sábado, 3 de outubro de 2009

A CONFIANÇA

A nossa terra está a definhar e a culpa é do poder, temos um poder que não actua, não se aproxima e que não existe a não ser na plena ascensão da palavra.
As pessoas devem aproximar-se e quem deve aproximar é o poder, ou seja é quem pode, quem tem a confiança das diversas personalidades (sociedadedes, pessoas, associações, cooperativas e até movimentos).
A confiança nasce com o poder, através do voto e do respeito, o poder deve ter a confiança da população a priori, mas quando o poder não se aproxima das ideias, das pessoas, do desporto, da cultura e das necessidades deixa de ter essa confiança.
O poder da Junta ou da câmara é um poder atribuído, conquistado, a quem as pessoas atribuem confiança, portanto a base da evolução está na confiança. Mas a confiança pode não ser eterna ,se não existirem ideias, projectos e actos, essa confiança desaparece e é ai que deve nascer uma nova confiança, daí a evolução, evolução implica tempo.
Ser presidente, ter poder, ganhar a confiança não pode ser só fazer uma rotunda, uma estrada, ser presidente é integrar, ouvir é procurar opiniões e depois agir, para que o que se faz hoje tenha resultados no futuro, um futuro positivo.
Mas para atingir o futuro precisamos do tempo, infelizmente ou infelizmente, o tempo passa e hoje em dia o tempo passa muito depressa, portanto precisamos de fazer rápido, temos de produzir, aproveitar os recursos que temos e levar esses recursos as pessoas. Tudo tem de ser rápido, pensado, planeado e trabalhado, não podemos construir hoje o que já deveria estar construído a 10 anos, as pessoas em 10 anos morrem, tornam-se frágeis, perdem o interesse pelas coisas, adaptam-se ao comodismo. Um exemplo é a biblioteca que já deveria ter sido construída a mais de 10 anos, as pessoas crescem e devem crescer com os meios, não é matando com o tempo que vai desde a altura que deveria existir até a altura que realmente existe que vamos de acordo com as necessidades da população. Outro exemplo é o auditório, as pessoas precisam, estão sedentas de cultura, mas já lá vai muito tempo e as pessoas?
MORREM, CANSÃO-SE, ACOMODAM-SE.
Anda-se a brincar com os jovens, estão a empurrar-nos para o tédio. Outro exemplo é o pavilhão que espero que esteja a ser pensado com projectos e organização, este pavilhão vai permitir e incentivar as pessoas para o desporto, só que lá está …vem tarde, já devia existir há mais tempo, mais anos. MORRE-SE EM SANTO ANDRÉ.
É preciso criar com antecipação e não quando se atinge a saturação, porque o tempo passa e muita coisa se transforma, estas questões tem precursões sociais bastante graves.
DE QUEM É A CULPA?
É PRECISO FAZER HOJE O QUE PRECISAMOS PARA AMANHA (ANTECIPAR POSSIVEIS PROBLEMAS)
ANDAM A FAZER-NOS MAL
Obrigado pela oportunidade

7 comentários:

  1. Achei este texto em forma de desabafo, muito interessante porque enquanto moradora em Santo André revejo-me totalmente nele.
    Gostava de acrescentar apenas algumas dicas. Notem e digam-me quantos problemas de Santo André foram resolvidos na sequência das presidências abertas do presidente e vereação? Acho que aquilo é só encenação para iludir o povo. Os anos passam mas os problemas continuam.
    Outro caso. As reuniões do orçamento participado. A maior parte das questões ou obras prometidas nessas reuniões com a população nunca aparecem feitas. Iludem-nos com promessas e vão-nos enrolando, enrolando.
    Dos formulários do orçamento participado distribuidos para as pessoas darem a sua opinião e dizerem as obras que queriam na freguesia, ninguém o que é feito deles depois mas não vemos nada feito e só desculpas que não pode ser, que não existe verba, ou que fica para o ano a seguir.
    Esta relação do poder com a população deixa muito a desejar no nosso concelho. Fingem que ouvem as pessoas, mas depois praticam a politica do quero, posso e mando. Estamos muito mal e não se perspectiva nada de melhor se a CDU continuar na câmara porque eles não vão mudar esta forma de trabalhar. Presidente Proença, daqui lhe digo: COM O MEU VOTO NÃO CONTE!

    Uma Maria de Santo André

    ResponderEliminar
  2. Sabem que será a vereadora Margarida a próxima presidente da CM de Santiago do Cacém se por acaso os eleitores escolherem a CDU? O Proença já disse que o mandato é do partido e não dele, por isso se vencer vai directamente para reforma!

    Falam em escolher pessoas mas isto passa ao lado de todos?!

    Como é que isto passa ao lado de um blog que se diz informativo da realidade do Alentejo Litoral? Não se vão deixar dormir agora, pois não?

    ResponderEliminar
  3. EXISTEM UMAS NOVAS FOTOS NO BLOG DO PARQUE CENTRAL, AXO QUE É IMPORTANTE DAREM UMA VISTA DE OLHOS

    ResponderEliminar
  4. É realmente necessário que se antecipem situações....

    Quem fica a perder é o povo , mas deixe estar que falta pouco para as coisas mudarem.

    Quero também agradecer a este blog por o magnifico trabalho que estão a fazer juntamente com quem vai depositando por aqui umas opiniões bem interessantes, por Santo André,está a ser decididamente uma pedrada no charco.

    Abraço e espero que continuem a demonstrar a paixão que tal como eu têm por santo André

    ResponderEliminar
  5. Fico-me somente pelo tema do artigo ou post e sem entrar noutras considerações, para dizer que na realidade esta forma de estar destes executivos CDU que temos em Santiago e em Santo André e na sua relação com a população é francamente negativo e revela ainda laivos de prepotência, alguma arrogância e pouca consideração por todos nós enquanto moradores e eleitores. Por um lado fazem promessas que depois não cumprem, e que não justificam perante a população. Depois passam as promessas para o mandato seguinte e repetem o mesmo. Acho que é preciso ter cara de páu e muita lata para virem depois nas campanhas eleitorais com apertos de mão, sorrisinhos, simpatia a rodos, para pedir o nosso voto sabendo nós o que eles fizeram ou não fizeram. A população de Santo André precisa de dar uma grande lição de civismo e de protesto a estes senhores da CDU, e dizer-lhes através do voto no dia 11 que a nossa insatisfação chegou ao fim, e não há mais margem de manobra para nos continuarem a enganar com falsas promessas e depois vão engonhando ao longo do mandato como têm feito. E por aqui me fico sem apelar ao voto em qualquer partido porque a população de Santo André é suficientemente inteligente para ver como está a cidade e a freguesia, o que tem tido ao longo destes mandatos e saber onde deve ir votar.

    ResponderEliminar
  6. NÃO SE ESQUEÇAM QUE, QUEM MANDA NOS CANDIDATOS DA CDU, PROENÇA/MARGARIDA, À CÂMARA DE SANTIAGO DO CACÉM, ALENTEJO, É O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS DE LISBOA...
    NÓS, OS MUNICIPES, ESTAREMOS SEMPRE EM ÚLTIMO LUGAR.

    ESTÃO A VER UM ADMINISTRADOR PAGO PELO BELMIRO DE AZEVEDO, INFILTRADO COMO ADMINISTRADOR NO GRUPO ESPIRITO SANTO!!!...
    É O QUE NÓS TEMOS TIDO HÁ 34 ANOS NA CÂMARA DE SANTIAGO

    ResponderEliminar
  7. Não é só na camara ,nos partidos de oposição da cdu também se passa o mesmo.Nas associações e até nos serviços de informação do nosso concelho.
    CONTROLO ABSOLUTO

    ResponderEliminar