sexta-feira, 13 de novembro de 2009

BIOGRAFIA PADRE AMADEU PINTO


O Padre Amadeu Pinto é natural de Resende, diocese de Lamego, nasceu no dia 28 de Março de 1940. Frequentou a então chamada Escola Apostólica em Soutelo e depois, em Macieira de Cambra, de 1952 a 1957.Entrou na Companhia de Jesus no Noviciado de Soutelo, Vila Verde (Braga), no dia 7 de Setembro de 1957,é Juniorado (estudos humanísticos) em Soutelo (1959-1962).Estuda Filosofia na Universidade Católica de Braga.Faz o Magistério (estágio antes dos estudos teológicos), no Colégio das Caldinhas, Caldas da Saúde, Santo Tirso (1963-1964, como Professor e Prefeito e no Lar Académico da Covilhã (1965-1967), também como Professor e Prefeito.
É ordenado sacerdote em Coimbra a 27 de Junho de 1970, tendo emitido os seus últimos votos a 19 de Março de 1980.
O Pe. Amadeu Pinto continua os seus estudos superiores nas Faculdades de Granada, Espanha (1967-69) e no Instituto de Teologia e Sociologia de Lovaina, na Bélgica, de 1969 a 1971.
De 1972 a 1974, trabalhou na Paróquia de Notre Dame, em Dion Valmont (Bélgica), estudando, ao mesmo tempo, Teologia e Ciências Sociais e Políticas.Regressa a Portugal em1974, sendo destinado à Residência de Évora.
De 1975 a 1979 instala-se em Santo André em trabalho Pastoral e, aliando funções pastorais e académicas, o P. Amadeu foi, sucessivamente, professor e membro do Conselho Directivo da Escola Secundária de Santiago do Cacém.
De 1979 -1980 assumiu no Colégio das Caldinhas, Caldas da Saúde (Santo Tirso), o cargo de Director do Ciclo Complementar, sendo professor de Religião e de Psicologia (até 1987).
De 1990 a 1994, foi enviado para Lisboa, como Director Pedagógico do Colégio de São João de Brito.
De 1993-1998, exerceu ainda o cargo de Presidente da AEEP (Associação dos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo). Era um ilustre defensor do Ensino Particular e Cooperativo e um combatente incansável pela liberdade de ensinar e de aprender, no nosso país.
De 1994 a 1999, voltou para as Caldas da Saúde em Santo Tirso, onde assumiu novamente o cargo de Director Pedagógico do Colégio, sendo também o responsável pela Empresa das “Caldas da Saúde” e Assistente Espiritual dos Antigos Alunos.
Em 1999 foi eleito Provincial da Companhia de Jesus em Portugal, cargo que desempenha até 2005.
Inspirado pelos novos ventos do Concílio Vaticano II, empenhou-se nessa causa comum enquanto Presidente da Conferência Nacional dos Institutos Religiosos (CNIR), de 2001 a 2003, e membro da Comissão da Pastoral das Vocações da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), de 2003 a 2008, em que participam igualmente os Institutos Seculares.
Desde 2005, é de novo Director Pedagógico do Colégio de São João de Brito, mas pertencendo à Comunidade da Charneca da Caparica, reside no Pragal colaborando, sobretudo nos fins-de-semana, nas Paróquias daquela zona entregues à responsabilidade da Companhia de Jesus.
Faleceu na Comunidade do Colégio de S. João de Brito, no dia 18 de Março de 2009, com quase 69 anos completos. A 19 de Março, em Lisboa, o seu funeral constituiu uma manifestação de grande pesar e saudade. No conjunto das duas eucaristias de corpo presente, celebradas na véspera e no dia do funeral, estiveram presentes cerca de 700 pessoas e concelebraram 85 sacerdotes.
A ligação do Padre Amadeu Pinto a Santiago do Cacém.O Padre Amadeu chega a Santiago do Cacém em 1975, tendo residido na Quinta da Boavista e mais tarde na Quinta da Ortiga. No final de Novembro desse ano muda-se para o Centro Urbano de Santo André, sendo um dos primeiros moradores daquela localidade, celebrando aí a sua primeira missa para um só participante, segundo o Padre Malvar nos diz, no Jornal O Leme da 1ª Quinzena de Abril de 2009.Na continuação do seu trabalho pastoral, fundou a Paróquia de Santo André e o Agrupamento 581 de Santo André, do Corpo Nacional de Escutas, sendo o seu primeiro assistente.

