quarta-feira, 31 de março de 2010

AGRESSÃO A 2 BOMBEIROS DE SANTO ANDRÉ

Quando chegaram junto do ferido para o assistir, na sequência de uma queda na rua, os bombeiros Norberto Morais e Filipe Carvalho mal sabiam o que os aguardava. Perante a recusa aos apelos dos seis familiares da vítima para a transportarem para ambulância, sem antes prestarem os primeiros socorros, os elementos da corporação de Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, acabaram agredidos com violência.
"Junto à vítima, caída no chão, encontravam-se esses seis indivíduos. Pedi para manterem a calma, porque precisávamos de socorrer primeiro a vítima antes de a transportar para a ambulância – mas eles não gostaram e começaram aos murros e pontapés. Tudo o que fizemos foi tentar defender-nos", diz ao CM Filipe Carvalho, 41 anos.
Depois, um dos suspeitos entrou para a ambulância e tentou ligar o motor. Se tivesse colocado a ambulância em funcionamento tinha atropelado o bombeiro Filipe Carvalho. "Ele estava debruçado mesmo em frente da ambulância. Por sorte consegui tirar a chave da ignição e evitar uma tragédia", conta ao CM o outro bombeiro ferido, Norberto Morais, 55 anos.
Os ânimos acalmaram com a chegada de elementos da corporação e da GNR. Os dois bombeiros, que sofreram ferimentos nos membros inferiores e zona lombar, receberam tratamento hospitalar.
PORMENORES

AGRESSÕES
Os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Santo André contabilizam um total de três casos de agressões a elementos da corporação desde meados da década de 90.

QUEIXA
A direcção dos bombeiros daquela cidade vai apresentar queixa contra os seis suspeitos no posto da GNR e no Ministério Publico de Santiago do Cacém.

IDENTIFICADOS
Os agressores, segundo o nosso jornal apurou, são todos familiares. Acabaram por ser identificados ontem pelos militares da GNR.

Fonte:Correio da Manhã

Homenagem a Kalú e Paulo Casimiro

Foi no Domingo dia 28 de Março de 2010 - Campo Estrela em Vila Nova de Santo André - Homenagem a Kalú e Paulo Casimiro, dois atletas que no final desta temporada vão arrumar as chuteiras e que realizaram o último jogo em casa.

Kalú, Ana Parado (presidente da direcção do Estrela SA) e Paulo Casimiro

A LAGOA FOI AO MAR

O projecto experimental da MiróbrigaTV, registou alguns dos momentos mais relevantes desta já tradição no Alentejo Litoral: a abertura da Lagoa de Santo André ao Mar.

Hotel Vila Park recebeu o Prémio Boas Práticas Ambientais

O Hotel Vila Park, localizado em Vila Nova de Santo André, perto de Sines e Santiago do Cacém, recebeu o prémio Boas Práticas Ambientais, durante o 1º Congresso de Turismo, organizado pela Turismo do Alentejo (entidade regional de Turismo), que decorreu em Beja, no passado dia 27 de Março.
O Hotel Vila Park, situado entre a planície e a Costa Vicentina do Litoral Alentejano, o Hotel Vila Park oferece o local ideal para quem é apreciador da natureza, procura lazer, reuniões de negócios ou apenas necessita de um bom descanso.
O Hotel Vila Park é um empreendimento turístico pensado para o seu bem estar, pela qualidade de atendimento, serviços e comodidade. Composto por 79 quartos, distribuídos por 12 suites (2 para deficientes) e por 67 quartos duplos, 5 dos quais para deficientes, com casa de banho completa, equipados com televisão, rádio, telefone, ar condicionado, secador de cabelo, mini frigorifico (on request) e varanda (62 dos quartos).

Mais informação consulte : http://www.vilapark.com

Fonte:Rostos

terça-feira, 30 de março de 2010

blá blá bhummmm!!!!!!

Os técnicos do IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana vão deslocar-se ao Bairro Azul, em Santiago do Cacém, para um levantamento do património edificado e, posteriormente, reunir com o presidente da Câmara, de modo a tentar encontrar soluções para a desertificação da zona.
Sexta, 26/03/2010 - 10:58
A decisão saiu da reunião realizada esta quinta-feira, entre o edil santiaguense, Vítor Proença, o presidente da Assembleia Municipal, Ramiro Beja, o presidente da Junta de Santo André, Jaime Cáceres, e o presidente do IHRU, Nuno Vasconcelos.
«O que se conclui é que o presidente do instituto deu razão às nossas chamadas de atenção para o perigo de o bairro se tornar um gueto», revela ao iMais o presidente de Santiago do Cacém. Vítor Proença saiu da reunião com ‘sinais positivos’, uma vez que a entidade que gere o património habitacional do Estado se manifestou preocupada com o «barril de pólvora» em que o bairro pode vir a tornar-se.
«Queremos ser parte da solução deste problema», argumenta Vítor Proença, para quem a solução para este centro administrativo com a maioria dos fogos ‘às moscas’ pode passar por «soluções menos ou mais arrojadas». Em última análise, e tendo em conta o estado de avançada degradação dos edifícios, Proença afirma que a mudança poderia mesmo passar «pela demolição do bairro. No entanto, enfatiza ser prematuro adiantar possibilidade, pois tudo depende das decisões a tomar pelo IHRU. «Seja sozinho ou em parceria com o município», o que importa é que aquilo não pode continuar como está.
A autarquia havia avançado já com a possibilidade de o Estado ceder ao município a gestão dos edifícios, muitos dos quais vazios, sob pena de a zona se transformar num gueto.A Câmara candidatou o Programa Integrado de Qualificação Urbana de Vila Nova de Santo André a financiamentos do INAlentejo, e mostra-se empenhada em reabilitar as zonas exteriores do bairro mas sempre vai avisando que melhoramentos no domínio público não chegam e defende «uma nova dinâmica e uma nova vida neste bairro, atribuindo serviços e recursos em edifícios não ocupados».

FONTE:IMAIS

Fotógrafa Isabel Azevedo


A Biblioteca Municipal Manuel José "do Tojal" expõe os trabalhos da fotógrafa Isabel Azevedo, de 19 de Março a 3 de Abril, no âmbito da iniciativa Artistas da Região.

ISABEL AZEVEDO "Lembro-me de ser ainda pequena e de, às escondidas, brincar com a velha reflex de cor prateada do meu pai. Muitas dessas vezes "fazia de conta" que foto-grafava modelos em grandes produções imaginárias mas nunca tinha pensado em levar isso a sério, era apenas uma brincadeira como todas as outras.
Mais tarde, já teria uns 15 anos talvez, recordo o meu pai a chegar a casa com uma "caixinha preta"... Chamou-me e disse "estima bem, esta é a tua!". A partir desse momento tornámo-nos inseparáveis. Para onde quer que fosse levava sempre a minha "caixinha preta". Todos os momentos, todas as emoções tinham que ficar registadas nos milhares de película que gastava.

Aos 18 anos fui estudar para Lisboa, como já tinha referido, nunca me tinha passado pela cabeça seguir uma carreira na fotografia, entrei no curso de Comunicação mas sempre senti que faltava alguma coisa. Foi quando, passados uns três anos, num Natal que nunca mais vou esquecer, recebi a minha primeira reflex digital - a partir desse momento decidi frequentar o curso de fotografia. Finalizei-o e segui fotografia de autor."

sexta-feira, 26 de março de 2010

ABERTURA DA LAGOA AO MAR-28 DE MARÇO


A beleza natural da Lagoa de Santo André atinge o seu ponto alto no início da Primavera. Todos os anos, por esta altura, é feita a abertura da Lagoa ao mar, num espectáculo único, em que se rompe o cordão dunar que a separa do Oceano Atlântico. A ocasião está marcada para o dia 28 de Março (domingo), às 16h00.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Seniores - Setúbal - 2ª Divisão - 21º Jornada




VAMOS APOIAR O NOSSO ESTRELA DIA 28 DE MARÇO,DOMINGO

ESTRELA DE S.ANDRE x QUINTA DO CONDE

CAMPO ESTRELA - RELVADO - 16H

quarta-feira, 24 de março de 2010

1º Congresso de Turismo do Alentejo

1º Congresso de Turismo do Alentejo arranca sexta feira em Beja
As novas organizações de gestão de destinos turísticos é um dos temas do 1.º Congresso de Turismo do Alentejo, que arranca sexta-feira, em Beja, para "afirmar" uma região que em 2009 teve "o melhor ano turístico de sempre".
Organizado pela Turismo do Alentejo, o congresso, com 850 participantes inscritos e 35 oradores distribuídos por seis painéis, vai decorrer até sábado no Teatro Municipal Pax Julia.
O congresso pretende "afirmar o Alentejo como destino turístico consolidado a nível nacional e que está a afirmar-se no contexto internacional", explicou hoje à agência Lusa o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.
Segundo Ceia da Silva, o Alentejo teve em 2009 "o melhor ano turístico de sempre em termos de dormidas" e "foi a segunda região do país que mais cresceu, 4,6 por cento".
Isto dá-nos algum conforto para continuar a estruturar estratégias de desenvolvimento turístico para o território, como a implementação do Plano Operacional de Turismo do Alentejo, que será a bíblia do setor para o turismo na região nos próximos seis a 10 anos", disse Por outro lado, frisou, "vai ser um congresso nacional" para "discutir temas de interesse para o turismo em Portugal", como se a intervenção das entidades públicas no turismo deve caminhar para a criação de organizações de gestão de destinos turísticos (Destination Management Organizations - DMO).
Após a sessão de abertura, sexta feira de manhã, que deverá contar com a presença do ministro da Economia, Vieira da Silva, os trabalhos arrancam com o primeiro painel dedicado ao modelo de gestão, funcionamento e financiamento das entidades regionais de turismo e dos destinos turísticos em Portugal.
A fechar o primeiro dia, o congresso vai "aprender" com "exemplos" de destinos turísticos estrangeiros, como as regiões da Toscânia (Itália) e de La Rioja (Espanha), que "fazem a sua promoção turística com base em produtos que o Alentejo também destaca", para "perceber" o que "estão a fazer para atrair turistas", explicou Ceia da Silva.
A "visão" das autarquias para o turismo, os novos projetos, produtos e mercados para o turismo no Alentejo e a "nova realidade" das DMO são os temas dos três painéis do segundo e último dia do congresso.
O congresso termina sábado à tarde com a sessão de encerramento, que inclui a entrega dos Prémios Turismo do Alentejo 2010, a apresentação das conclusões, por Ceia da Silva, e um discurso de fecho, pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
Em comunicado enviado à Lusa, a Direção Regional do Alentejo do PCP acusou o PS de "partidarizar" o congresso, referindo que "a organização dos painéis e seleção de oradores não deixa qualquer dúvida sobre a partidarização" do encontro "pelo partido do Governo".
Confrontado pela Lusa, Ceia da Silva escusou-se a reagir à acusação do PCP e limitou-se a dizer que a Turismo do Alentejo "só veste a camisola do turismo".

FONTE:Lusa

NÃO HÁ DINHEIRO????

ESTIMATIVAS DE CUSTOS:

- Espectáculo com DELFINS – 26.400,00 € (vinte seis mil quatrocentos euros) ------------------
- Aquisição de Fogo de Artifício, Foguetes e Morteiros – 5.000,00 € (cinco mil euros)
- Aluguer de Palco – 4.000,00 € (quatro mil euros)
- Serviço de Segurança – 750,00 € (setecentos e cinquenta euros)
- Lembranças aos participantes nas iniciativas do Programa do Município – 8.500,00 € (oito
mil e quinhentos euros)

TOTAL ESTIMADO – 44.650,00 € (Quarenta e quatro mil seiscentos e cinquenta euros).

FUNDAMENTOS: Ao abrigo da alínea a) e b) do número 4 do artigo 64 da Lei 169/99, de
18 de Setembro na redacção da Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro.

AGRADECEMOS DESDE JÁ AO ANÓNIMO QUE DISPONIBILIZOU A INFORMAÇÃO
NOTA:ESTE CUSTOS DIZEM RESPEITO AO CONCERTO DE DIGRESSÃO DOS DELFINS EM 2009

terça-feira, 23 de março de 2010

Problema polémico democrático resolvido

O executivo da Junta de Freguesia de Santiago do Cacém foi constituído na passada sexta feira, cinco meses depois das eleições autárquicas.
Com sete votos a favor e seis contra, a Assembleia de Freguesia viabilizou a proposta da CDU, que defendia a constituição da junta por dois vogais da CDU , um do PS e um do PSD.Com o orgão constituído, Vitor Barata, eleito presidente da Junta de Freguesia nas últimas eleições autárquicas, lamenta os 5 meses perdidos em negociações.
O orçamento e os restantes projectos começarão a ser discutidos para a semana, com as propostas dos vários partidos, diz o presidente.
A Junta de Freguesia de Santiago do Cacém foi constituída na passada sexta-feira, evitando assim a realização de eleições antecipadas.

