segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

EM AUTÁRQUIAS.ORG

Título: Falta de sinalização em vários cruzamentos

"Há vários cruzamentos em Vila Nova de Santo André em que não existe sinalização de forma a criar prioridades. Só não há mais acidentes, por uma questão de bom senso dos condutores. Ao longo da Rua dos Navegantes existem vários pontos nesta situação, em que quem circula na via principal, perde prioridade para quem acede de zonas "residenciais", apenas de acesso a estacionamentos... "

Luis Miguel Chainho

Título: LIXO, fora dos contentores ...

"Junto e á volta dos contentores de lixo, existe muito lixo ! Moro junto ao Mercado Municipal, falo do que vejo neste local, mesmo junto ao agora novo "Gabinete de Apoio ao Empresário" E vejo todo o tipo de lixo (caixas de cartão, garrafas, lixo doméstico e até comida para gatos e cães...) fora dos contentores e em cima do passeio ... dificultando ou até impedindo a passagem ás pessoas . É urgente que se tome providências sobre esta situação . manel PS: se não forem tomadas medidas com a celeridade que o caso merece, voltarei com imagens ... "

MANEL

Título: Estado da via pública e infra-estruturas

"Vivo no Concelho de Santiago do Cacém, mais concretamente em Vila Nova de Santo André, no Bairro da Petrogal, lote C4. Lote este inserido no Loteamento da Várzea, o qual comprei à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, em hasta pública em 07 de Novembro do ano 2001.
Por minha parte cumpri com todas as disposições legais que envolvem a compra de um lote urbanizado e construi a minha moradia, com todos os contratempos, despesas e impostos inerentes a estas situações.
A CMSC emitiu a Licença de Utilização do meu lote em Setembro de 2004, o que significaria que o lote tinha todas as infra-estruturas que a lei prevê. O que infelizmente não se verifica até à presente data. Quero referir que só em Setembro do presente ano me foi comunicado pela CMSC que o fornecimento de electricidade iria passar a carácter definitivo, tendo tido até então um contrato de fornecimento de electricidade para execução de obra. Mas o ponto mais flagrante é a degradação e inexistência de pavimento, escoamento de aguas pluviais e passeios no interior do bairro. De referir ainda o parque de estacionamento previsto no loteamento que até à data não foi executado, estando no seu lugar um autêntico terreno baldio.
Verdadeiramente exausto de idas e vindas à CMSC, dos mais diversos contactos telefónicos e pessoais com o Sr. Vereador José Rosado, que dia após dia refere uma nova data para o inicio das obras, imputando a responsabilidade do atraso da obra à empresa Águas de Santo André.
Solicito em meu nome e de outros moradores deste bairro uma resposta urgente a este assunto."

Zacarias Maria Moniz

33 comentários:

  1. COMO É POSSIVEL A COMUNICAÇÃO FALAR DE TANTA COISA SEM INTERESSE E DEPOIS NADA ACERCA DESTES ASSUNTOS?
    OS JORNALISTAS QUE POR CÁ ANDAM DEVERIAM COLOCAR NO FINAL DE CADA ARTIGO OS SEUS REGISTOS DE INTERESSES E AFECTOS.

    CADA VEZ QUE DEAMBULO POR ESTE BLOG MAIS TRISTE FICO COM O DINHEIRO QUE TENHO GASTO EM LER AS TRETAS QUE ME APRESENTAM OS INTERESSADO E INTERESSEIROS.

    ISTO NO ALENTEJO ANDA BONITO

    ResponderEliminar
  2. Vai uma aposta: Amigo Zacarias o seu problema vai ser resolvido. "Eles" não gostam destes blogs e como tal , vão mandar um "batalhão" de pessoal para resolver o seu assunto.

    ResponderEliminar
  3. NÃO RESISTI E COPY PASTE:(AINDA DIZEM QUE ESTÃO COM A POPULAÇÃO DE SANTO ANDRÉ)
    Comentário de Carlota Pereira
    Também resido no Bairro em questão, pelo que gostaria de acrescentar o seguinte:

    Vivo neste bairro desde meados de 2002. Que já nessa altura os arruamentos no interior do bairro eram de baixa qualidade, é um facto, mas com a implantação do Loteamento da Várzea, em que a C.M.S.Cacém se limitou a vender lotes supostamente urbanizados, descurando em meu entender a sua responsabilidade quanto às infra-estruturas dos mesmos, e que agravou o seu estado, é uma realidade.

    A situação acima descrita piorou com a implantação da superfície comercial contígua, devido ao tráfego de veículos pesados que circulou nos arruamentos do bairro aquando da sua construção.

