quarta-feira, 5 de maio de 2010

Prestação de contas de 2009 - CMSC

Na prestação de contas de 2009, a maioria comunista sublinha os limites legais do endividamento, a capacidade para gerar receita e as taxas de execução. Mas os argumentos não convencem o PS, que votou contra na votação dos documentos.
O vereador socialista, Arnaldo Frade realça três aspectos que influenciaram o sentido de voto: a Venda de Bens de Capital, a divida de curto prazo a terceiros e o recurso ao crédito.
Na rubrica sobre vendas de Bens de Capital, os socialistas acusam a autarquia de "empolamento do orçamento" com o intuito de "equilibrar o valor dos compromissos assumidos e não pagos".
A oposição socialista critica, ainda, o aumento da divida de curto prazo a terceiros que ascende a mais de cinco milhões de euros, apesar do empréstimo no âmbito do programa de Regularização Especial de Dívidas do Estado no valor de 4,1 milhões.
Segundo, Arnaldo Frade o empréstimo deveria baixar a divida de 7, 6 milhões para 3,5 milhões mas isso não se verificou.
Para o autarca socialista, o municipio não consegue assegurar a componente autárquica dos custos dos investimentos aprovados e financiados pelo QREN a não ser com recurso ao crédito.
Mas são as despesas com o pessoal que preocupam os socialistas que detectaram um aumento de mais de 400 mil euros.
Os aspectos negativos criticados pela oposição são, para Vítor Proença, uma visão redutora da gestão municipal. Para o autarca comunista, ficou demonstrado que houve um conjunto de obras significativas como o auditório municipal, o parque de empresas do Cercal e o aumento das refeições escolares.
Vítor Proença, relembrou que "a conjuntura não foi favorável" e não se concretizaram "algumas dinâmicas de investimento", devido à crise económica que o país atravessa.
No entanto, sublinha, que "as receitas globais do municipio subiram 20 por cento".
O edil realçou ainda que, além das obras directas, a autarquia esteve ainda envolvida na obra da escola EBI Frei André da Veiga, a cargo do Ministério da Educação.
Vítor Proença reconhece que "o PS não erra em tudo", mas "nas questões fundamentais, não diz a verdade" à população.
Os documentos de prestação de contas relativos ao ano de 2009 estiveram em discussão, na última sessão da Assembleia Municipal, que decorreu no passado dia 23 de Abril.

FONTE:Helga Nobre(ANTENA MIRÓBRIGA)

Consulte o Relatório de contas AQUI

73 comentários:

  1. O Senhor Doutor Vitor Proença...apanhou o "tique" do 1º Ministro Sócrates ...A CULPA É DA CRISE...É CURIOSA A COINCIDÊNCIA...

    O "OUTRO" GASTA DINHEIRO A COMPRAR BANCOS FALIDOS, PARA FAVORECER OS "AMIGOS"...ESTE O VP...GASTA EM ESPECTÁCULOS E, EM "ORDENADOS" PARA DAR EMPREGO A ASSESSORAS DE IMAGEM E, OUTROS, DESNECESSÁRIOS...

    ASSIM O DINHEIRO NÃO DÁ PARA TUDO...

    É TUDO PROPORCIONAL...

    O POVO QUE DECIDA!!!!

    ResponderEliminar
  2. Os cães ladram mas a caravana passa! Grande Vitinho! Grande CDU! Grande PCP! Grande concelho este, sempre a progredir todos dias um bocadinho! Vão ladrando...

    ResponderEliminar
  3. Quem fala de pança cheia...vai mandando calar "os cães".
    Falando do orçamento, o camarada cumpriu o que o Comité Central determinou e mais nada.
    Isto da assessoria de imagem, pode-lhe sair caro, são coisas dos reaccionários. O camarada está a aburguesar-se!

    ResponderEliminar
  4. Ao anónimo comuna das 19:00

    Só tenho uma "coisa" para te dizer:

    - VAI CHAMAR "CÃES", À P.T. QUE TE P.R.U...
    ...........ANORMAL........

    ResponderEliminar
  5. Com tudo isto a principal entidade empregadora do Concelho vai ficando falida. Os fornecedores e prestadores de serviços recebem a 6, 7 e 8 meses quando não é a mais. Qualquer dia até salários em atraso vamos ter e aí vamos ver se os "cães" ladram ou mordem!!! É preocupante e a população deve pedir contas urgentemente.

    ResponderEliminar
  6. a luta continua

    cdu para a rua

    ResponderEliminar
  7. Se não fosse a CDU este concelho estava uma lástima olhando aos outros politicos que têm sido candidatos à cãmara. Mal por mal, antes a CDU que tem um trabalho enorme à vista. Se tivessemos tido os outros partidos, com as candidatos que apresentaram, valha-nos nossa senhora! Tão mal que estavamos nesta altura. Digam o que disserem, mas a CDU tem trabalho válido à vista.

    ResponderEliminar
  8. Se não fosse o trabalho e emprego que a câmara dá a tanta gente, já havia muita fome no concelho, já nao falando da quantidade de loteamentos que têm sido feitos e que ajudam pessoas de fracas posses a ter uma casa digna. Se não fosse a CDU grande parte das pessoas no concelho viviam mal, algumas em autenticas barracas.

    ResponderEliminar
  9. Ao anónimo CDU/PCP das 11:24

    Você está a confundir o Concelho de Santiago, com os bairros de barracas à volta de Lisboa...
    Eu sou do Concelho há várias décadas e, nunca conheci essas barracas, de que fala...
    Como é que sabe o que os outros fariam, se nunca houve "outros"?

    Eu comparo é os Concelhos e, sei que o pior e o mais atrasado, é o de Santiago, em TUDO...e isso deve-se ao péssimo trabalho e, à incompetência, dos autárcas CDU/PCP, que têm passado pela Câmara de Santiago...

    - Sines, está melhor...
    - Grândola, está melhor...
    - Ferreira, está melhor...
    - Alcácer, está melhor..
    - Odemira, está melhor...

    ESTA É A REALIDADE...VOCÊ FALA DE FICÇÃO FUNDAMENTALISTA...NÃO QUER VER...PACIÊNCIA...

    ResponderEliminar
  10. Alto lá,os loteamentos, não foram dados pela Câmara, foram comprados pelos municipes.
    A Cãmara não oferece nada, é tudo pago pelo bolso dos contribuintes.Por exemplo o caso de Santo André que recebeu o terreno praticamente infraestruturado e dividiu em lotes de terreno.

    Emprego da Câmara: Claro que dá emprego, mas se não fossem as Empresas do Complexo que dão emprego então era o caos. Não é a Câmara que resolve os problemas sociais, é o conjunto de empresas.

    ResponderEliminar
  11. Ao anónimo comuna das 11:24

    Se não fosse a CDU/PCP e a incompetência dos seus representantes no Concelho de Santiago, estava tudo melhor...

    As nossas "Pérolas" que qualquer Concelho gostava de ter:

    - Lagoa de Santo André - ABANDONADA E DESTRUIDA...pior que em 1973

    - Ruinas Miróbriga - quase sempre FECHADAS E, ABANDONADAS (acessos miseráveis)...pior que em 1973...

    - "Mirante" do Depósito de Àgua - ABANDONADO, MEIO DESTRUIDO, SEM APOIOS (bar, sanitários, etc)- por estes motivos, passou a local privilegiado para comércio de droga...

    - Romeirinhas - ACESSOS DESTRUIDOS, LOCAL ABANDONADO, SEM APOIOS PARA TURISTAS E VISITANTES, SEM ILUMINAÇÃO NOCTURNA...UMA VERGONHA. Pior que em 1973...

    - Castelo de Santiago (exteriormente de uma beleza ímpar, uma riqueza turistica inexplorável)- 36 anos depois do 25 de Abril, ainda não houve a inteligência, coragem e interesse, da CDU/PCP, para construir outro cemitério e, dar ao Castelo a dignidade que merece e, a Santiago o beneficio económico e turistico, dessa decisão mais que justificável.

    - Praça Zeca Afonso, no Centro da "Cidade" - UMA PEDREIRA DESACTIVADA...IMUNDA...NOJENTA...QUE ENVERGONHA QUALQUER SANTIAGUENSE...

    São só alguns exemplos, da falta de capacidade intelectual, desinteresse, mediocridade e, ignorância, dos eleitos da sua CDU/PCP que durante os últimos 36 anos, têm estado à frente do Concelho de Santiago do Cacém...

    A Administração Camarária de "conluio" com os empreiteiros especuladores, tornaram Santiago numa das Terras de Portugal, onde as casas são mais caras. Muito mais caras, que no Algarve, por exemplo...

    ResponderEliminar
  12. Concordo com tudo o que foi escrito pelo anónimo das 11:16 e, prometo acrescentar outras situações, não menos pertinentes que acontecem por todo o Concelho:
    - Freguesias sem ruas e, abandonadas pela Câmara há muitos anos...

    ResponderEliminar
  13. Voçes pã são uns ingratos, só falam de coisas desinteressantes!
    Acham que os eleitos do P.C. iam deixar isso para trás. Agora que é, no fim do mandato desta legislatura municipal vão resolver esses e outros problemas.
    As pessoas fartam-se de trabalhar... seus ingratos!

    ResponderEliminar
  14. Epa não sejam mauzinhos, que o pessoal até andam bem vestidos, perfumados e cheios de style! É a nova geração comunista sempre com o look bem cuidado para impressionar. O resto? O people do concelho não quer saber de nada disto, querem é o Fernando Pereira, o Roberto Leal, o José Cid e o Fernando Mendes, e a Rita Pereira! Isso é que está a dar, agora cá freguesias sem ruas, pedreiras no meio da cidade, etc. Mais que as pessoas querem saber disso para alguma coisa. Se quisessem não votavam neles. As pessoas querem é circo e festa. Siga o baile.

    ResponderEliminar
  15. Ao anónimo comuna, das 16:19

    Vai ser dificil...depois de 36 anos a destruir e abandonar, não acredito que agora possam recuperar o mal que têm feito...Nem, com mais 10 mandatos!
    Quanto mais tempo a CDU/PCP, estiver à frente da Câmara, mais atrasado e destruido vai ficar o Concelho...
    Promessas...Promessas...Promessas..

    ResponderEliminar
  16. Só uma infima parte dos eleitores do concelho consegue identificar as falhas da gestão CDU, nestas mais de 3 décadas de poder. A maioria dos eleitores vota no simbolo, sem se importar se o concelho é bem ou mal gerido. Por isso a CDU vence e vai continuar a vencer eleiçoes em Santiago. E conta também, para além dos eleitores que votam CDU sem pestenejar, com a inexistência de qualquer oposição digna desse nome, que durante os mandatos não faz népia para desmascarar os defeitos da gestão CDU. Temos por isso que ir levando com a CDU, que parece ser o nosso triste fado.

    ResponderEliminar
  17. As falhas da gestão CDU/PCP, são tantas que já toda a gente deu por isso...
    O problema é que a população está quase toda, directa ou indirectamente, dependente da Câmara, inclusivè a pseudo-oposição, que é formada por pessoas, situaccionistas, medrosas e, fácilmente, "compráveis", sem competência sequer, para governar a sua própria vida...

    A CDU/PCP, terá em Santiago, o seu próprio "Santuário"...Os comunas, que ainda são alguns e, estão espalhados pelo País, virão em peregrinação anual ao "Santuário" de Santiago do Cacém, fazer os seus tradicionais "picnic's" rurais e, berrar em unissono os seus "slogans":
    - A CDU, NÃO RECUA...
    - O POVO É QUEM MAIS ORDENA...
    - A REACÇÃO NÃO PASSARÁ...
    - FASCISMO, NUNCA MAIS...
    - VIVA O 25 DE ABRIL...
    - "VIVA" O CAMARADA ALVARO CUNHAL...
    - PCP,PCP,PCP,PCP,PCP...

    O comércio vai vender miniaturas do Àlvaro Cunhal, possivelmente, também do VP e, do Padre Magalhães, bandeiras vermelhas, com a foice e o martelo e, postais ilustrados com imagens da Lagoa, das Romeirinhas, do depósito da àgua,do jardim municipal, do cemitério dentro do Castelo, das ruas inexistentes, nalgumas freguesias, das "travessas" da Aldeia dos Chãos, dos buracos da Avenida Nuno Alvares, das rotundas de Vila Nova de Santo André e da Lagoa e, de outras "GRANDES OBRAS" COMUNISTAS, NO CONCELHO...

    SANTIAGO VAI SER, NESSA ALTURA E, PELO MENOS UMA VEZ POR ANO, A "FÁTIMA" ALENTEJANA...

    Restaurantes, cheios, estradas repletas de comunistas peregrinos...televisões por todo o lado, parques de campismo improvisados, etc, etc...

    ESTE É QUE VAI SER O "FADO" DO CONCELHO DE SANTIAGO, SE NÃO HOUVER CORAGEM E DETERMINAÇÃO, PARA SER ALTERADO...

    ResponderEliminar
  18. Mas um santuário assim era bom, para o comércio e para a hotelaria. Dava mais dinheiro que a época balnear.

    ResponderEliminar
  19. Penso haver aqui uma grande confusão. Será que quis dizer "COMUDISTAS" em vez de "COMUNISTAS"!
    Pelo que se vê no dia-a-dia, Comunistas aqui no Concelho há poucos. Não basta dizer da boca para fora, nos actos que pratica aí é que está a prova.
    Esta coisa das palvavras.........!

    ResponderEliminar
  20. Ontem estive com um comunista desses, SEM QUALQUER GRAU DE INSTRUÇÃO SUPERIOR (instrução primária), que aproveitou ser do PCP e, ter estado na Câmara num "daqueles" lugares, onde tudo é possível...Vive FAUSTOSAMENTE, com a sua família, numa das Freguesias meio abandonadas do Concelho de Santiago...Vivenda de luxo, filhos com cursos superiores, mulher doméstica, Mercedes NOVO de 70.000€ "escondido" numa garagem, que é só utilizado para passeios especiais e, fora do Concelho e, TUDO o que só se consegue arranjar com um emprego de muitos milhares de euros mensais (o que não é o caso)!!!!

    Como este "COMUNISTA" há muitos, neste Concelho...

    ResponderEliminar
  21. Mas isso dos Mercedes não é burguesia, capitalismo, um bocado reacionário, etc? Pensava que isso era um bocado para o reacionário! Já não ha comunistas como antigamente!

    ResponderEliminar
  22. O verdadeiro comunista, que defende uma sociedade sem classes e os principios do marxismo-leninismo não usa os simbolos fascizantes do captitalismo.

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente pensava que já tinha visto tudo mas enganei-me.
    Esta gentinha mediucre e mesquinha utiliza tudo para tenta denegrir e ofender os comunistas e muitos outros (a maioria no Concelho e na Freguesia de Santo André) que votaram, uma vez mais, de forma democrática, numa freguesia que tem a maior taxa de jovens e das maiores taxas de escolaridade do Alentejo, tentando fazer aqui passar a ideia de que são todos uma cambada de analfabetos e idiotas só porque votaram nos comunistas. A verdade é que o resultado da CDU nas eleições autárquicas de 2009 mais que duplicou no Concelho e triplicou na Freguesia de Santo André relativamente às eleições legislativas realizadas apenas 15 dias antes, tendo inclusive ganho em todas as mesas de voto em Santo André. Cuidado porque talvez muitos dos que votaram CDU talvez sejam vossos amigos (se é que os têm) ou vossos familiares. Pois é... o voto é secreto
    Não tentem jogar areia para os olhos das pessoas recorrendo à mentira e à calúnia, as pessoas percebem quem é honesto e trabalha e quem é mentiroso e malandro.
    Deixem-se de malandrices e calúnias e contribuam para ajudar à continuação do desenvolvimento desde Concelho e desta Freguesia.

    ResponderEliminar
  24. Ao Comuna anterior das 20:00

    Você é que é meio "analfabeto": Medíocre é com (o) e não, com (u) "medi(u)cre"...

    Não são, nem "mentiras", nem "calúnias"...são FACTOS...

    VOCÊ NUNCA HÁ-DE VER TUDO...VOCÊ VÊ SÓ, PARA UM LADO...
    NÃO TEM ABERTURA DE "ESPIRITO" PARA APRENDER...

    ResponderEliminar
  25. Malandros, só calúnias, só falam mal do homem.
    Não podem ver um homem com uma camisa lavada.
    P...a, digam lá se não há proletários.
    Grande Marx que tens uma classe proletária em Santo André que até anda de Mercedes.
    A terra a quem a trabalha.
    Proletários de Santo André uni-vos.
    A luta continua.
    Viva o proletáriado burguês do Complexo de Sines.
    Morte ao fascismo e aos seus seguidores.
    Já dizia o poeta : O que faz falta é animar a malta.
    Malandros...........não têm onde cair mortos!

    ResponderEliminar
  26. Não compreendo:
    - O COMPLEXO DE SINES FOI IDEALIZADO E CONSTRUIDO POR AQUILO A QUE CHAMAS "FASCISMO"...ALIÁS TODAS AS GRANDES OBRAS EXISTENTES OU, DESTRUIDAS, PELO 25 DE ABRIL, SÃO QUASE TODAS DE ORIGEM "FASCISTA"...
    Nestes últimos 36 anos, para além das autoestradas, pontes e, estádios (que dão emprego a muito pouca gente e, serviram para o enriquecimento brutal de Empresas e, gestores públicos, NADA FOI FEITO A PENSAR NAS PESSOAS...
    O teu grito de "Morte ao fascismo", é acabar com os tais burgueses de Mercedes, que vivem, com ordenados chorudos, à pala dos aumentos especulativos do gasóleo e, gasolina...TALVEZ NÃO SEJA BOA IDEIA!