Fonte:Marta Marques(Antena Miróbriga)

segunda-feira, 15 de março de 2010

DEDICADO AOS LARANJINHAS...ENROLHADOS DEMOCRATICAMENTE



Bitaite do nosso colega "O Padrinho"

2.000.000,00 Euros em Empréstimo de Longo Prazo

ASSUNTO: Empréstimo de Longo Prazo até ao montante de 2.000.000,00 Euros.
REFERÊNCIA: Processo número zero três da Divisão de Administração Geral e Financeira
de 2010.
PROPOSTA:Um -Efectuar consulta à Caixa Geral Depósitos, Banco Espírito Santo,
Millennium bcp, Banco Santander Totta S.A., Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa
Azul, Banco Português de Investimento e Montepio Geral com vista à contracção de um
empréstimo de Longo Prazo até ao montante global de 2.000.000,00€ ( Dois milhões de
euros) com um período de utilização e diferimento até 2 anos e por um prazo até 20 anos condicionados à autorização da Assembleia Municipal, para financiamento dos seguintes
projectos:
2444-2008/39 – Controlo da qualidade da Água de Abastecimento (remodelação Laboratório de Águas).. 147.500,00€
11111-2002/1 – Instalações Municipais (novas instalações oficinais na ZIL de Santiago do Cacém)..300.000,00€
Regeneração Urbana Centro histórico de Santiago do Cacém
24261-2009/21 Recuperação da Tapada do Palácio dos Condes de Avillez..181.000,00€
33112-2009/110 – Requalificação do Passeio das Romeirinhas..154.000,00€
-2009/93 – Requalificação da Praça Conde Bracial..12.000,00€
-2009/90 – Requalificação da Rua Condes de Avillez..10.000,00€
PIQurb-Santo André
11111-2010/2 – Recuperação de Edifício para instalação da Academia Sénior de Artes e
saberes (ASAS)10.000,00€
24511-2009/51 – Contentores e Varredura..61.500,00€
25221-2009/78– Requalificação do Parque Central de Vila Nova de
Santo André..196.000,00€
33112-2009/89 – Requalificação Urbana do Bairro da Atalaia em Vila Nova de Santo
André..87.000,00€
-2009/92 – Requalificação Urbana do Bairro Pôr do Sol em Vila Nova de Santo
André..95.000,00€
-2009/94 – Requalificação Urbana do Bairro Azul em Vila Nova de Santo
André..71.000,00€
-2009/96 – Requalificação e Ordenamento dos Eixos Urbanos estruturantes de
Vila Nova de Santo André..225.000,00€
-2009/102 – Rede Ciclável Urbana de Vila Nova de Santo André..120.000,00€
Corredor Azul
33113-2009/112 – Variante de Miróbriga (EM 550)..330.000,00€
Dois – Submeter à apreciação da Assembleia Municipal a contracção do empréstimo de
Longo Prazo após a informação sobre as condições praticadas pelas Entidades consultadas. FUNDAMENTOS: Um - Por forma a garantir o financiamento do investimento referido relativo a projectos comparticipados pelos fundos estruturais no âmbito do Quadro de 2010-03-11
Referência Estratégico Nacional (QREN) e tendo em conta os limites máximos de
endividamento de médio e longo prazo .
Dois – De acordo com o nº.1, 2, 5 e 6 do artº.38 e artº.39 da Lei nº.2/2007, de 15 de Janeiro; e
alínea d) do nº.2 do artº. 53 da Lei 169/99, de 28 de Setembro, na redacção da Lei nº.5-A/2002, de 11 de Janeiro.
DELIBERAÇÃO: Aprovar FORMA: Por maioria, com cinco votos a favor, sendo quatro dos eleitos da CDU, Senhor Presidente e Senhores Vereadores Margarida Santos, José Rosado e Álvaro Beijinha, e um do Senhor Vereador Carlos Pereira Dias, eleito do PSD, e duas abstenções, dos Senhores Vereadores Arnaldo Frade e Óscar Ramos, eleitos do PS.

sábado, 13 de março de 2010

FABRICA D`BRINQUEDOS - "ABISMO"


Abismo

Fábrica d’Brinquedos - Novo Video On-Line | MySpace Music Videos

RUBEN GAMITO flashback 2004/2008 - SANTO ANDRÉ

MODALIDADES NO PAVILHÃO

PAVILHÃO DO ESTRELA DE SANTO ANDRÉ
M O D A L I D A D E S-Abre 22 Fevereiro
Mini Basket
Taekwondo
Ginástica
Manutenção
Ballet
Danças
Salão
Kick Boxing
Mini Trampolins
Increve-te na Sede do estrela de santo andré(Bº Azul)
Tel: 269 751 537

QUINZENA DA JUVENTUDE ’10 EM STO ANDRÉ

19 de Março a 3 de Abril
PROGRAMA:

19 de Março a 3 de Abril – Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal” | Vila Nova de Santo André
Exposição de Fotografia Punk’s Not Dead de Isabel Azevedo – No âmbito da iniciativa ciclo “Artistas da Região”.