Foi sócio fundador, seu primeiro Presidente e grande impulsionador da Associação cultural, recreativa e desportiva, Estrela do Areal, actual Estrela de Santo André.
O pavilhão daquela Associação, que ajudou a construir era ponto de encontro da população, aí foram ministrados cursos de alfabetização de adultos, além de diversas actividades culturais e recreativas, ali era possível praticar diversas modalidades desportivas.Ao mesmo tempo exercia o professorado no Liceu de Santiago do Cacém onde também fez parte do Conselho directivo e devido às suas características de personalidade, conseguiu marcar os jovens que ensinou e a população de Santo André com quem conviveu, tornando-se inesquecível.
Além do número 506 do Jornal O Leme, podemos ler diversos depoimentos de pessoas com quem conviveu ao longo da sua vida, em jornais nacionais, blogues, etc. e, todos são unânimes em afirmar que o Padre Amadeu Pinto mudou as suas vidas para melhor, pelo seu exemplo de vida, os seus valores, os seus conselhos,”faz sempre o bem, bem feito” foi o seu lema de vida.


FONTE:www.cmsantiagocacem.pt/Actualidade/Noticias/Paginas/pavilhaodesportivosantoandrePadreAmadeuPinto.aspx

14 comentários:

  1. "Sede bons, fazei o bem, bem feito"

    PADRE AMADEU PINTO

    ResponderEliminar
  2. PORQUE NÃO PAVILHÃO MUNICIPAL ESTRELA DE SANTO ANDRÉ PADRE AMADEU PINTO?

    ResponderEliminar
  3. Agrada a gregos e a troinanos,axo que sim.
    Muito bom

    ResponderEliminar
  4. PODEM-ME EXPLICAR O QUE É QUE ESTE SENHOR FEZ PARA A CÂMARA DE SANTIAGO LHE ESTAR TÃO AGRADECIDO...
    QUEM É O HOMEM, QUE BENEFÍCIOS DEU AO CONCELHO DE SANTIAGO, O QUE É QUE MELHOROU COM A SUA PASSAGEM POR CÁ...
    POR ESTE "ANDAR" - UMA MEDALHA PARA O "JOLA", SERIA MAIS QUE JUSTA...

    ResponderEliminar
  5. O sr. padre Amadeu fez tanto por Santiago que nem sequer me lembro dele.
    Mas isto da CDU e do PCP andarem de mãos dadas com a igreja católica tem água no bico!

    ResponderEliminar
  6. Se os palermas atrasados mentais ao menos lessem o texto talvez não escrevesse tantas anormalidades sobre o que se fez o Padre Amadeu por VNSA. Também seria bom deixarem a estupidez de associarem tudo e todos aos camaradas da CDU.

    ResponderEliminar
  7. De qualquer das formas acho estúpido e palerma que o pavilhão tenha o nome de padre Amadeu Pinto.Pavilhão estrela do Areal ou estrela de Santo Andre,agora pavilhão padre Amadeu Pinto,parece-me que se tenta associar todas infrastruturas de Santo André a nomes de pessoas de Santiago.
    Têm de começar a associar nomes de Santo André a infrastruturas de Santiago do Cacém.
    Se assim é proponho que as proximas infrastruturas de importancia em santiago tenham o nome do Padre de Santo André.
    Somos um pouco palermas não somos?