    ResponderEliminar
  27. Os tais tanto são comunas como de outro partido qualquer, desde que lhe acenem com um tacho bom, lá estão eles em qualquer lista eleitoral. Até agora só tem dado CDU mas no futuro quando deixar de dar CDU mudam para aquele que estiver na onda de cima. A esses chama o povo e bem, oportunistas, e estão em todos os partidos. Falam em nome do povo que os elege, fazem da desgraça alheia a sua bandeira, mas nada dão sem nada em troca. Só assim podem comprar as vivendas e os mercedes ou bmw's. E o povinho, beija-lhes a mão e faz-lhes vénias como se fossem deuses saidos do Olimpo, que vieram salvar as suas vidas. Uns anos depois, ninguém sabe deles, mas o povinho continua à espera que lhe resolvam os seus problemas, e eis que aparece um novo Messias, bem falante, sorridente, que os faz acreditar mais uma vez. Voltam as esperanças, até desaparecerem quatro, oito, doze, dezasseis e muitos outros anos depois! O povo é ingénuo e volta a acreditar, até que algum dia percebe que continua mal, mas alguns nunca estiveram tão bem.

    ResponderEliminar
  28. Olha, já houve quem enfiou o barrete e coube lindamente. Isso é que é ressabiamento e anti comunismo primário. Com democratas destes estamos descansados com o futuro....
    Já agora para o anónimo das 22:34 "ESPIRITO" leva acento no Í, escreve-se ESPÍRITO.
    Viva à CDU, viva a todos os democratas que têm ajudado a construir este concelho!

    ResponderEliminar
  29. Posso afirmar que nunca votei CDU para as legislativas ou europeias, mas também posso dizer que tirando nas eleições de 2001 aqui na freguesia de santo andré, nas autárquicas sempre votei cdu e não tenho ideologia comunista, simplesmente mereceram a minha confiança porque foram sempre pessoas na maioria dos casos que foram dignas e trabalhadoras ao contrários de outros que falam muito mas têm deixado muito a desejar.
    Se continuarem a trabalhar desta forma vão continuar a merecer o meu voto.

    ResponderEliminar
  30. Aí tigre, está na moda, é o que está a dar.
    Estou curioso para as próximas quem será o candidato da CDU!
    Se estiver na moda !

    ResponderEliminar
  31. Para o anónimo das 19:51 - "comuna" PROVOCADOR

    Quem é que lhe disse que eu sou democrata, nesta "partidocracia"?
    Não há anticomunismo primário...há é mais de 90% dos Países do Mundo, sem comunistas em lugares Públicos de Soberania, NEM EM "CÂMARAS MUNICIPAIS"...Os Povos desses Países devem ser "LOUCOS"...

    Sobre o acento no (i)...quer comparar a ignorância de escrever com (u), uma palavra que se escreve com (o), com uma falha de marcação de um sinal gráfico, que, segundo o novo acordo ortográfico, deverá desaparecer???...

    O SEU "SLOGAN" FINAL TEM UM ERRO GRAVE: EM VEZ DAS PALAVRAS: "ajudado a CONSTRUIR este Concelho"...CORRECTAMENTE seria: "ajudado a DESTRUIR este Concelho...

    ResponderEliminar
  32. Ao anónimo das 20:17

    Concordo consigo...o Concelho não consegue arranjar uma alternativa aos comunas...
    VAMOS SER O ÚLTIMO CONCELHO DO ALENTEJO, A DEIXAR DE SER CDU/PCP...

    OLHE, VAMOS DEMORAR TANTO TEMPO A DEIXAR DE SERMOS "GOVERNADOS" POR COMUNAS, COMO O TEMPO QUE AINDA FALTA, PARA UM ALUNO DA ESCOLA DA CÂMARA, DE GUTARRA PORTUGUESA, SABER TOCAR....NUNCA MAIS!!!!

    ResponderEliminar
  33. Resultados das Autárquicas 2009:

    - VOTANTES..... 57,32% - 15.144
    - ABSTENÇÕES... 42,68% - 11.277

    CDU/PCP.......... 7.417 (votos)
    OUTROS PARTIDOS.. 7.657 (votos)

    Conclusões:
    - As ABSTENÇÕES, deram a "vitória", à CDU/PCP.
    - O Concelho, afinal, não é COMUNISTA!

    ResponderEliminar
  34. É um concelho comodista e situacionista. Assim, ninguém se pode queixar

    ResponderEliminar
  35. O problema é esse.
    O pessoal fala, fala, mas na hora do voto comodamente fica em casa ou vai passear.
    Para os tipos do P.C., que em príncipio não deixam de votar, pedem a todos os santinhos ( estamos com 3 dias de festa papal) que se mantenha este tipo de votação.
    Estou como diz a malta jovem: É sempre a "bombar".

    ResponderEliminar
  36. Mais de 11 mil não votaram. Acham que estão bem como estão, ou acham que votando ou não ganham sempre os mesmos. É que não estou a ver outras razões, porque se achassem que estavam mal iam votar num outro partido qualquer para mudar. Portanto eu acho que esses 11 mil abstencionistas não votaram porque acham que estão bem, portanto agora é aguentar a pastilha, ou seja os comunistas e nem podem piar. Havia alguém que dizia aqui, e eu concordo, que este concelho daqui a poucos anos vai ser um santuario sagrado para o partido comunista, porque vai ser cada vez mais raro haver um concelho CDU neste país, e não se prevê que Santiago o deixe de ser nos próximos actos eleitorais. A população está dominada, endrominada, as associações vão morrendo, a oposição não se une nem é capaz de apresentar uma candidatura mobilizadora, e a CDU está nas suas sete quintas neste concelho. Metam o cabeça de lista que meterem, ganham sempre. Até com um motorista da Rodóviaria, que mal sabia assinar o nome, ganharam eleições!!!!