    Para agravar ainda mais esta situação, verificou-se há uns meses a intervenção da EDP, com a abertura de valas para passagem de cabos subterrâneos, não tendo esta entidade providenciado a compactação e alcatroamento do solo, ficando este a formar verdadeiros trilhos.

    Em concreto, o que existe de há 5 a 6 anos a esta parte no interior do Bairro da Petrogal – 2ª Fase, é efectivamente um caminho cheio de buracos, ervas, pedras e terra, conjuntamente com um autêntico terreno baldio, que há muito já deveria ser um parque de estacionamento (assim consta no projecto) como referiu e bem o Sr. Zacarias.

    Solicito também eu, à Câmara Municipal de Santiago do Cacém a rápida e eficiente intervenção do referido espaço, pois se nós cidadãos comuns, contribuímos com os nossos impostos, também a C.M.S.Cacém tem a obrigação e o dever de manter a qualidade e boa funcionalidade, neste caso em concreto, da via pública e respectivas infra-estruturas.

    Melhores Cumprimentos,

    Comentário de Fernando Custodio
    Sou morador com o nº 97 deste bairro e desta rua que é a mais maltratada e fico igualmente insatisfeito com o desprezo com que temos sido tratados pela Câmara de Santiago do Cacém .
    Partilho totalmente as opiniões relacionadas com este assunto.
    É revoltante que se arranjem argumentos consecutivos para nada fazerem.
    Inicialmente foi a conclusão dos lotes que era motivo para não arranjarem .
    Agora é a substituição das condutas de água.
    Vieram abrir uma vala para os cabos de fornecimento de energia aos lotes em causa e agora piorou mais ainda.
    A vala ficou só parcialmente tapada com terra .
    A terra agora abateu e está vala aberta e agora nem essa é tapada.
    Será que há alguem que leia isto e nos possa ajudar a pressionar a Câmara para que algo seja feito?
    É que o tranporte de lama para casa quando chove e o pó
    quando está bom tempo leva até os mais calmos ao desespero e acho que estamos a atinjir o limite do que é suportavel.
    Vim para cá morar em 2001 e já a situação se arrasta pelo menos que eu tenha conhecimento desde então.
    Já estraguei um pneu do carro que fez uma batata lateral
    por causa da vala.
    Sempre que chove um bocadinho mais tenho que calçar as botas de borracha e ir destapar a sargeta pois é a unica existente na rua e é para onde correm todas as águas pluviais e se não for fazer isso forma-se um lago que me impede de entrar em casa.
    Existe uma máquina que faz a limpeza das ruas e hoje 28/10/2009 andou aqui próximo a fazer esse serviço, Ainda chegou ao inicio da rua mas voltou para trás.
    Será que fazemos parte de outro municipio?`

    É urgente que algo seja feito.

    Parem de nos enganar.

    Melhores Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. MAIS E MAIS

    Comentário de Anabela Oliveira

    Ao ler a informaçao de Sr. Zacarias, senti na pele igualmente toda a indignaçao.
    Também resido no mesmo Bairro e também construi uma moradia, lote C2 , ciente de que o lote tinha as infrastruturas feitas, informaçao passada pela Autarquia aquando da compra do lote em 2001. Quando se deu inicio á construçao da casa, foi quando me deparei com a mentira . A partir daqui foi uma lufa lufa de idas à CMSC para resolver a situaçao. Quanto ao fornecimento de luz próvisória, foi um processo rápido, uma vez que a Autarquia responsabilizou-se perante a Empresa de electricidade pelas obras em falta, quanto ao fornecimento de água, tive que pagar a obra a ser executada para ter água para obra. Confesso que ainda hoje depois de tantas idas á Camara Municipal de Santiago de Cacem e reencaminhada desta para a Empresa de Aguas de Santo André, nunca percebi quem é que tinha razao. Desde 2003, altura que a Autarquia emitiu a licença de utilizaçao, passei a pagar imposto IMI sem infrastruturas feitas, mas fui informada pelo funcionário das Finanças se nao pagasse o imposto era então penhorada a habitaçao. Desde essa altura até agora que vejo a degradaçao deste Bairro, as valas e buracos instalaram-se à frente de minha casa e já tive que encher de pedras à entrada para nao ficar sem escape da minha viatura. Quando chove, à saida da portão ponho o pé na lama e a areia vai se espalhando pelo caminho. Há minha frente continua um terreno baldio, supostamente lugar, que em projecto seria um parque de estacionamento.
    Como cidadã, penso que também cumpri com as minhas obrigaçoes, será que é necessário pedir ajuda à Comunicçao Social para fazer uma reportagem sobre a situaçao deste Bairro?

    Os meus cumprimentos
    Comentário de Carlos Lobito Pereira
    Residente no lote 87, lutei bastante para o arranjo da rua após a conclusão das Superficies Comerciais Marchè. Inclusive entreguei uma petição na C.M.S.C. assinada por todos ou quase todos os residentes desta rua, a pedir o arranjo do que as obras do referidos «Marchés» estragaram. A resposta foi «engraçadíssima».
    Estou disponível para ir-mos a uma sessão da C.M.S.C., e aí expôr-mos os problemas existente nesta rua, que não é só os buracos.
    E a recolha de lixo? Duas vezes por semana? E no Verão, quem tem o contentor à porta (como eu) o cheiro e moscas que temos de suportar? Várias vezes fui à Câmara falar com o sr.Pinheiro (engenheiro), mas como ele não mora aqui !....

    ResponderEliminar
  5. MAIS E MAIS:
    Comentário de Aires Andrade
    Resido igualmente neste bairro, desde 1977.
    Concordo plenamente com o alerta do meu vizinho Zacarias Maria Moniz e com o comentário da minha vizinha Carlota Pereira.
    Mais acrescento, que esta realidade não é nova.
    Os arruamentos deste bairro sempre careceram de manutenção.
    Uma vez que grande parte das casas são pré-fabricadas, logo, está implícito que seria uma urbanização com duração limitada a alguns anos.
    No entanto o bairro tornou-se uma urbanização definitiva e a prová-lo estão os loteamentos recentes.
    Dessa forma, as vias internas de circulação mereciam outra atenção, pois estão naturalmente degradadas pelo uso, dado que já se ultrapassou em muito a finalidade original.
    Paralelamente, durante as obras de construção dos empreendimentos comerciais situados na periferia do bairro, as vituras pesadas e máquinas, utilizaram os acessos viários do mesmo, degradando-os ainda mais, pois relembro que o piso foi concebido para um uso previsto de apenas 20 anos.
    Comentário de Luis Vieira
    Realmente é lamentável o estado do nosso bairro, vivo no nº 94 desde 1985, e as poucas vezes que vi alguém fazer alguma coisa nesta rua, foi unicamente “jogarem” algum alcatrão nos muitos buracos que por aqui estão. Sim, porque eles continuam por aqui, e cada vez são mais………..
    As pessoas que aqui moram, vão investido e melhorando o estado de conservação das suas casas, pois é um dever que nos compete. Mas parece que os deveres são unicamente para os proprietários destas moradias, pois quando toca à responsabilidade da Autarquia, há sempre uma razão, à qual eu chamo é desculpa para nada se fazer.
    Tenho a certeza que esta é a rua mais danificada de Vila Nova de Santo André, que geograficamente está escondida, pois como diz o velho ditado;
    “Olhos que não vêem, coração que não sente”!!!!!!!!!!!!
    Talvez seja altura do executivo da CMSC e respectiva Junta de Freguesia da nossa “Cidade Nova”, olharem para este assunto com outros olhos….
    Eu também estou disponível para dar um passo em frente!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. E AINDA MAIS:
    Comentário de João Sousa
    Mais de uma vez assisti ás reuniões camarárias e, sei bem o que se passa.
    Gostaria que a C.M.S.C.me informasse quais as infraestruturas de fundo realizadas pela mesma em Vila Nova de Santo André.Não chego a compreender como nós moradores nesta ( Cidade ) , consentimos que Vila Nova de Santo André seja unicamente um bebedouro para a C.M.S.C. As infraestruturas existentes foram aquelas que o G.A.S. nos deixou, daí para cá a digníssima Câmara não se dignificou fazer nada. Até a rua para o Intermarché foi executada com o negócio feito entre a COOPGALS. e o Inter. Reprovaram-nos todos os projectos e, inclusivamente ainda nos obrigavam a fazer uma terceira rotunda. Se um simples cidadão quizer adquirir um lote de terreno para habitação própria só se fizer as infraestruturas á sua custa. Os terrenos nobres que foram deixados pelo G:A:S: têm sido o suporte do desenvolvimento de Santo André. Reparem que até o mercado Municipal foi pago pelas verbas deixadas pelo G:A:S: para tal efeito. Inclusivamente onde hoje existe o Gabinete Municipal estava destinado a camaras frigoríficas para abastecimento local. Não me posso esquecer a guerra existente em tempos para que fosse aberta a rua que hoje serve o Inter, pois colocaram tantos obstáculos e nunca a fizeram porque diziam que passava uma conduta de 300mm para abastecimento de água. O povo tem aquilo que merece, vejam o desenvolvimento que teve Grândola e Alcácer do Sal depois de 30 anos de governação comunista.Fez-.se mais num mandato do que os comunistas fizeram em 30 anos. Com esta Câmara acontece o mesmo. No entanto o povinho destas paragens acham que estamos bem entregues. Vejam o estado em que se encontra o Parque central, os bairros da Petrogal, o que fizeram com a plantação das grevíleas robustas nos bairros do Liceu e Horizonte. Depois gasta-se o dinheirinho que havemos de pagar com língua de palmo, aos incompetentes e, não só. Meus amigos, abram bem os olhos, pois esta gente está aqui para se governarem e o Zé que se lixe. Mais não digo, pois ainda poderei ser processado