3 de Abril [sábado] – Parque Central | Vila Nova de Santo André
Feira Trocas e Baldrocas Multiculturalidade
10h00 – Yoga (Associação de Yoga do Alentejo) – AYA
11h00 – Dj’s
15h30 - Dança de Hip-Hop com Street Shaker's
16h00 – Demonstração de Taekwondo (Academia de Taekwondo)
16h45 – Demonstração de Body Combat (Kalorias Club)
17h15 – Demonstração de Body Balance (Kalorias Club)
21h30 – Scuta Blues
22h45 – Farra Fanfarra
23h30 – Jam Session
PARTICIPAÇÃO:
• Leonor Pires – Comida Africana/ Indiana • Lálá “Kotas Bike Team” – Doces Regionais Africanos • Alentejo Sem Lei – Bar • Fábrica d’Brinquedos – Bar • Agrupamento de Escuteiros nº 581 de Vila Nova de Santo André – Artesanato Materiais Escutistas • Projecto Intervir.com – Comidas/ Bebidas/ Artesanato.

10h00 – Escadaria do Passeio das Barcas | Vila Nova de Santo André
5º Encontro de Street Skate
Organização Loja Number 9 e Marteleira Distribuição.

quinta-feira, 11 de março de 2010

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Este concurso está aberto a toda a comunidade.
- Categorias:
O concurso divide-se em cinco categorias:
- Paisagem
- Retrato
- Vida urbana
- Abstraccionismo
- Tema livre

As fotografias entregues têm que conter obrigatoriamente a referência à categoria em que se inserem e a sua publicação no blog é garantida.

- Formatos
As fotografias devem ser entregues em formato digital para o mail santo.andre.concelho@gmail.com .

- Identificação
Todos os concorrentes são obrigados a utilizar um pseudónimo ou nome verdadeiro. Este deverá constar no rosto do mail.A fotografia poderá ser acompanhada de texto a explicar a fotografia ou situação.

- Júri
A constituição do júri será divulgada uma semana antes do prazo limite de entrega dos trabalhos.

- Prémios
Cada categoria será premiada individualmente. Serão atribuídos dois prémios, primeiro e segundo lugar, constituídos por referencia ao nome e dedicação.
Será realizada uma exposição dos trabalhos, em local e data a divulgar oportunamente.
Caso a qualidade dos trabalhos assim o justifique, serão atribuídas menções honrosas nas diferentes categorias e poderá vir a ser realizada uma segunda exposição noutro espaço público.

Contamos com os teus magníficos trabalhos!

Facebook, Twitter estão a mudar o turismo

Redes sociais como Facebook, Twitter estão a contribuir para mudar a estrutura da indústria do turismo ao permitirem que os consumidores partilhem as suas experiências, tornando-se produtores de conteúdos, defendeu hoje Dimitrios Buhalis, especialista em turismo.
O professor britânico da Universidade de Bornemouth considera que o "consumidor está a também a tornar-se produtor de informação", o que torna mais difícil a tarefa dos agentes de viagens, que precisam de se reposicionar se não quiserem continuar a perder quota de mercado.

"As redes sociais tornam mais fácil que as pessoas interajam através da Internet, mas também que fiquem a conhecer as experiências de outras pessoas. O consumidor está a tornar-se também um produtor de informação", salienta.
O professor argumenta que "o intermediário está a ser dispensado", afirmando que "em Inglaterra, entre 2000 e 2010, quase 40 por cento do turismo ocorreu sem recurso a um agente de viagens", uma tendência que se verifica a nível mundial.

"Os consumidores escrevem nas redes sociais coisas do género: 'Fui a Aveiro na semana passada e descobri este bar ou aquele restaurante e foi maravilhoso porque estava sol e bom tempo e a Ria de Aveiro é muito bonita'. De repente, o consumidor está a tornar-se um produtor que partilha a sua experiência".

Professor da Universidade de Bournemouth e especialista em eTourism, Dimitrios Buhalis é considerado um dos mais respeitados "gurus" da área do turismo, estudando sobretudo o papel da tecnologia na evolução do setor.

"A tecnologia mudou a estrutura do turismo. Melhorou a maneira de comunicar com os clientes e a maneira como os influenciamos. Permite manter um diálogo constante com o cliente. Isso mudou a competitividade da indústria do turismo e a maneira como as organizações comunicam com os clientes", disse à Lusa o professor britânico, à margem da conferência INVTUR 2010, na Universidade de Aveiro.Dimitrios Buhalis é um dos principais oradores da INVTUR 2010, considerada pelos seus organizadores como a "maior conferência científica jamais feita em Portugal na área do turismo".