    ResponderEliminar
  8. Ao anónimo de 16 de Novembro de 2009 - 9:45

    Que necessidade é que tem de chamar "palermas atrasados mentais", a quem não concorda consigo e com as "homenagens", da Câmara CDU?
    Eu sou de Santiago, tenho mais de 50 anos e nunca tinha ouvido falar desse Senhor Padre/Professor...
    Você, já ouviu falar do Sr. Lobo (aferidor da Câmara), do Sr. Gomes (ex-Presidente da Câmara), do Sr.Eliseu (jardineiro da Câmara), do Senhor Carlos Cândido (ex-Comandante dos BV de Santiago) e, do seu filho Carlos Manuel, do Sr. António do Ó/Família (doadores de terrenos para bairros sociais, cemitério das Ermidas, etc...), do Sr Bernardo Guerreiro (voluntário para fins sociais, único no Concelho de Santiago)????
    UM qualquer destes nomes era, de certeza mais merecedor de uma homenagem ou medalha, do que qualquer Padre "passageiro", seu amigo, ou não.
    Vila Nova de Santo André tem, de certeza, elementos, tão, ou mais importantes do que o senhor Padre, para dar o nome a um Pavilhão Desportivo, e que têm continuado a lutar para que as Assossiações, não terminem...
    Se a decisão fosse unânime, porque é que existiriam tantas divergências?
    VOCÊ NÃO SABE OUVIR?
    ANTES DE DECIDIREM HABITUEM-SE A OUVIR A POPULAÇÃO E A CONVIVER COM IDÉIAS DIFERENTES...
    VOCÊ NÃO É "PALERMA ATRASADO MENTAL" É SÓ, FUNDAMENTALISTA SURDO E IGNORANTE...
    NÃO POSSO, NEM QUERO, FAZER NADA POR SI!
    TEM UMA "DOENÇA", PROVOCADA POR MÁ EDUCAÇÃO, AUTORITARISMO, INSOCIALISMO, FUNDAMENTALISMO PARTIDÁRIO, IGNORÂNCIA, MALDADE E DE TOTAL DESPREZO PARA QUEM PENSA DIFERENTE...
    NÃO VAI CONSEGUIR CONVIVER COM TANTO NAGATIVISMO...
    A SUA FAMÍLIA QUE O ATURE...

    ResponderEliminar
  9. Assino por baixo deste último comentário. Bem dito.

    ResponderEliminar
  10. O Vitor decide...afinal foi nele que a maioria da população votou.
    A ele devemos o nome da biblioteca e do novo pavilhão.Foi ele que tornou isso possivel,portanto é ele que decide.

    ResponderEliminar
  11. O que interessa se é ps se é cdu ,se é psd ,ou pp,não interessa nada,o que interessa é que Santo André está a morrer e isso deve-se ao passado ,deve-se a falta de ideias e a uma falta de democracia que é exercida pelas pessoas que lideram,isto de não se chamar a população a decidir é mau,leva a uma morte social e cultural em larga escala,a população até podia concordar com o nome do pavilhão,mas não foi ouvida e isso por sinal já é muito mau.
    É tudo feito a sucapa,e quando a população se decide pronunciar-se sobre qualquer assunto...pumba já está,o Vitor decidiu.Está errado e é assim que andam as coisas por Santo André.O Caceres não fala?O vitor decide e o Caceres abana com a cabeça?
    QUE GRANDE BONEQUINHO EM QUE FOMOS VOTAR.
    Sabem que existe uma grande percentagem de suicidios no Concelho de Santiago do cacém?
    Pois é , pode este tipo de política influenciar?Pois a resposta é obvia ,claro que sim,é verdade ,o tipo de política que oprime, que afasta quem não avança em direcção ao regime faz com que as pessoas se enclausurem na solidão, na angustia e falta de opinião.Para que sirvo eu ou tu,se ninguém te ouve,se não te consegues manifestar com resultados,nada.Não servimos para nada,só temos uma solução e essa solução é participar nas actividades do regime.ESTÁ ERRADO
    Agora este tipo de situações são exercidas pela maioria dos partidos politicos ou apenas pelo comunismo?
    Como é obvio qualquer partido com a maioria que tem o partido que lidera a nossa terra ,exerce da mesma forma o poder.A arrogancia e o despreso pela população passa a vias de facto,o interesse pessoal assume a liderança e o povinho contenta-se com o que parece ser e não é.

    Por isso deixo o recado,POVO:
    O PAVILHÃO NÃO SE DEVE A CAMARA
    A BIBLIOTECA NÃO SE DEVE A CAMARA
    O RELVADO NÃO SE DEVE A CAMARA

    EXISTEM AS PESSOAS HUMILDES QUE ESTÃO POR DETRAZ DESTES PROCESSOS,ESSAS SIM LUTARM E FIZERAM ,O VITOR SÓ DÁ A CARA E OS NOMES(A COMUNICAÇÃO LOCAL COMPACTUA),PORQUE OS PROJECTOS, AS IDEIAS, A VONTADE E TUDO O RESTO TEM SIDO FEITO PELA POPULAÇÃO.
    A POPULAÇÃO TEM DE AGIR TEM DE FAZER PARTE DOS PROCESSOS TEM DE SER RECONHECIDA NEM QUE SEJA NA ESCOLHA DO NOME DAS NOSSAS INFRASTRUTURAS.

    AOS PARTIDOS E POLITICOS DEIXO O RECADO DE QUE NÃO AFASTEM A POPULAÇÃO DAS COISAS QUE REALMENTE SE PASSAM SÓ PORQUE VÓS DÁ MAIS JEITO.
    TRAGAM A DISCUÇÃO PARA A PRAÇA PÚBLICA.
    NÃO NOS APRESENTEM AS COISAS QUANDO TUDO JÁ ESTÁ "COZINHADO" PORQUE ASSIM SABE MAL.

    COMPRIMENTOS

    ResponderEliminar
  12. Há aqui gente que além de palerma é burra. O padre Amadeu não é de Santiago.

    ResponderEliminar
  13. Peço desculpa,como não é de santiago então já tem lógica ser o nome dele o apontado para o pavilhão?
    Não tem nada a ver...
    Mais, não é de santiago mas também não é de Santo André,como fazemos?
    E agora quem é palerma e burro?

    ResponderEliminar
  14. Caros Bloger´s,
    li os comentários atrás descritos e consegui ver neles desconhecimento e má criação.
    Sou natural de Sines, e fui aluno deste grande Homem. Na época em que residiu nesta região, foi:
    - professor de Sociologia e Fiosofia conseguiu formar 4 gerações de alunos transmitindo-lhes elevado sentido de ética e repeito por toda as opiniões, religiões e pluralidade politica. Estes alunos posso-vos garantir foram a maior semente que este Homem deixou na nossa região. Recordo-vos que a primeira grande fornada de Técnicos e Quadros Superiores da nossa região foram seus alunos e foi ele dos que mais contribuiram para a vontade destes alunos continuarem os estudos superiores.
    - investigador na area sociológica, estudando e desenvolvendo trabalho na área da integração social ajudando a unir a caldeirada de culturas que na época devido ao desenvolvimento do porto de sines, refinaria e petroquimica chegaram à região oriundos de todo o Portugal, incluindo ex-provincias ultramarinas. Ajudou a amenizar o confronto entre as diversas culturas, a local com as que para junto de nós vieram ajudar a desenvolver a Região e o País. Na época, muitas das polítcas aplicadas na nossa Região foram baseadas em estudos com a participação deste Homem.
    - como munícipe foi aglutinador de pessoas e como tal fundador de diversas associações, que ajudaram Sines, Santiago do Caçém e Santo André a crescer mais rápidamente com menos conflitos sociais, étnicos e religiosos entre outros. O Clube Estrela de Santo André a ele se deve, foi ele que o fecundou, ajudou a parir e a dar os primeiros passos, e quando garantiu que o mesmo poderia prosseguir sem ele deixou essa tarefa para outros.

    Pelo que atrás disse parece-me que no mínimo o nome deste Homem, AMADEU PINTO, merece ficar ligado à nossa Região, sobretudo a Santo André.

    PS.- Ao Sr. que diz ter mais de 50 anos, eu tenho 49, provávelmente já não frequentava ou não frequentou os meios escolares da época Liceu Nacional de Setúbal - Secção de Santiago do Caçém, e provávelmente não teve ligações ao desenvolvimento de Santo André. Mas garanto-lhe eu que neste caso não teve o previlégio de confraternizar e aprender com este grande Homem.
    Da minha parte um grande bem haja a este Homem e que Deus o tenha em descanso.

    ResponderEliminar