    ResponderEliminar
  37. Concordo com os comentários do anónimo anterior, das 09:30...
    Qualquer um pode ganhar eleições pela CDU/PCP...se não souber escrever ou falar...o PCP disponibiliza sempre um "intelectual" letrado do Partido, para socorrer e, minimizar, essas incapacidades do Camarada "Presidente"...
    Interessa é que o Camarada Presidente faça o que o PCP, MANDA...O resto é ir amealhando os "cacher's" mensais e, garantir uma boa reforma, impensável noutra qualquer situação.

    ResponderEliminar
  38. Alguém me pode confirmar "ISTO"?


    CÂMARA MUNICIPAL DE SINES
    – Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines: 1.236.500,00 €

    ResponderEliminar
  39. Tal como a ideia de Santo André a concelho, tambem este bloguinho morreu. Só falta marcarem o funeral. Mais uma vez a CDU vence em toda a linha, porque a população sabe quem realmente trabalha e os que só sabem dizer mal.
    Viva o PC. Viva a CDU!

    ResponderEliminar
  40. E o outro blog maldicente litoralalentejano está tb já cadáver. A CDU trabalha forte que alguns só sabem dizer mal mas chega um ponto em que o trabalho da CDU abafa as más linguas e a cassete de maldizer fica gasta. Grande CDU. Grandes eleitos que são os melhores Autarcas do Alentejo.

    ResponderEliminar
  41. Ao anónimo comuna...anterior das 22:34

    A CDU/PCP (SANTIAGO DO CACÉM) vence em toda a linha da:

    - INCOMPETÊNCIA
    - PERSEGUIÇÃO
    - MEDIOCRIDADE
    - MISERABILISMO
    - FACCIOSISMO
    - DESTRUIÇÃO
    - ABANDONO
    - COMPADRIO
    - VAIDADE
    - HIPÓCRISIA E, IGNORÂNCIA

    ...........P A R A B É N S............

    ResponderEliminar
  42. De facto este blog parece estar morto,não é de estranhar, a população não merece tamanha atenção e perca de tempo de quem realmente se preocupa e pensa no estado das coisas.
    Santo André é repleto de pessoas insignificantes sem qualquer sentido de futuro e apenas tem o que merece.
    Assim vão ficar e assim vão morrer pois cada um come aquilo que colhe.
    Numca na minha vida vi tanta gente burra junta com a agravante de se tentarem mostrar ser mais do que realmente são.

    Tanto potencial ,mas tudo não passou na minha opinião de 2 ou 3 carolas.

    Fica a intenção de tentar acordar o suposto gigante,que afinal não é mais nem menos do que um piquinino anão.

    ResponderEliminar
  43. Fica o meu aplauso aos mentores deste espaço de informação e discussão, mas sinceramente foi esforço dispendido ingratamente. Santo André tem uma população que não vale um tostão, de tão merdosos e situacionistas que são. Mas alguns queixam-se, que bem os oiço, mas depois vão votar naqueles de quem se queixam, já para não falar que por trás dizem cobras e lagartos deles, e na frente é palmadinhas nas costas e grandes apertos de mãos. Hipócrisia aos montes, não têm mais do que merecem. Desemerdem-se. Gastar tempo com gente desta não vale a pena.

    ResponderEliminar
  44. Aos administradores do blog:
    Continuem a dar informação, deixem-nos grunhir, a cassete já não pega. Agora com a crise quero ver como toca a "viola". O tempo das vacas gordas já lá vai.
    Vamos aguardar porque a coisa esta "preta" e o endividamento é grande.
    Vou ver muitos "senhores" que aqui têm pedido para por estátutas aos "camaradas" a dizer que não foi bem assim.

    ResponderEliminar
  45. Podem pôr estátuas à vontade...Os pombos, os pardais, as andorinhas e as gaivotas...AGRADECEM...

    ResponderEliminar
  46. Este blog faz lembrar os politicos em Santiago (executivo e oposição). Sem ideias, vazio do conteúdos, e a viver num sono profundo. O tempo vai passando e todos os concelhos à volta vão progredindo. C'est la vie!

    ResponderEliminar
  47. Não vai ser com blog's, melhores ou, piores que o Concelho de Santiago, vai progredir...

    Tem a ver com as pessoas que estão à frente das Câmaras e, do seu servilismo partidário...

    Os Concelhos para terem alguma hipótese de progresso, não podem ter a CDU/PCP, a comandar os seus destinos...É um Partido fundamentalista, não dá LIBERDADE aos seus "autárcas militantes", é um partido miserabilista para o Povo, tem traumas incuráveis e, está paralisado no tempo...

    É UMA PENA...MAS SANTIAGO VAI TER QUE OS "GRAMAR" SEM DATA...A POPULAÇÃO É MEDROSA E AMORFA...DEIXAM-SE GOVERNAR POR UMA FORÇA POLITICA QUE TEM 20% DE APOIANTES/BENEFICIÁRIOS, EM 24.000 HABITANTES...Pouco mais de 3.000, mandam nos destinos de 20.000...UMA VERGONHA...

    ResponderEliminar
  48. Sinto vergonha de pertencer a um concelho de gente merdosa, conformada, que vive na merda e parece que gosta.

    ResponderEliminar
  49. Deixem-se de lérias e arregacem as mangas como fazem os eleitos da CDU e vão trabalhar para ajudar o concelho a ser melhor. Suas más linguas, trabalhar pelo concelho não é com vocês. Já agora aonde é que anda o sr Hugo Ferreira, eleito para chefiar os xuxialistas do concelho de Santiago? Já fez alguma coisa desde que foi eleito? Nem uma palavra ainda disse, quanto mais fazer alguma coisa. A CDU é a maior e o resto é tretas para enganar o povo.
    Viva o Partido Comunista Português. E viva também a CDU. Carrega Vitinho, és o melhor presidente de sempre do concelho de Santiago

    ResponderEliminar
  50. Ó supositório-PC chegou-te a caganeira agora. Tás preocupado com os outros.
    Olha que o tempo das vacas gordas já acabou. Tás com medo de perder o tacho!
    Gostas do Vitinho, porque desenrasca a situação.
    A mamadeira está-se a esgotar, e não aparece o sucessor ao trono de D. Vitor.
    Olha convoca os camaradas para erguerem um estátua ao D. Vitor como aquelas que fizeram ao Estaline!

