terça-feira, 17 de novembro de 2009

comunicado da Comissão de Utentes de Saúde da Freguesia de Santiago do Cacém

"Grande Vitória dos Utentes do Serviço Nacional de Saude-Governo dá passo atrás nas Taxas Moderadoras
Foi aprovado em reunião de Conselho de Ministros do passado dia 12 de Novembro de 2009 um Decreto-Lei que revoga as Taxas Moderadoras de internamento e do acto cirúrgico realizado em ambulatório.Com este diploma o Governo veio dar razão aos Utentes do Serviço Nacional de Saúde e às suas Comissões que através da luta sempre se opuseram à criação e manutenção destas Taxas. Sempre denunciamos que elas eram na realidade um imposto encapotado e não uma Taxa Moderadora.Todos aqueles que em 2006 apoiaram o Governo (PS) e o então Ministro Correia de Campos deveriam pedir desculpa ao povo.Afinal não existiam certezas absolutas.
Existiam apenas maiorias absolutas e maiorias parlamentares para, obedientes, justificarem todos os disparates.
Temos que continuar a luta pela abolição de todas as Taxas ditas Moderadoras e pela melhoria dos Serviços de Saúde.
Por um Serviço Nacional de Saúde Universal, Geral e Gratuito!
A LUTA é o CAMINHO!!!
Comissão de Utentes de Saúde da Freguesia de Santiago do Cacém "

13 comentários:

  1. Não fosse a instrumentalização do PCP desta comissão, até teria alguma simpatia por eles.
    Infelizmente não existem comissões de utentes sobre os serviços da autarquia, para a forma como são tratados os espaços públicos, as ruas, os passeios, o fornecimento de água doméstica, para as necessidades das populações, nem para pressionar afim de os nossos autarcas cumprirem o que prometem.

    ResponderEliminar
  2. Nada de confusões, companheiro. A comissão de utentes é apenas para questões do poder central no âmbito do Serviço Nacional de Saúde. Na câmara tá-se bem, não se passa nada e as populações vivem os dias felizes e a cantarolar.

    ResponderEliminar
  3. Que gente maldicente!
    Se a comissão de utentes é "instrumentalizada" pelo PCP, porque não se juntam e verificam a verdade!?
    É que dizer mal, aparece muita gente. fazer algo, que façam os outros não é?

    ResponderEliminar
  4. Devia haver mais comissões para apontarem o que está mal na freguesia, ou no concelho, em matérias da responsabilidade do poder local e não exclusivamente para criticar as politicas do governo.

    ResponderEliminar
  5. É pá perguntem ao Zé Ferro porque saiu do P.C.
    O chefe Proença é que manda, as Comissões são a frente de combate, ele é que decide.
    Não acha camarada!

    ResponderEliminar
  6. Conversa de merda, porque não agrada ao camarada comuna! Toda a gente sabe que a comissão de utentes é um braço do partido comunista, na sua acção de contestação às politicas do poder central. Qual é o problema em transformar as comissões de utentes em comissão de municipes? A vida dos municipes não se esgota na saúde, caros comunistas! Há mais vida para além das taxas moderadoras. Só que isso não convém ao partido comunista lutar ou enfrentar, porque muito haveria para contestar em Santo André e por esse concelho fora.

    ResponderEliminar
  7. Apoiado! Comissões do Municipe ou a figura do Provedor seriam muito bem vindas para defender os interesses das populações junto do poder local dado que as juntas de freguesia não têm qualquer poder reivindicativo e muitas vezes estão subjugadas ao poder da câmara.

    ResponderEliminar
  8. O camarada (da merda) como sempre não gosta da critica, sofre da flatulencia precoce.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com a comissão de utentes de saúde, e penso que desempenham um papel importante na região, e naturalmente que penso que deveriam ser apartidárias, não permitindo sequer dirigentes filiados em partidos, mas infelizmente não é o que acontece como se viu pelas declarações do ex-dirigente José Ferro quando saiu do PCP. Agora é evidente que a Democracia teria algo a ganhar se existissem estruturas na sociedade civil que também defendessem os direitos das populações em questões municipais, sobretudo porque a maior parte dos politicos não eleitos só andam no terreno nas vèsperas das eleiçoes e depois evaporam-se e não cumprem o seu papel de fiscalização da actuação dos executivos.