    ResponderEliminar
  7. MAIS(COPY PASTE):
    Comentário de João Diniz
    Por razões profissionais vim para esta zona do país há cerca de 20 anos. Na procura de casa para morar percorri aldeias, vilas e cidades desta área. Um belo dia, vindos da lagoa, ainda mal conhecíamos V. N. Santo André, e sempre na procura de habitação, passamos aqui à porta e comentámos "...olha, uma casinha destas seria o ideal para nós..." , nesse momento longe, mas mesmo muito longe, de saber que viria a morar aqui. Por vicissitudes da vida acabámos por adquirir a casa 77. Tínhamos na altura dois filhos, um com 2 anos e o mais velho com 9. O espaço que a casa nos oferecia, quer interior quer exterior, era para nós realmente o ideal. Os vizinhos, apesar de não conhecermos ninguém, receberam-nos com a maior das simpatias. O bairro era extremamente sossegado, tínhamos o supermercado à porta (lembram-se…?) e um bem estar invejável. Entretanto o tempo passa, a vida exige outras necessidades e o bairro começa a transformar-se. As casas são melhoradas, reparadas, aumentadas, algumas tornam-se mesmo em grandes vivendas com piscina e tudo… ?, e até o supermercado desaparece, tornando-se o seu espaço envolvente, à noite, num centro de comercio e de actividades menos condicentes. Enfim ,frutos da evolução…!! Mas se tudo evoluiu e mudou, desde as estruturas, os hábitos, mesmo os vizinhos, algo se mantêm inalterável, os ACESSOS. E enquanto que noutros bairros desta cidade se verificam enormes e substanciais arranjos e melhorias, no “velho” Bairro da Petrogal a simples rua que o atravessa continua inexplicavelmente degradada, sem um mínimo de manutenção credível, utilizada por peões e por viaturas, pois também não existe um simples passeio para as pessoas se movimentarem com aquele mínimo de segurança. Srs. Presidentes, as nossas vidas estão constantemente a cruzar-se, quer por motivos pessoais, quer por motivos profissionais e/ou desportivos, e tenho por ambos o maior respeito, quer como pessoas quer pela obra que tem marcado os mandatos em que têm sido investidos. É no entanto hora de se ver também respeitado um bairro carismático desta cidade que merece simplesmente o arranjo da rua que o atravessa e a defesa dos peões que o utilizam.
    Comentário de Laura Santinhos
    Boa tarde,
    Apesar de não ser actualmente moradora não pude deixar de comentar a situação lamentável que se passa no Bairro da Petrogal.
    Por ter amigos e família no bairro, utilizo muitas vezes a via que faz ligação ao bairro e é impressionante as péssimas condições da estrada, das bermas, os atrasos na recolha do lixo que se acumula muitas vezes durante dias, etc.
    Estou neste momento a pensar em adquirir habitação em Santo André e o Bairro da Petrogal sempre foi um dos que mais gostei para habitação. No entanto, as mais-valias deste bairro são abafadas pelas más condições em geral em que se encontra. É incrível que a Autarquia e a Junta de Freguesia deixem chegar as coisas a este ponto e não sejam tomadas medidas que garantam o mínimo serviço aos moradores.
    Espero sinceramente que a situação seja melhorada em breve, pois este bairro necessita urgentemente de infra-estruturas que sirvam os moradores e quem por lá passa diariamente.

    ResponderEliminar
  8. Comentário de Alberto Serápio
    Como morador do bairro da Petrogal há mais de 20 anos, venho também manifestar o meu descontentamento relativamente a este bairro.

    É de lamentar que, no século em que estamos, os cabos eléctricos ainda passem por dentro dos quintais. Como já aconteceu por diversas vezes, basta que um desses cabos tenha um problema, para que várias casas fiquem sem energia.