FONTE:IONLINE.PT

O GUETO

Embora o município desconheça “o real estado do edificado do bairro Azul”, dado que ainda não foi feita uma peritagem naquele conjunto de edifícios, Vítor Proença garante que as colectivas existentes, que já são sede de várias entidades, poderiam ser a casa de cerca de cem novos organismos. “O Estado definitivamente não quer intervir ali, mas poderia deixar que alguém, como o município, tomasse essa tarefa em mãos”, reitera o edil, salientando que o bairro Azul também poderia ter, num futuro próximo, “funções sociais”.
Actualmente a funcionar como centro administrativo, onde está sedeada, a título de exemplo, a delegação da CCDR, do ICNB, da Segurança Social, a casa de vários partidos políticos e mesmo do Estrela de Santo André, o bairro Azul poderá estar a transformar-se, segundo Vítor Proença, num “gueto no meio da cidade de Santo André”, dada a inexistência de vida naquele local. “É preocupante o facto de o bairro Azul poder vir a constituir-se num local de refúgio para pessoas que estejam de mal com a sociedade e que possam mesmo vir a criar problemas a esse nível”, alerta o presidente da câmara municipal. No sentido de tentar resolver a questão das colectivas não ocupadas, Vítor Proença vai reunir no próximo dia 25 com Nuno Vasconcelos, presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

SIGNIFICADO DE GUETO:Bairro onde são confinadas certas minorias, por imposições econômicas, ou raciais, ou mesmo sociais.
O termo é aplicado às áreas onde qualquer grupo minoritário é forçado a viver devido à pressão social e econômica.

(MAIS UMA VEZ O SR. VITOR EM GRANDE NOS SEUS COMUNICADOS A IMPRENSA NACIONAL)

Lagoa de Santo André regista maior nível de água dos últimos sete anos

Motivo de preocupação para uns e de atracção turística para outros, a Lagoa de Santo André atingiu este ano o maior nível de água registado nos últimos 7 anos, devido às chuvas intensas.
É esperado que a lagoa decarregue para o mar no final do mês de Março e, até lá, a população espera que o nível da água não suba, deixando estabelecimentos e habitações livres de perigo.
Com o seu estabelecimento ameaçado pela água, Adelaide Cabacinha, de 65 anos, proprietária do restaurante Fragateira, espera que a descarga ao mar seja feita no tempo previsto e de forma natural, referindo que é um espectáculo “fantástico”.
Sem motivos para alarme, a população refere que o nível da água "tem sido frequentemente controlado por responsáveis da Quercus e Protecção Civil", desconhecendo que esse papel cabe, na realidade, ao ICNB.
Questionado sobre a existência de uma cheia maior, Armando Castro, de 75 anos, morador na localidade há cerca de 54 , recorda que há mais de 20 anos as águas da Lagoa inundaram a estrada, destruindo as casas existentes na altura.
Também Fernando Costa, ex-morador de 53 anos, recorda as cheias de há 20 anos, em que o mar “galgou a janela da sua casa”.
Com as cheias deste ano, Fernando Costa, considera apenas negativo o facto da quantidade de peixe ser reduzida com o elevado volume de água.
Negativo, na opinião de Adelaide Cabacinha, é também o volume de lixo que se depositou nas margens da Lagoa.
A Lagoa de Santo André está classificada como área protegida devido a um conjunto diversificado de ecossistemas aquáticos e ribeirinhos existentes, com elevado valor ecológico para hibernação, reprodução e invernada de aves.

FONTE:Marta Marques(ANTENA MIRÓBRIGA)

Estrela de Santo André na Danone Nations

A primeira etapa regional da edição deste ano da Danone Nations arranca dia 13, em Beja.
Núcleo Sportinguista de Beja, FC Serpa, O Elvas, Clube Alentejano Desportos, Estrela de Santo André e Despertar Sporting Clube B (Grupo 1); Grândolafoot, CF Vasco da Gama Vidigueira, AD Geração de Génios e Despertar Sporting Clube A (Grupo 2) são as equipas que vão disputar os dois lugares que garantem a presença na final nacional.
Recorde-se que a formação que vencer a grande final vai representar Portugal na fase Mundial, que este ano decorrerá em Joanesburgo, na África do Sul, em outubro.

