os concelhos que não têm o mesmo tom.

    A Ética, em termos políticos, não é por exemplo os partidos portugueses terem cozinhado a divisão de mais dinheiro para as campanhas que se avizinham, numa altura em que muitos portugueses passam muito mal.
    Como sabe a nossa constituição consagra o princípio da igualdade.
    Agora perguntamos:
    - Onde está a igualdade, quando por exemplo um grupo de cidadãos concorre a umas eleições, como INDEPENDENTE e tem de pagar tudo do seu bolso, acrescido de impostos? É o que acontece em muitos locais de Portugal, incluindo em Santo André, onde os INDEPENDENTES, liderados por José Ferro, terão de pagar tudo do seu bolso.
    Os partidos esses estão isentos. Igualdade, não nos faça rir.

    Nas suas palavras existe contudo uma contradição, se este espaço não fosse público, como é que tanta gente participa nele, o comenta, e como é que Vª Exª, participaria nele, “SEM QUALQUER TIPO DE CENSURA”.
    Democracia para o senhor TPT, segundo as suas palavras só conta se formos todos alinhados.
    Fique a saber que neste movimento existem pessoas de todos os quadrantes.
    Muitas ainda não dão a cara porque inclusivamente fazem parte de partidos, incluindo o seu.

    (CONTINUA...)

    ResponderEliminar
  14. (...CONTINUAÇÂO)

    Só assim faria sentido. São pessoas que souberam despir as suas camisolas em prol do bem comum e não apenas de alguns.
    Respeitamos as suas ideias, sejam elas quais forem! Não nos compete a nós fazer juízos de opinião sobre a sua pessoa.

    É evidente que nem tudo o que a gestão autárquica tem feito no concelho e nomeadamente em Santo André é mau. Existiram também muitos erros, ou não concorda? Temos plena consciência que nem tudo são rosas e que também existe esforço dos autarcas. Não nos chame agora de fundamentalistas! Respeitamos muito aqueles que lutaram pela nossa liberdade, estamos eternamente gratos a todos eles.

    Mas nós, queremos mais dos nossos governantes, ou será que eles não são pagos por si, e por todos nós?
    Não podemos continuar a assistir, ao roubo permanente dos bens de Santo André, e ficar de braços cruzados.
    Santo André, é quem mais contribui em riqueza para o concelho de Santiago do Cacém.
    Em troca temos recebido apenas alguns amendoins...e isso é o que se dá aos macacos.
    Receitas:
    - Imposto Automóvel (temos o maior parque automóvel do Alentejo)
    - IMI (antigo imposto autárquico, somos de longe quem mais contribui, mais do dobro)
    - IMT (antiga Sisa, aqui nem se fala)
    - Venda de terrenos que a Câmara tem feito a especuladores, tem sido como já o dissemos um MANÁ. Tem rendido milhões não de euros, mas sim de contos.

    Ou acha Vª Exª, senhor TPT, que os Santandrenses não têm sido solidários com o resto do concelho?

    O diferencial, entre o que damos e o que recebemos é enorme.

    O que é grave senhor TPT é que Vª Ex.ª, sabe que tudo isto é verdade. Só que não quer ver.
    Vá lá, dispa lá a sua camisola e junte-se a nós. Recebê-lo-emos de braços abertos tal como recebemos todos os que querem um futuro melhor para a sua terra e para os seus filhos.

    A câmara de Santiago, não ouve as pessoas de Santo André. Finge que ouve. Quando as ouve, já tudo está previamente cozinhado. Não serve de nada dar opiniões.
    Trata-nos a todos nós Santoandrenses, como atrasados mentais.

    Enquanto existirem pessoas a passar fome e sem abrigos em Santo André, não nos calaremos! Ou o senhor TPT acha melhor gastar esse dinheiro em festas (concertos), como o do Martinho da Vila, que custou a módica quantia de 40.000 euros.

    Felizmente a grande maioria da população de Santo André concorda connosco, mas ainda irá concordar mais quando denunciarmos inúmeras situações. Serão como é óbvio, democraticamente os Santandrenses a decidir o que pretendem para o seu futuro e não o senhor PTP, à sua maneira.

    O que nos incentiva é Santo André e a nossa gente. Nós também somos Santandrenses e tal como o senhor TPT, também temos o direito de discordar.

    Mas faça favor, continue a chamar-nos nomes e a denegrir-nos. Só nos dá força para sermos ainda mais acutilantes.

    Por ser nosso conterrâneo temos estima por si, e por todos os Santandrenses, não descriminamos ninguém. Volte sempre e obrigado pela sua participação.

    Não se preocupe porque não lhe iremos responder mais! E já agora quando quiser mande-nos um email.

    Nós no MNA, só vestimos uma camisola e essa tem um nome: SANTO ANDRÉ

    ResponderEliminar
  15. Interessante e até importante para quem vive Santo André no dia a dia, o que aqui foi divulgado.
    Penso que muita gente não sabia o que se tinha passado e muitas vezes dizemos nós: Estes tipos que estão na Junta na ligam nada a isto !
    Pois, mas quem manda na "massa" é a Câmara e se a Direcção da Junta, não "alinhar", fica bloqueada e no fim nem dinheiro têm para pagar aos funcionários.
    A nossa terra tem os problemas de uma Cidade, e é governada "lá do outro lado", sentimo-mos que o que pagamos de contribuições justifica que o governo seja "cá deste lado" e se por acaso o governo "cá deste lado" não "alinhar", sofre as consequencias.
    Toda a gente sabe no dia-a-dia que os comentários são: Tudo para Santiago, Santo André só depois de Santiago. Isto só muda quando deixar de pertencer a Santiago.
    EU ALINHO.

    ResponderEliminar