    ResponderEliminar
  51. Para o cromo COMUNA DAS 12:17

    SER COMUNA JÁ É POR SI BASTANTE MAU...
    AGORA:
    COMUNA ESTÚPIDO, FUNDAMENTALISTA, LACAIO E BURRO COMO VOCÊ...NINGUÉ TEM PACIÊNCIA PARA ATURAR...
    TENHO PENA DA SUA FAMÍLIA...

    ResponderEliminar
  52. Enquanto alguns lanzudos só sabem ofender, os eleitos da CDU vão trabalhando com tranquilidade satisfazendo as necessidades do povo honesto que confiou o seu voto neles, porque sabem que os eleitos da CDU trabalham à séria para desenvolver este concelho mesmo com os cortes de verbas para as autarquias do governo xuxialista. Santiago é cada vez mais um concelho moderno, qualificado, bem equipado, com boas infra-estruturas, com vida cultural e eventos de referencia, com boas praias de bandeira azul, com monumentos cuidados, e não é por acaso que as pessoas votam sempre na CDU. As pessoas sabem que a CDU tem eleitos de confiança, e hoje pode-se dizer que se não fosse a CDU Santiago não era nada no litoral alentejano. Em frente camaradas e amigos autarcas da CDU, que o vosso trabalho fantástico vai ser mais uma vez reconhecido nas próximas eleições. Camaradas não se deixem ir abaixo pelas bocas de alguns reacionários maldicentes. Viva a CDU e viva o grande Partido Comunista Português.

    ResponderEliminar
  53. Não digo uma estátua, mas ainda gostava de ver o nome do camarada Vitor Proença dado a uma rua de Santo André, por tudo o que tem feito por esta cidade. Há um antes de Vitor Proença e um depois em Santo André, que está à vista de toda a gente, pelo que seria mais que justo dar o seu nome a uma rua da cidade. Grande Vitor, grande trabalho, que fez os melhores mandatos de sempre é fica como sendo um dos melhores autarcas que Santiago já teve. Um autarca 5 estrelas que representa sempre bem Santiago em qualquer lugar. Bendita CDU que tem autarcas deste nível, com esta humildade, simplicidade, simpatia, honestidade, valia intelectual, culto, sempre bem aprumado, um verdadeiro senhor.

    ResponderEliminar
  54. Ó Comuna...VOCÊ NÃO SABE O QIE É, SER UM VERDADEIRO SENHOR...Classificar o VP, com essa designação é PURO fundamentalismo "cego"...

    Ao contrário do que diz: SANTIAGO COM A CDU...NÃO É NADA NO LITORAL ALENTEJANO...TEM PERDIDO TUDO, INCLUSIVÉ A DIGNIDADE...

    VÁ P..P..Q..P...COM A SUA CDU E O SEU VP...

    ResponderEliminar
  55. Por este andar, ainda vai aparecer uma lista dos supositórios do PC a candidatar o V. Proença a Presidente da República. É pá o homem é mesmo um supra sumo. Descobriu o Concelho de Santiago e agora resolve tudo!

    ResponderEliminar
  56. Estes anti-comunas estão mesmo ressabiados. Não aguentam a democracia, mas principalmente não aguentam que os comunas exerçam o poder através da democracia. Ainda não perceberam que o povo desta cidade e deste concelho é livre para escolher o que é melhor para si. Pois é, isto dói muito... os seus comentários revelam que se tratam de pessoas baixas, ressabiadas, sem qualquer nível democrático ou cultural e que se limitam apenas, refugiados sobre o anonimato dum computador, a dizer asneiras desprovidas de quaisquer sentido.
    Se estão mal e não sabem viver em democracia, então resta-vos mudar de cidade e de concelho pois com a CDU a trabalhar desta forma, vão ter que os aturar por muitos mais anos.

    ResponderEliminar
  57. Ao anónimo anterior..."DEFENSOR OFICIAL DOS COMUNAS"...

    Antes de começar a ofender as pessoas que escrevem "aqui", a sua opinião...
    deveria tentar compreender que há, quem tenha votado sempre "contra" a CDU/PCP...e esses eleitores, que na maioria são esclarecidos e conhecem, em pormenor, a MERDA que a sua CDU/PCP, tem feito desde há 36 anos, no Concelho de Santiago...têm todo o direito democrático de expressar a sua opinião, baseada em FACTOS:

    1º FACTO: ABANDONO E DESTRUIÇÃO DA LAGOA DE SANTO ANDRÉ...

    2º FACTO: A ESCOLA DE GUITARRA DA CÂMARA JÁ GASTOU DE DINHEIRO PÚBLICO, MAIS DE 200.000€...E, AINDA NÃO APARECEU NENHUM ALUNO, A SABER TOCAR GUITARRA...

    3º FACTO: A CÂMARA TEM GASTO DESDE HÁ MUITO ANOS A ESTA PARTE MUITAS DEZENAS DE MILHÕES DE EUROS EM ESPECTÁCULOS...E DEIXA CAIR COLECTIVIDADES CULTURAIS, CENTENÁRIAS...

    4º FACTO: HÁ FREGUESIAS QUE NEM RUAS TÊM...

    5º FACTO: O JARDIM MUNICIPAL É UMA VERGONHA...

    6º FACTO: O CEMITÉRIO CONTINUA DENTRO DO CASTELO E, É OUTRA VERGONHA...

    7º FACTO: OS ACESSOS À SEDE DO CONCELHO SÃO OS MESMOS DE HÁ MAIS DE 100 ANOS...