Autor: CLÁUDIA MARQUES (jornal record)

quarta-feira, 10 de março de 2010

PCP afasta José Catalino da Direcção Regional

PCP afasta José Catalino da Direcção Regional do Alentejo
Lopes Guerreiro admite que maus resultados das últimas autárquicas pode ter motivado saída do dirigente.
Foi com muito silêncio e poucos comentários que o PCP tratou a substituição de José Catalino por João Dias Coelho na coordenação da Direcção Regional do Alentejo (DRA), consumada no início deste ano. Na mesma altura, o presidente da Junta de Freguesia da Abela (Santiago do Cacém) deixou também de ser funcionário do partido, mantendo-se apenas na sua comissão política.
Contactado pelo “CA”, José Catalino evitou qualquer declaração sobre a sua saída. “Não acrescento mais nada”, disse, remetendo as explicações para o comunicado emitido pela direcção do PCP sobre o assunto. Também Miguel Madeira, responsável pela Direcção da Organização Regional de Beja (Dorbe) do PCP evitou tecer qualquer tipo de consideração sobre as mudanças na DRA. “Não vou dizer mais nada que aquilo que está na nota de imprensa”, declarou.

Degradação do Bairro Azul

CMSC alerta para degradação do Bairro Azul em Vila nova de Santo André
O presidente da CM de Santiago do Cacém, Vítor Proença solicitou uma reunião ao presidente do Conselho Diretivo do IHRU - Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Nuno Vasconcelos para resolver a questão dos edifícios não ocupados no Bairro Azul em Vila Nova de Santo André.
A autarquia está preocupada com o actual estado de degradação das coletivas do bairro azul, uma área urbana com vocação administrativa, e pretende celebrar com o IHRU um contrato de comodato que permita à autarquia dar "vida própria" aquela zona.
Em conferência de imprensa, Vítor Proença explicou que o Bairro Azul "apresenta riscos para a sociedade" e que é urgente criar "mecanismos de defesa para a população de Santo André".
Segundo o autarca, uma das soluções para evitar a "guetização daquele bairro", passa por um "acordo de comodato" entre a autarquia e o Estado que permita ao municipio "a gestão daquele parque edificado com a cedência de algumas coletivas a associações e empresas".
Vítor Proença fala em, pelo menos, cem espaços para alojamento diverso, que se encontram devolutos mas que, havendo acordo com o Estado, devolverá as funções para o qual o bairro foi construído.
A proposta da autarquia surge numa altura em que a Câmara se prepara para avançar com uma operação de requalificação daquele bairro, através do Programa de Regeneração Urbana, cofinanciado pelo QREN, que prevê a qualificação dos espaços verdes e da iluminação pública da cidade até ao final de 2011.
O edil entende que o Estado não se pode "comportar como um especulador" quando se tratam de "coletivas para alojamento de serviços e não de habitação" e vai transmitir a proposta da autarquia numa reunião agendada para dia 25 de março com o presidente do Conselho Diretivo do IHRU.
O Bairro Azul, considerado o centro administrativo de Santo André, situa-se numa zona central da cidade e integra um conjunto habitacional construído há 35 anos.

FONTE:Helga Nobre(ANTENA MIRÓBRIGA)

segunda-feira, 8 de março de 2010

LIMPAR PORTUGAL DIA 20 DE MARÇO



A iniciativa "Limpar Portugal" é mais um caso de como as ideias mais
simples são as que têm maior alcance.

Sabendo a quantidade de lixo (pneus, frigoríficos, sofás, micro-ondas,
etc) existente nas nossas matas, a ideia é, num único dia, juntar um
número suficiente de voluntários para acabar com as lixeiras e limpar
a floresta portuguesa. A ideia foi lançada na Estónia e teve sucesso,
juntando cerca de 50 000 voluntários no dia 3 de Maio de 2008.



Dá algum trabalho, muito mais do que ficar sentado a criticar tudo e todos.Mas o esforço vale a recompensa, de vivermos num país mais limpo.
Vamos unirmos, temos as escolas,temos as associações, temos os meios de informação, temos as pessoas e temos uma junta de freguesia que pode começar já a trabalhar para esta iniciativa.

É preciso enviar para o portal Limpar Portugal as
coordenadas de lixeiras, para a sua posterior identificação no Google
Maps.

O portal da iniciativa portuguesa:

http://limparportugal.ning.com

Apesar de já existirem alguns contactos feitos e alguns grupos disponíveis para ajudar,ainda falta a tua participação.

Increve-te aqui


VAMOS SANTO ANDRÉ?

A MENSAGEM QUE VITOR PROENÇA PASSA

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém terminou um ciclo de reuniões com os executivos de 10 Juntas de Freguesia do concelho para definir prioridades de investimento entre autarquia e juntas. Programar intervenções camarárias e auscultar os autarcas sobre as principais necessidades das freguesias.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém não conseguiu reunir com a Junta de Freguesia de Santiago do Cacém, devido ao facto de o órgão ainda não estar constituído por razoes que se prendem com a inviabilidade que PS, PSD e Bloco de Esquerda têm assumido perante as propostas de constituição do executivo promovidas pelo Presidente eleito, Vítor Barata.