    O estado das ruas não vale a pena comentar, pois já foi referido por outros moradores.

    Quanto às limpezas da rua, andavam quatro trabalhadoras a fazer essa mesma limpeza, encontrando-se hoje em dia a penas uma. Será que o bairro passou de pouco importante a muito pouco importante???

    A casa onde antigamente estavam guardadas as bombas das fossas continua ali. Será que é o símbolo do bairro????

    Passados todos estes anos penso que consegui perceber porque é que este bairro foi desprezado: nós, os moradores do Bairro da Petrogal, não pagamos imposto!?

    Comentário de Ana Oliveira
    Como todas as pessoas que já deixaram o seu comentário, também eu resido no Bairro da Petrogal, mais propriamente no lote número 8, há cerca de 21 anos (para mim uma vida, pois só tenho 23 anos).
    Não posso deixar de estar mais de acordo com tudo o que já foi dito pelos meus vizinhos, pois o “velho Bairro da Petrogal” não passa disso mesmo, dum bairro velho e esquecido.
    Apesar da evolução dos tempos, das novas casas construídas, dos hipermercados, da estrada que dá acesso ao resto da cidade, vejo com alguma tristeza que as condições em termos de pavimentação, de limpeza de ruas, de recolha de lixo e de acessos ao bairro continuam péssimas.
    Foi com alguma indignação que vi as escadas construídas para permitir o acesso do Bairro da Petrogal até à estrada dos Hipermercados. Sei que esse acesso foi bastante pedido pelos moradores, fazendo-se até um abaixo-assinado, mas não é por fazerem obras destas que os moradores se vão calar. É inaceitável que estas escadas condicionem a mobilidade a uma grande percentagem de pessoas, pois basta estarem numa cadeira de rodas, transportarem um carrinhos de bebé ou uma simples bicicleta, para não conseguirem passar.

    Espero que as gerações futuras, principalmente as crianças, possam brincar no Bairro da Petrogal em melhores condições de segurança do que eu um dia brinquei. Não existem passeios, passadeiras, a estrada está cheia de buracos, o lixo chega a estar dias sem ser recolhido. Já é tempo de fazerem alguma coisa!

    Apesar de vivermos numa ponta da cidade, penso que o Bairro da Petrogal ainda faz parte de Vila Nova de Santo André, ou não???

    Cumprimentos


    AINDA MAIS NO SITE

    ResponderEliminar
  9. Os eleitos da Coligação Democrática Unitária estão atentos a todos os problemas do concelho, e não tenho duvidas que se dependesse da sua vontade todos os problemas se resolviam de uma vez. Mas não é possivel resolver tudo de uma vez, numa terra em constante evolução e com problemas novos todos os dias o que é normal numa sociedade em movimento. Os autarcas da CDU vão fazer o que está ao seu alcance mas para isso também precisam da boa vontade e da colaboração das populações. Haja a certeza que noutras terras administradas por autarcas que não sejam eleitos da CDU que estes problemas também existem, porque as terras e as cidades estão numa dinamica permanente. Hoje resolve-se um problema, amanhã surge outro. Hoje constroi-se uma infra-estrutura, essa infra-estrutura daqui a uns anos já não responde perante uma nova realidade. A sociedade está sempre a mudar, não é uma realidade estática. Temos que manter a tranquilidade e confiar nos autarcas da CDU, que têm feito um grande trabalho no concelho, estão atentos a todos estes problemas, e com serenidade irão resolver todas estas situações. A CDU NÃO RECUA PERANTE OS PROBLEMAS! A CDU AVANÇA CONTRA OS PROBLEMAS SEMPRE COM SOLUÇÕES, MESMO QUE DEMORE UM POUCO MAIS. O dinheiro não cai do céu, e o concelho não é só Santo André. A CDU NÃO VAI RECUAR NEM ABAIXAR OS BRAÇOS ATE RESOLVER OS PROBLEMAS DO CONCELHO !

    ResponderEliminar
  10. Olha chegou o cromo do costume, talvez um testa de ferro para apaziguar a hostes.
    Força pessoal do Bairro da Varzea, pelo preço dos lotes que pagaram têm direito.
    A Luta continua.

    ResponderEliminar
  11. José Silva
    Dou o meu nome pois não tenho medo nem de nada nem de ninguém. Ainda está para nascer quem me toque com um dedo que seja.

    Eu tenho acompanhado pontualmente o blog e fiquei absolutamente siderado pela falta de respeito que a Câmara tem pela população, ao mandar um qualquer escravo de plantão da CDU responder desta forma absolutamente desrespeitosa pelos municípes que através deste espaço apresentaram as suas justas reclamações.
    Diga-se em abono da verdade... fiquei com a ideia de que só recorreram a este espaço depois de esgotar inúmeras tentativas junto da autarquia, para serem ouvidos, em vão.
    A nossa comunicação social não liga aos anseios da população. Basta ler ou ouvir, os nossos jornalistas.
    Agora é bom que os nossos conterrâneos ponham os olhos neste blog, porque vâo-se descobrindo muitas verdades.
    Força conterrâneos.

    José Silva

    ResponderEliminar
  12. A CDU É UM "TUMOR MALIGNO" NO CONCELHO DE SANTIAGO E DEPOIS TEM UNS UMAS "RAMIFICAÇÕES", COMO ESTE CROMO, QUE VÃO TENTANDO MINAR O QUE AINDA ESTÁ SAUDÁVEL...

    ANTIGAMENTE AINDA PODIAM IR PARA A RUSSIA E OUTROS PAÍSES DE LESTE...AGORA, SÓ UMA PEQUENA PARTE DO ALENTEJO, CHINA E CUBA (ILHA)...É TRISTE...

    ResponderEliminar
  13. Tenho que dizer que não sou moço de recados da câmara, e nem sequer trabalho para a câmara nem sou funcionário do PCP. Sou militante e comunista convicto, e isso basta-me para acreditar no trabalho formidável dos eleitos da CDU e para os defender aqui, como podia vir defender o meu Benfica ou outra convicção qualquer. A câmara, o PCP e a Coligação Democrática Unitária têm os seus meios e não precisam da minha colaboração para defender seja o que for. Aliás, o trabalho dos eleitos da CDU é o seu melhor cartão de visita, e tem sido reconhecido mandato após mandato pelas populações que lhes dão o seu voto e a sua confiança. A CDU NÃO RECUA perante alguns ataques reacionários, de quem tem palas nos olhos e recusa ver o grande trabalho que tem sido feito neste concelho pelos eleitos da Coligação Democrática Unitária. A CDU AVANÇA SEMPRE contra os problemas das populações e está ao lado delas nas suas lutas pelos direitos conquistados e aos ataques constantes de que são alvo. A CDU NÃO RECUA, ao contrário de outros partidos que só dão a cara de quatro em quatro anos. A CDU ESTÁ SEMPRE NO TERRENO, E AVANÇA SEMPRE PARA AJUDAR AS PESSOAS E TENTANDO SEMPRE TER UMA PALAVRA DE CONFORTO PARA O SOFRIMENTO DAS POPULAÇÕES. A CDU AVANÇA, E QUEM VOTA NA CDU TEM SEMPRE ESPERANÇA!

    ResponderEliminar
  14. A responsabilidade da falta de acessos e de todos os problemas é do Gabinete da Área de Sines e dos vários GOVERNOS. Tenho a convicção que a nossa câmara Municipal vai resolver estes problemas quando PS e PSD não o fizeram como deviam. A CDU é uma força política que tem crescido grandemente no concelho e muito na freguesia de Santo André e isso sucede porque tem a confiança da população e o povo de Santo André sabe quem merece o seu voto. Não vai ser por meia dúzia de contestações pontuais que se pode colocar em causa um trabalho de mais de 30 anos e que tem pensado nos mais pobres e carenciados. Foi errado que o Gabinete da Área de Sines não tivesse investido neste bairro e urbanizado como devia.

    ResponderEliminar
  15. Comunista confiante,tire a pala dos olhos.
    O problema do pais é mesmo esse o clubismo,as pessoas em vez de votarem nas pessoas andam a votar em clubes,isto não é futebol.NÃO ADIE O SEU NEM O NOSSO FUTURO.EM SANTO ANDRÉ TEMOS DE AFASTAR O CLUBISMO E VOTAR NO MELHOR PARA A NOSSA TERRA.
    ISTO NÃO É UMA LUTA PARTIDÁRIA ,ISTO É O FUTURO DE SANTO ANDRÉ

    ResponderEliminar
  16. 11-JAN-21:56(CÓPIA DO TEXTO COM TROCA DA PALAVRA CDU POR PS)
    Comunista confiante disse... (RETIRA-SE O NOME CDU E COLOCA-SE O NOME DO PS, PSD OU OUTRO-VAI DAR AO MESMO)
    Os eleitos DO PARTIDO SOCIALISTA estão atentos a todos os problemas do concelho, e não tenho duvidas que se dependesse da sua vontade todos os problemas se resolviam de uma vez. Mas não é possivel resolver tudo de uma vez, numa terra em constante evolução e com problemas novos todos os dias o que é normal numa sociedade em movimento. Os autarcas DO PS vão fazer o que está ao seu alcance mas para isso também precisam da boa vontade e da colaboração das populações. Haja a certeza que noutras terras administradas por autarcas que não sejam eleitos daDO PS que estes problemas também existem, porque as terras e as cidades estão numa dinamica permanente. Hoje resolve-se um problema, amanhã surge outro. Hoje constroi-se uma infra-estrutura, essa infra-estrutura daqui a uns anos já não responde perante uma nova realidade. A sociedade está sempre a mudar, não é uma realidade estática. Temos que manter a tranquilidade e confiar nos autarcas DO PS, que têm feito um grande trabalho no concelho, estão atentos a todos estes problemas, e com serenidade irão resolver todas estas situações. O PS NÃO RECUA PERANTE OS PROBLEMAS! O PS AVANÇA CONTRA OS PROBLEMAS SEMPRE COM SOLUÇÕES, MESMO QUE DEMORE UM POUCO MAIS. O dinheiro não cai do céu, e o concelho não é só Santo André. O PS NÃO VAI RECUAR NEM ABAIXAR OS BRAÇOS ATE RESOLVER OS PROBLEMAS DO CONCELHO !

    ESTÁ A VER?OU AINDA NÃO?

    A LUTA ESTÁ EM AFASTAR ESSAS IDEIAS CLUBISTAS!!!

    ResponderEliminar
  17. Companheiro das 9.51
    A CDU tem na câmara um presidente de alto nível, e 3 vereadores de grande competência, tudo gente formada, que conhecem a realidade deste concelho como as palmas das mãos. A CDU escolhe os melhores para as suas listas. A CDU não vai a votos só com o simbolo da coligação. A CDU vai a votos e leva boas equipas. É por isso que a CDU está sempre bem preparada para enfrentar todos os desafios e resolver os problemas das populações. A CDU está bem preparada, tem boas equipas na cmsc e na junta de freguesia de Santo André e não vai recuar perante os problemas das populações. A CDU vai continuar a lutar ao lado das populações e tudo está a fazer para resolver os seus problemas e a melhorar a sua qualidade de vida.
    COM A CDU NA LIDERANÇA, O POVO PODE TER SEMPRE ESPERANÇA! ENQUANTO O POVO QUISER A PRECISAR, A CDU ESTÁ PARA LUTAR E PARA TRABALHAR !

    ResponderEliminar
  18. O POVO PRECISA DE SANTO ANDRÉ A CONCELHO!!!
    A CDU NÃO ESTÁ DO LADO DA POPULAÇÃO
    A CDU TEVE A ENGANAR O POVO NAS CAMPANHAS,VIAM-SE OS TRABALHADORES DA CAMARA TODOS OS DIAS EM ALTURA DE CAMPANHA,AGORA ACABOU A CAMPANHA E ELES DESAPARECERAM.
    EXISTE CORRUPÇÃO MASSIVA NA CAMARA,EXISTEM MUITOS FAVORECIMENTOS,EXISTE IMCOMPETENCIA E FALTA DE VISÃO.
    ELES NÃO ESTÃO DO LADO DE NIMGUEM AMIGO,MAS É COMO SE DIZ ACIMA É TUDO IGUAL.
    EM SANTO ANDRÉ SÓ QUEREMOS SER NÓS A TOMAR CONTA DO QUE É NOSSO.
    ESTAMOS A ANDAR PARA TRAS AMIGO

    É A REALIDADE

    ResponderEliminar
  19. ESTÃO A ENGANAR O POVO!!!

    ResponderEliminar
  20. O cromo continua a debitar "larachas".
    Dá a cara . Afinal outros já deram a cara.

    ResponderEliminar
  21. Camarada das 10.14 diga-me em que universidade se formou essa gente formada de que fala. O Dr. Victor Proença tirou o curso superior onde?

    ResponderEliminar
  22. A população sabe que pode contar sempre com os eleitos da CDU, porque a CDU NÃO RECUA! A CDU AVANÇA PARA A MUDANÇA. Ao lado das populações, os eleitos da CDU estão preparados para as dificuldades e para trabalhar afincadamente e cumprir o seu programa eleitoral. A CDU NÃO RECUA! A CDU AVANÇA E SEMPRE COM CONFIANÇA. COM UMA PALAVRA SEMPRE AMIGA E DE ESPERANÇA! PORQUE A CDU É DE CONFIANÇA!

    ResponderEliminar
  23. VOCÊ AINDA VEM GOZAR COM AS PESSOAS.ESTÁ BEM ESTA!!!!

    ResponderEliminar
  24. Claro que sim. Está a tentar correr com o pessoal. Cá por mim considero um tipo destes uma flatulência envenenada.

    ResponderEliminar
  25. A população não vai em conversas da treta. A população sabe bem o que quer. E a população disse nas urnas que queria os eleitos da CDU nas autarquias de Santiago. E a CDU aceita e respeita a vontade das populações, expressa democráticamente. Os eleitos da CDU sabem quais são as suas responsabilidades e coloca sempre as populações em primeiro lugar. A vida das pessoas não é para brincadeiras. Os eleitos da CDU têm um grande respeito pela vida das pessoas e pelos seus problemas do dia-a-dia. Os eleitos da CDU prezam a opinião das pessoas. Ouvem as pessoas. Para os eleitos da CDU a opinião das pessoas conta e é muito importante nas decisões dos autarcas da CDU. A CDU NÃO RECUA. A CDU AVANÇA SEMPRE E VAI AO ENCONTRO DAS EXPECTATIVAS DAS POPULAÇÕES. A CDU DÁ CONFIANÇA E DÁ ESPERANÇA!

    ResponderEliminar
  26. A POPULAÇÃO TEM IDO "EM CONVERSAS DE TRETA"...VOCÊS TÊM SABIDO ENGANAR BEM ALGUNS MILHARES DE ELEITORES...NAS SERÁ POR QUANTO TEMPO????

    ResponderEliminar
  27. Ó DEFENSOR MOR, DA CDU....AFINAL PÕEM OU NÃO, OS "PENICOS" PARA OS TURISTAS NA PRAIA DA LAGOA DE SANTO ANDRÉ???????????????????????????

    ResponderEliminar
  28. JÁ MANDARAM AS FOTOS PARA O NÓS POR CÁ?
    OU VÃO FICAR A ESPERA,JÁ NÃO ESPERARAM TEMPO DE MAIS?NÃO ACHAM QUE A CMSC ANDA A BRINCAR CONOSCO A TEMPO DE MAIS...

    ResponderEliminar
  29. A CDU NÃO RECUA. A CDU AVANÇA, e vai para cima dos problemas e das necessidades das nosso queridas populações. A população de Santo André está feliz com a CDU. A população de Santo André disse isso nas eleições. E os eleitos da CDU respeitam os votos da população de Santo André. Por isso a CDU NÃO RECUA e vai resolver os problemas da população. A população de Santo André disse nas urnas que confia nos eleitos da CDU. A população de Santo André disse nas urnas que quer que sejam os eleitos da CDU a comandar os seus destinos e a resolver os seus problemas. A população de Santo André votou e preferiu os eleitos da CDU e não preferiu os eleitos de outras forças partidárias. PORQUE A CDU É DE CONFIANÇA E DÁ ESPERANÇA! A CDU NÃO RECUA E VAI SEMPRE EM FRENTE PARA MELHORAR A VIDA DAQUELES E DAQUELAS QUE MAIS PRECISAM, MENOS TÊM, E MAIS SOFREM! Os eleitos da CDU sabem o trabalho e as responsabilidades que têm à sua frente mas não recuam, não têm medo de assumir essas mesmas responsabilidades e vão sempre em frente, para a linha de combate, de mangas arregaçadas, para resolver os problemas das nossas queridas populações que merecem tudo de bom. A CDU AVANÇA, DÁ ESPERANÇA E É DE CONFIANÇA!

    ResponderEliminar
  30. "A CDU NÃO RECUA, A CDU AVANÇA"...

    NÃO RECUA DO QUÊ?
    AVANÇA PARA ONDE?

    PONHAM MAS É OS "PENICOS" NA LAGOA DE SANTO ANDRÉ.....

    ResponderEliminar
  31. A CDU NÃO RECUA PERANTE OS PROBLEMAS da nossa querida população. A CDU AVANÇA para cima dos problemas, de olhos nos olhos, e procura soluções para eles. Os eleitos da CDU NÃO TÊM MEDO DOS PROBLEMAS, E ARREGAÇAM AS MANGAS PARA OS RESOLVER! A CDU NUNCA RECUA!

    ResponderEliminar
  32. ....E vai dar o Sol e a Lua e vai governar este pedaço à beira mar plantado e iremos todos para o ceú....

    ResponderEliminar
  33. "A CDU NÃO RECUA, A CDU AVANÇA"...

    NÃO RECUA DO QUÊ?
    AVANÇA PARA ONDE?

    PONHAM MAS É OS "PENICOS" NA LAGOA DE SANTO ANDRÉ.....

    ResponderEliminar