    PODERIA ESTAR TODA A NOITE A DAR-LHE FACTOS E RAZÕES PARA NÃO QUERER MAIS CDU/PCP, NO MEU CONCELHO...

    MAS SEI QUE, DOS 50% DE PESSOAS QUE AINDA SE DESLOCAM ÀS ASSEMBLEIAS DE VOTO, TRINTA E TAL POR CENTO, UNS POR MEDO, OUTROS DEPENDENTES DA CÂMARA (para alimentar os filhos) e "OUTROS", POR FUNDAMENTALISMO PARTIDÁRIO, IRÃO SEMPRE FAZER COM QUE A CDU/PCP, GANHE NESTE CONCELHO...ATÉ UM DIA

    SEREMOS UMA ILHA COMUNISTA, NO ALENTEJO, DENTRO DE POUCO TEMPO...

    ACHO QUE OS SEUS CAMARADAS DEVERIAM COMEÇAR A CONSTRUIR, EM SANTIAGO, TALVEZ NA "PEDREIRA" A QUE CHAMAM PRAÇA "ZECA AFONSO"...A FUTURA "CASA DO COMUNA"...É UMA "DICA"...

    ResponderEliminar
  58. O Ressabiamento continua patente com tendencia para aumentar, pois com a obra que está em curso e com aquela que se irá concrectizar, em particular aqui em V.N. de Santo André no âmbito da regeneração urbana, haverá alguns bloguistas deste blog que irão rebentar com tanto ressabiamento, ainda mais porque sabem que a vitória da cdu em 2013 será uma realidade, pois surgirá naturalmente pelo reconhecimento da população que valoriza quem trabalha é honesto e competente.

    ResponderEliminar
  59. VOCÊ É MESMO UM COMUNA PRIMÁRIO...

    O PCP ESTÁ NO CONCELHO HÁ 36 ANOS...NUNCA FEZ NADA DE INTERESSE...TEM-SE LIMITADO A DESTRUIR O QUE DE BOM O CONCELHO TINHA...

    OS COMUNAS QUE TÊM ESTADO À FRENTE DA CÂMARA DE SANTIAGO, TÊM SIDO INCOMPETENTES, MEDIOCRES, FUNDAMENTALISTAS, MISERABILISTAS E, MAUS DEMAIS...

    NÃO TÊM, NEM SENSIBILIDADE, NEM CAPACIDADE INTELECTUAL PARA FAZER OBRA...CADA VEZ QUE QUEREM FAZER QUALQUER COISA...SAI, MAIS UMA "MERDA" MEDIOCRE, SEM PROJECÇÃO FUTURA...

    MAS FIQUE DESCANSADO QUE A CDU/PCP...VAI FICAR POR SANTIAGO AINDA MUITOS MAIS ANOS...PORQUE AINDA HÁ MUITA "COISA" BOA E, ANTIGA, PARA DESTRUIR...

    ResponderEliminar
  60. O anónimo das 14:16 precisa urgentemente de ser hospitalizado uma vez que sofre do síndrmoe de "diarreia mental" doença provocada, neste caso, pelas sucessivas e previsíveis vitóarias da CDU no concelho e freguesia de santo andré.
    Coitado, a caca no cérebro é tanta que o impede de perceber o quanto está doente.

    ResponderEliminar
  61. Quando a CDU perder as eleições em 2013 vai haver muita caganeira neste concelho e vamos assistir a situações inimagináveis. Há certa gente que cristalizaram com o poder e julgam-se senhores disto tudo e nem sequer conseguem admitir que um dia vão perder as eleições. É gente capaz de tudo sob os efeitos de uma derrota

    ResponderEliminar
  62. É o caso do compadre das 19.06 que acha que o nosso fado é levar com a CDU eternamente, mas talvez lhe saiam as contas furadas porque hà cada vez mais gente descontente e se um dia a bolha rebenta e o gigante acorda, vão sobrar poucas freguesias para a CDU e a derrota será pesadinha. Vão aproveitando agora para dar emprego a mais uns quantos camaradas, porque as câmaras comunas são cada vez menos para encaixar tanto camarada e comunistas feitos à pressão. O amanhã pode já ser tarde!

    ResponderEliminar
  63. Ao Comuna das 19:06

    Você não sofre de "diarreia mental"...VOCÊ É UMA "CAGANEIRA INTELECTUAL COMUNA"...

    ESTÁ COM MEDO DE PERDER O "TACHITO"...NÃO TENHA...O CONCELHO VAI CONTINUAR COMUNA, POR MAIS UNS ANOS...COMO LHE DISSE AINDA HÁ MUITA COISA NO CONCELHO, PARA A CDU/PCP, DESTRUIR...

    VOCÊ NÃO TEM IMPORTÂNCIA PARA ME OFENDER...MAS A SUA VONTADE ERA PODER PRENDER-ME...
    VOCÊS SÃO TÃO INCOMPETENTES, MEDIOCRES E FRUSTRADOS, QUE NÃO CONSEGUEM SEQUER RECONHECER, AS VOSSAS LIMITADISSIMAS CAPACIDADES INTELECTUAIS...

    SÃO BURROS...TEIMOSOS...COM A TEIMOSIA (QUE FAZ PARTE DOS BURROS), DE NÃO APRENDEREM POR MAIS QUE SE LHES ENSINE...

    DEVIAM COMEÇAR A PENSAR, EM CONSTRUIR COM DINHEIROS COMUNITÁRIOS, UMA "CERCICOMUNA"...PARA INTERNAR A MAIORIA DE VOCÊS...

    ResponderEliminar
  64. http://www.youtube.com/watch?v=AuDqB-Ou-hg

    ResponderEliminar
  65. O video é tudo em Santiago? Que miséria, tudo a cair aos bocados. Ao que este concelho chegou!

    ResponderEliminar
  66. "Beja, 06 jun (Lusa) -- O secretário-geral do PCP acusou hoje o PSD de propor medidas com "mais de cem anos", como "o despedimento selvagem", apesar de ter uma "nova cara" na liderança, Pedro Passos Coelho, "bem vestido e bem falante".