Situação que o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, lamenta.

O QUE É UM CICLO DE REUNIÕES DA CMSC PARA TRAÇAR PRIORIDADES?

Câmara Municipal de Santiago do Cacém terminou ciclo de reuniões com juntas de freguesia para traçar prioridades de investimento

Deste ciclo de reuniões podemos observar as seguintes conclusões:

Vila Nova de Santo André, a freguesia com mais população do concelho está marcada nos próximos anos pelo Programa Integrado de Qualificação Urbana (PIQURB).
Recorde-se que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem em curso uma série de intervenções no âmbito da candidatura da cidade ao instrumento de política “Parcerias para a Regeneração Urbana” da nova Política de Cidades Polis XXI, co – financiado através de recursos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo do Programa Operacional Regional do Alentejo.
A requalificação e valorização do Parque Central, a requalificação Urbana do Bairro Azul, Pôr do Sol e Bairro da Atalaia estão previstas.
Prevista também a criação de eixos estruturantes, uma rede ciclável, uma creche, ecopontos e o fornecimento de água ao Parque Central.
No âmbito do PIQURB foi construído o Gabinete Municipal de Santo André e no âmbito da intervenção dos eixos estruturantes foi já construída a Rotunda dos Bombeiros.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Santo André definiram ainda como uma prioridade a construção de um Centro Cultural.
Já existe um terreno definido junto ao Centro de Saúde, a autarquia está também a desenvolver o projecto para a criação deste novo equipamento cultural na cidade de Vila Nova de Santo André.

SIGNIFICADO DE PRIORIDADE :
Segundo o dicionario, prioridade é algo a que damos precedência atribuindo-lhe um grau de urgência ou importância.

E PARA SI QUAIS SÃO AS PRICIPAIS NECESSIDADES DA FREGUESIA DE SANTO ANDRÉ?

domingo, 7 de março de 2010

PAULA BRAVO - SANTO ANDRÉ


Determinada na sua actividade como pintora, Paula Bravo sempre mostrou aptidões no mundo das Belas Artes.
Mesmo quando jovem, o universo e a panóplia das cores já a fascinavam.
Nascida em Lourenço Marques, Moçambique, em Abril de 1956, vem para Portugal em 1977, acabando por ficar em Vila Nova de Santo André, cidade do município alentejano de Santiago do Cacém.
Exímia na técnica do Bristol, consegue transmitir, com as suas próprias mãos, toda a beleza dos seus trabalhos, recriando neles um sentimento que se esconde algures na sua alma.
A sua obra encontra-se espalhada por numerosas colecções particulares e oficiais.
Foi recentemente convidada a expor os seus trabalhos no Brasil, onde a crítica especializada lhe teceu os Maiores elogios.

sábado, 6 de março de 2010

Seniores - Setúbal - 2ª Divisão - 18º Jornada




VAMOS APOIAR O NOSSO ESTRELA DIA 7 DE MARÇO,DOMINGO

ESTRELA DE S.ANDRE x G.D.R. "PORTUGAL"

CAMPO ESTRELA - RELVADO - 15H

Árbitro:RUI MIGUEL OLIVEIRA VALADAS R. CAMOESAS

quinta-feira, 4 de março de 2010

PIQURB - Santo André

O Plano Integrado de Qualificação Urbana (PIQURB) de Santo André e as suas operações.

AQUI

- Requalificação Urbana do Bairro da Atalaia
- Requalificação Urbana do Bairro Pôr do Sol
- Requalificação Urbana do Bairro Azul

- Requalificação e ordenamento de eixos urbanos estruturantes

- Instalação de Ecopontos para recolha selectiva de resíduos

- Rede Ciclável da Cidade

- Gabinete Municipal de Santo André(OBRA JÁ CONCLUIDA)

- Requalificação e valorização do Parque Central

quarta-feira, 3 de março de 2010

VIRGEM SUTA EM SANTO ANDRÉ - QUADRICULTURA



19 de MARÇO-CEXTAS DE CULTURA - Virgem Suta

AUDITÓRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA PADRE ANTÓNIO MACEDO-22H

Os locais de venda dos bilhetes das Cextas de Cultura podem ser adquiridos nos seguintes locais:

- Biblioteca Municipal (Santo André)
- Livraria A das Artes (Sines)
- Pastelaria Serra (Santiago Cacém)