    ResponderEliminar
  10. Aqui está o cerne da questão: Fiscalizar os executivos e denunciar os actos menos correctos. Actualmente o executivo faz o que quer. Tudo é controlado ao mílimetro desde a imprensa regional à rádio e se alguém interfere é logo "amarrado" e neutralizado pelo próprio sistema, obrigando muitas vezes por razões de sobrevivência a "vergar".
    Aqui fica o alerta para a oposição, se quiserem mudar alguma coisa têm que ir para o terreno e começar a campanha para o próximo acto eleitoral e não estar à espera que o actual sistema arranje o futuro/a candidata.
    Leiam a entrevista do Chefe Proença no "Leme" desta quinzena e refelitam !

    ResponderEliminar
  11. Esse é o maior problema no concelho. Os partidos da oposição limitam-se a marcar presença nas reuniões de câmara e assembleias municipais e não vão ao terreno ao longo dos mandatos falar com as populações, ouvir as suas queixas, estar ao lado dos seus problemas, ser a sua voz, etc, o que traduz num laissez fair completo por parte da gestão camarária, que assim tem tudo debaixo de controle, como é pratica habitual do partido comunista. Desde a pequena colectividade, ao clube de bairro, etc, tudo está dependente da verbazinha anual da câmara e assim controlado, sem poder levantar o dedo a pedir isto ou aquilo com medo de perderem a tal verbazinha anual.
    É preciso denunciar e desmontar isso e também são precisas oposições mais actuantes ao longo dos mandatos, que estejam junto das populações, e dos seus problemas. Como eles estão à vontadex, ganham as eleições com grande à vontade.

    ResponderEliminar
  12. A OPOSIÇÃO POLITICA, À CDU NO CONCELHO DE SANTIAGO, É MEDROSA, INCOMPETENTE E SITUACIONISTA...COM ESTA OPOSIÇÃO PARTIDÁRIA, DIFICILMENTE A CDU PEREDERÁ A SUA "ILHA/CUBANA" DO LITORAL ALENTEJANO.

    TEM QUE SER O POVO - OS QUE NÃO TÊM VOTADO~...
    SÃO 50%, A TOMAR AS RÉDEAS DA CORAGEM.
    A CDU ESTÁ ACABADA...A SUA POLITICA É MIDERABILISTA, FUNDAMENTALISTA E EM NADA BENEFICIA O POVO, SÓ ATRASA...
    HÁ MUITAS RAZÕES PARA TIRAR ESTES EMPREGADOS DO PARTIDO COMUNISTA, DA CÂMARA DE SANTIAGO:
    - ESCOLA DA GUITARRA
    - COMISSÕES "POR BAIXO DA MESA", DOS ESPECTÁCULOS DOS "TONI'S"
    - ABANDONO DA PRAIA DA COSTA DE SANTO ANDRÉ.
    - PERSEGUIÇÃO E AMEAÇAS A TRABALHADORES DA CÂMARA, QUE NÃO ALINHAM COM A CDU, EM TUDO.
    - O DIA DE GREVE - CÂMARA, MERCADO, PISCINAS,ETC..TUDO FECHADO E IMPEDIMENTO A TODOS OS QUE QUERIAM TRABALHAR.
    - CONCELHO COMPLETAMENTE "MORIBUNDO"...
    - DESAPOIO À CULTURA DO CONCELHO, E AOS SEUS AUTORES.
    - DESPESAS COM ASSESSORAS DE IMAGEM E OUTROS "LUXOS", DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA...
    - ABANDONO DAS POPULAÇÕES E AMEAÇAS DE DESEMPREGO PARA OS FAMILIARES...
    - INCOMPETÊNCIA URBANISTICA
    - ABANDONO DO JARDIM MUNICIPAL
    - APOIO EXCLUSIVO A EMPREITEIROS QUE "FINGEM" SER DA CÔR OU QUE FAZEM O MESMO QUE O TÃO AFAMADO "SUCATEIRO".

    ENFIM HÁ MIL-RAZÕES PARA TIRAR, DE UMA MANEIRA QUALQUER, OS "COMUNAS" DA CÂMARA DA TERRA QUE ADOPTEI, COMO MINHA...

    É SÓ PRECISO UM POUCO DE CORAGEM E CONFRONTAR O SR. PROENÇA E O SEU PATRONATO CDU, COM AS PERGUNTAS INCÓMODAS, MAS NECESSÁRIAS QUE TODOS TERÃO, PARA LHES FAZER...

    VAI MUDAR, DE CERTEZA...

    O CONCELHO NÃO MERECE CONTINUAR PARADO, ANTIQUADO, ABANDONADO, IGNORADO E REFÉM DE UMA IDEOLOGIA CADUCA, "PIDESCA" E INCOMPETENTE, QUE NOS TEM TERRIVELMENTE PREJUDICADO, DESDE 1974...

    ResponderEliminar