    "O PSD meteu uma cara nova à frente do partido, bem vestido e bem falante, mas é curioso verificar que uma das medidas centrais que propõe tem mais de cem anos: o despedimento selvagem, o fim da proteção constitucional aos trabalhadores contra os despedimentos por razões políticas ou ideológicas", disse Jerónimo de Sousa.

    "São novos na idade, mas velhos nos objetivos, tendo em conta a luta de classes", afirmou o líder dos comunistas em Baleizão, no discurso de encerramento da tradicional homenagem do PCP à trabalhadora rural Catarina Eufémia, assassinada pelas forças do regime fascista, a 19 de maio de 1954, naquela aldeia do concelho de Beja".

    O sr. Jerónimo devia vir ao concelho de Santiago, que também tem cá uns grilos bem falantes e bem vestidos, e ver um concelho que em muitas coisas está pior do que há 100 anos e outras não mudaram nada em 100 anos.

    ResponderEliminar
  67. O Sr. Jerónimo de Sousa sabe o que se passa em Santiago...Acho até, que está satisfeito com o "trabalho" da CDU/PCP, nestes 36 anos em que os comunas têm "mandado"...
    O "Homem" só está contra, com quem discorda dele...e que eu saiba o "empregado" que o PCP tem na Câmara de Santiago é bastante servil e obediente, para com o "patrão"...

    O Concelho de Santiago do Cacém, está precisamente, como o Jerónimo de Sousa e, o Partido Comunista, querem:

    - Destuído
    - Subserviente
    - Apático
    - Parado
    - Escondido e envergonhado
    - Com acessos, quase intransitáveis
    - Rendido à incompetência e Mediocridade dos Autárcas CDU
    - Sem soluções
    - Falido
    - Carente
    - Incapaz de reagir
    - COM MEDO....

    O PCP CONSEGUIU..."PARABÉNS"...
    O POVO ESTÁ "MORIBUNDO"...OS MEUS "PÊSAMES"...

    ResponderEliminar
  68. Desde que seja um executivo servil e obediente ao patrão, então está tudo bem. O estado do concelho não interessa nada para o caso, nesta ótpica dos comunistas. O importante é que os camaradas estejam todos de bem uns com os outros, e sejam servis e obedientes às directrizes da sede do PC em Lisboa. É de lá que vêm as ordens do que se deve fazer ou não em Santiago, e que depois as marionetas tratam de executar. Tá-se bem! E entretanto o povo vai-se divertindo com a música na pedreira (Praça, perdão) Zeca Afonso, que só por si o espaço é uma ofensa ao música e poeta, que tanto representa para o país no panorama da música portuguesa. Mas se é isto que o povo gosta, é isto que eles lhes dão e vão continuar a dar. Meu rico concelho, que morres todos os dias

    ResponderEliminar
  69. Hoje ouvi uma entrevista do Senhor Doutor Presidente Victor Proença...

    Dizia o "homem":

    - Grandes empreendimentos turisticos, no Concelho de Santiago - NÃO..(podem falir e, o "homem" não acredita na sua viabilidade)...

    Calcule-se, um Presidente de Câmara, Comunista, em vez de estar preocupado, com a melhoria de vida das populações, e do progresso Turistico do Concelho, está preocupado, com a gestão dos investimentos em Hotéis de Qualidade, por parte de investidores privados...

    - Pequenas Pensões e pequenas Unidades familiares para alugar uns quartitos - SIM...

    Com esta politica de Turismo, miserabilista, não se vai sair dos Parques de Campismo e dos Parques de Merendas, para os camaradas, festejarem o 25 de Abril e, o 1º de Maio...

    Num dos Concelhos do Alentejo, com maior àrea vocacionada para Turismo de Qualidade...Mar e Campo...com capacidade para milhares de postos de trabalho, tão necessários...
    Temos um Presidente que só viabiliza, projectos, para Turismo Rural Familiar, Pensões com meia dúzia de camas e, Parques de Campismo...

    O QUE MAIS IRÁ ACONTECER A ESTE "TRISTE" CONCELHO??????????????????????????????????

    ResponderEliminar
  70. Nada de megalomanias, acho bem. Para termos turismo de qualidade não precisamos de unidades com largas dezenas de camas, nem um turismo de massas como no algarve, que só faria da região um imenso mapa cinzento e de betão. Precisamos de unidades de alojamento de média dimensão perto da costa e de mais turismo rural de qualidade no interior. E atenção que não sou comuna e no dia em que eles deixarem a câmara, será um dia de muita felicidade para mim.

    ResponderEliminar
  71. AO ANÓNIMO ANTERIOR DAS 19:39

    Você diz:
    - "Nada de megalómanias"..."para termos turismo de qualidade"...
    Para termos Turismo de qualidade, como você acha, teriamos que ter, UMA POPULAÇÃO E, ÀUT
    ARCAS DE QUALIDADE...E NÃO TEMOS, NEM UMA COISA NEM OUTRA...
    TEMOS MISERABILISMO: AUDITÓRIOS PARA "MEIA DÚZIA" DE PESSOAS...PAVILHÕES SEM QUALIDADE E SEM PERSPECTIVA FUTURA...RESTAURANTES SEM QUALIDADE E, SEM SERVIÇO...PRAIAS DESPROVIDAS DE APOIOS SANITÁRIOS, BIBLIOTECAS COM MINI-AUDITÓRIOS...ETC...ETC...ETC...

    A DESGRAÇA A QUE CHEGOU ESTE TRISTE CONCELHO...
    INCOMPETENTES E, ANALFABETOS A MANDAR E, O POVO ENCOLHIDO, CURVADO E, CONFORMADO...

    PARABÉNS ÀS CÚPULAS DO PCP E AOS SEUS MEDIOCRES, AUTÀRCAS LOCAIS...

    VOCÊ NÃO É COMUNISTA...MAS JÁ PENSA COMO ELES...SEMPRE SÃO 36 ANOS...

    ResponderEliminar