sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PROBLEMAS DE DEMOCRACIA NA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTIAGO DO CACÉM

Não foi possível chegar a acordo, com a CDU.

1-A CDU não abdicou de uma maioria absoluta que não teve nas urnas! Conquistou a maioria relativa com 41.20% dos votos. O PS, PSD, e BE, obtiveram 52.60% dos votos, o que lhes dá o direito a serem representados, no executivo da Junta.

2-Já estava eleito o Presidente e um Vogal da CDU, 1 elemento do PS e outro elemento do PSD, faltava eleger um Vogal que seria o do B.E, o que seria legítimo. A CDU não aceitou!, só queria a maioria absoluta. Foi proposta pelo PS a realização de uma reunião com os cabeças de lista dos 4 partidos antes da reunião da Assembleia de Freguesia, para que pudesse haver um entendimento entre as diferentes forças políticas, no sentido de viabilizar o executivo da Junta de Freguesia.

3-A CDU, como força maioritária, mas sem maioria absoluta, tem obrigação de encontrar no contexto político existente, os acordos necessários para poder formar o executivo. O PS não é favorável à realização de novas eleições e tudo fará para encontrar solução, tendo por base os resultados eleitorais. O PCP, “diz na Assembleia da República que o Governo PS, porque tem maioria relativa, não pode comportar-se como se tivesse maioria absoluta.” Estamos de acordo! É o que exigimos e esperamos que a CDU faça em Santiago de Cacém.

Os Candidatos Eleitos do Partido Socialista

Comunicado:
A situação da Junta de Freguesia de Santiago de Cacém. Esta é a posição dos eleitos do Partido Socialista.
Não sei se a notícia tem interesse, mas se tiver agradecia a publicação.

J.Carlos

7 comentários:

  1. Não percebo porque tanto alarido com esta questão, segundo a formula d`hont,penso ser a utilizada nas autarquicas, que em igualdade atribui-se o último lugar à lista menos votada.Correcto?

    vejam em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_D'Hondt

    ResponderEliminar
  2. Se é maioria relativa então não é maioria absoluta.perceberam cdus,isto da maior parte das pessoas ligadas à cdu serem pessoas sem formação atrasa muito.Mais uma vez,grande golpe na democracia.

    Sinceramente!!!

    ResponderEliminar
  3. Estes senhores da CDU são realmente uns democratas de se tirar o chapéu. Quer dizer, há 4 anos nas eleições para a Junta de Freguesia de Ermidas-Sado a CDU exigiu o mesmo que agora não quer dar em Santiago. Então os argumentos que usou em Ermidas-Sado, agora já não valem em Santiago? Grandes democratas, não haja dúvida. O problema desta gente é que só vivem pelo poder, e não querem saber dos votos das pessoas nos outros partidos. Se pudessem eles acabavam com os outros partidos e ficavam só eles como partido único. Ainda bem que a CDU tem vindo a desaparecer do poder nas cãmaras e juntas de freguesia por esse país, porque com essa gente não é possivel evoluir em nada porque só pensam no poder e em controlar tudo à sua volta para por e dispor à sua vontade.

    ResponderEliminar
  4. olhem este...grande lata!
    É mesmo "cumbersa de Xuxialista de merda"
    Democrata do caraças

    ResponderEliminar
  5. O Partido Comunista tem os dias contados no Alentejo e na nossa região resta Santiago, que um dia também mudará de cor politica. Toda a gente vê que o Partido Comunista não acompanhou os tempos, mantém o mesmo discurso de há 30 anos, e onde quem manda são os dirigentes e não as bases de militantes. Os militantes servem apenas para pagar quotas e participar em iniciativas de angariação de fundos para as campanhas eleitorais. Sei do que falo. As reuniões com militantes serviam apenas para informar o que já estava resolvido de cima, e não havia lugar a troca de ideias, de opiniões, e muito menos de criticas. Eram apenas transmitidas orientações, e toca a andar. Continuo de esquerda, mas Partido Comunista nunca mais votarei.

    ResponderEliminar
  6. se assim fosse o resultado eleitoral, tambem o ps no governo nao podiam constituir governo, bastava dois partidos se juntarem e nao havia governo.... quantos ministros estão actualmente no governo de outros partidos?
    deixem-se de brincar às politicas, uns já têm idade outros são miudos de fraldas que encabecaram a lista de partidos que até á pouco tempo eram de outro partido terá mudado ou será já novo rico?

    ResponderEliminar
  7. O anónimo deste comentário não sabe do que está a falar. Está a confundir a velocidade com o toucinho. A eleição é completamente diferente. O partido mais votado forma governo. Na Assembleia ou há maioria ou não. Aqui neste caso, mete só o Presidente do executivo, e depois são as regras da democracia. Mas isto para o PCP é chinês. Logo a chegam, os mais novos vão abrindo os olhos!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar