quarta-feira, 10 de março de 2010

Degradação do Bairro Azul

CMSC alerta para degradação do Bairro Azul em Vila nova de Santo André
O presidente da CM de Santiago do Cacém, Vítor Proença solicitou uma reunião ao presidente do Conselho Diretivo do IHRU - Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Nuno Vasconcelos para resolver a questão dos edifícios não ocupados no Bairro Azul em Vila Nova de Santo André.
A autarquia está preocupada com o actual estado de degradação das coletivas do bairro azul, uma área urbana com vocação administrativa, e pretende celebrar com o IHRU um contrato de comodato que permita à autarquia dar "vida própria" aquela zona.
Em conferência de imprensa, Vítor Proença explicou que o Bairro Azul "apresenta riscos para a sociedade" e que é urgente criar "mecanismos de defesa para a população de Santo André".
Segundo o autarca, uma das soluções para evitar a "guetização daquele bairro", passa por um "acordo de comodato" entre a autarquia e o Estado que permita ao municipio "a gestão daquele parque edificado com a cedência de algumas coletivas a associações e empresas".
Vítor Proença fala em, pelo menos, cem espaços para alojamento diverso, que se encontram devolutos mas que, havendo acordo com o Estado, devolverá as funções para o qual o bairro foi construído.
A proposta da autarquia surge numa altura em que a Câmara se prepara para avançar com uma operação de requalificação daquele bairro, através do Programa de Regeneração Urbana, cofinanciado pelo QREN, que prevê a qualificação dos espaços verdes e da iluminação pública da cidade até ao final de 2011.
O edil entende que o Estado não se pode "comportar como um especulador" quando se tratam de "coletivas para alojamento de serviços e não de habitação" e vai transmitir a proposta da autarquia numa reunião agendada para dia 25 de março com o presidente do Conselho Diretivo do IHRU.
O Bairro Azul, considerado o centro administrativo de Santo André, situa-se numa zona central da cidade e integra um conjunto habitacional construído há 35 anos.

FONTE:Helga Nobre(ANTENA MIRÓBRIGA)

13 comentários:

  1. A Câmara Municipal "alerta" para a degradação do Bairro Azul!!!...
    ENTÃO, MAS ESTA CÂMARA NÃO TEM, 36 ANOS???
    O Bairro existe há 35...o que é que a Câmara andou a fazer?
    Só agora é que reparou no estado em que está o Bairro Azul?

    Não se deixem enganar...
    SIMPLES E, RELES OPORTUNISMO POLITICO, DA CDU/PCP...

    QUALQUER DIA AINDA SE VÃO LEMBRAR DA DEGRADAÇÃO POR ABANDONO: das Ruinas Miróbriga, das Romeirinhas, da avenida Nuno Àlvares Pereira, da Zona Industrial, das travessas e ruas que têm nome e não existem, na Aldeia dos Chãos, em S.Francisco e em quase todas as freguesias...se calhar até se vão lembrar da Lagoa de Santo André e do estado miserável em que se encontra...
    ENFIM A CÂMARA INICIOU AGORA UMA "RECUPERAÇÃO" DE UMA AMNÉSIA SOCIAL QUE TEVE DURANTE 36 ANOS...
    ESPERA-SE, UMA RECAIDA, SEM SURPRESAS...

    ResponderEliminar
  2. A meu ver ,aquele pode ser um dos bairros mais bonitos de santo andré ,uma ideia que julgo concerteza já existir a muito tempo pelas pessoas de santo andré,no entanto a cmsc não se preocupa com a opinião nem tão pouco vai ao terreno observar e ouvir as populações.
    Uma ideia seria poder transformar aquele bairro numa especie de centro comercial ao ar livre mas onde existirias muitas ,bastantes associções agrupadas nas diversas salas,onde existiriam regras e onde existissem bastantes serviços.
    Teria de existir uma forma organizativa a funcionar onde existiria um tipo de administração feita e criada com o propósito e intuito de dar vida e de criar postos de trabalho verdadeiros.
    Estes espaços (diferentes salas)teriam de pagar apenas uma especie de cota,a ser creditada na conta da administração do bairro por forma a mante-la e a certefica-la de uma zona de interesse para Santo André.
    Todas as associções a pertencer a este espaço teriam de acrescentar aos seus estatutos a obrigatóridade de prestar contas e demais planos anuais a essa administração como forma de garantir esse espaço no dito bairro.
    Teria de existir dentro do bairro um posto de informações estratégico,varias tabuletas de informação acerca da localização dos varios serviços e associações,teria de existir uma campanha de marketing com um slogan indicado para esse espaço.
    Este espaço deveria ser agrupado e ser visto como um todo,sendo que a sua continuação teria de garantir apenas a oportunidade a todos.

    São apenas algumas ideias que deveriam ser "limadas" e postas em prática de forma a garantir o sucesso de uma das zonas de Santo André com mais potencial.

    SANTO ANDRÉ A CONCELHO
    É NECESSÁRIO CRIAR VALOR E FORMAS DE GARANTIR O SUSTENTO PRÓPIO E NÃO FAZER O QUE TEM SIDO PRÁTICA HABITUAL(DESTRUIÇÃO DE VALOR E CULTURAS PIMBALHOCAS DE ASTENTAÇÃO POLÍTICA)

    MAS COMO TEM SIDO PRÁTICA HABITUAL POR AS FORÇAS DE PODER O COMETER DE ERROS CRASOS PARA O FUTURO DE SANTO ANDRÉ.
    ESPERAM-SE MUITOS ERROS COMO A ESCOLHAS ERRADAS DE FUTUROS PROJECTOS INTERESSANTES EM LOCAIS ERRADOS E PROJECTOS INTERESSANTES COM FRACA VISÃO PARA O FUTURO.

    GARANTEM-SE CONSTRUÇÕES HOJE PARA ABANDONO NO FUTURO,O IMPORTANTE É EXISTIR,O SEU CORRECTO FUNCIONAMENTO NO FUTURO É COISA DE QUEM POUCO SE INTERESSA.

    ResponderEliminar
  3. Cuidado Obi-Wan Kenobi, estás a dar ideias que depois o sr. Victor e Cª. vão dizer que são deles.
    O Bairro Azul foi o 1º. Bairro ( Habitações Colectivas) para alojar os trabalhadores que vinham trabalhar para a construção do complexo de Sines, não eram para a criação de escritórios. Isto pode-se ver nos arquivos do EX-G.A.S.
    Estou de acordo que a degradação do Bairo é enorme e terá de se fazer alguma coisa. A proposta do Obi-Wan Kenobi é uma excelente ideia, mas isso custa muitos milhares de euros que em principio a Câmara não deve avançar, a não ser que apareça um investidor que queira arriscar.Com a crise e com a maneira que somos tratados, mantenho as minhas reservas .

    ResponderEliminar
  4. Penso que não serão necessários milhares de euros,apenas deverá ser feita uma administração com projecto e estratégias de longo prazo,pois as colectividades teriam de pagar a renda(cota)a essa administração.
    ESSES DINHEIROS É QUE IRIAM PERMITIR A CONSTUÇÃO DESSE CENTRO ASSOCIATIVO, CULTURAL E DE SERVIÇOS AO AR LIVRE(A IDEIA DE CENTRO COMERCIAL AO AR LIVRE).
    SE NÃO HOUVER DINHEIROS,PODE-SE ARRANCAR COM O PROJECTO DE INICIATIVA JOVEM PARA CONSEGUIR APOIOS E PROTOCOLOS COM A CAMARA,AFIM DE GARANTIR A ESSA ADMINISTRAÇÃO O RESPECTIVO CONTROLE DE TODOS OS ESPAÇOS DO DITO BAIRRO.

    COMO DISSE É IDEIA A LIMAR E QUE DISCUTIDA PODE TRAZER MUITAS VALIAS PARA O BAIRRO AZUL.

    ONDE DEVE EXISTIR UM GABINETE DE APOIO AS DIFERENTES ASSOCIAÇÕES E INDIVIDOS QUE PRETENDAM CONSTITUIR ALGO.

    ESSA COTA(RENDA) POR EXEMPLO DEVE SER DIFERENCIADA EM:
    ASSOCIAÇÃO DE APOIO SOCIAL
    ASSOCIAÇÃO SEM FIM LUCRATIVOS
    COOPERATIVAS
    AGRUPAMENTOS
    CONSOANTE A SUA CRIAÇÃO DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA A POPULAÇÃO.
    SENDO IMPORTANDE DISTINGUIR NO ESPAÇO A SUA SEPARAÇÃO (TIPO NOMES A BLOCOS DE SALAS)
    TIPO BLOCO DAS ASSOCIAÇÕES CULTURAIS
    BLOCO DAS ASSOCIAÇÕES DE APOIO
    BLOCO DAS ASSOCIAÇÕES JOVENS
    (ONDE A DECORAÇÃO DO BAIRRO E NOMES DE RUAS DEVE SER DISTINGUIDA SEGUNDO OS DIFERENTES BLOCOS)
    TIPO:
    BLOCO,RUA,PRACETA DA CULTURA(NOME QUE PODE SER MELHORADO) COM UMA ESTATUA FEITA POR ALGUM ARTISTA LOCAL A SIMBOLIZAR A CULTURA.
    OPINIÃO PESSOAL NADA DE CRAVOS FEITOS COM ANDAIMES NO MEIO DA RELVA DO PARQUE CENTRAL (ESCULTURA POR SINAL ,ATÉ INTERESSANTE MAS COM LOCAL MUITO MAL ESCOLHIDO E QUE VEIO DAR UM AR DESINTERESSANTE AQUELA ZONA DE SANTO ANDRÉ-SÃO AS ASNEIRADAS QUE SÃO COMETIDAS PELA CMSC A MUITOS ANOS E QUE NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE SE CONTINUEM A REPETIR CONSTANTEMENTE-SEM ESTRATEGIA)
    "estás a dar ideias que depois o sr. Victor e Cª. vão dizer que são deles"SINCERAMENTE NÃO ME IMPORTO MUITO PARA BEM DA MINHA TERRA DE DAR IDEIAS,SENDO QUE ESTAS NÃO SÃO ESCASSAS.
    E DEPOIS TODA A GENTE SABE QUE O VITOR E O EXECUTIVO CAMARARIO NÃO TEM CAPACIDADE NEM TÃO POUCO IDEIAS PARA AVANÇAR COM ALGO DO GENERO OU SEMELHANTE EM TODO O CONCELHO,SENDO QUE NUMCA SERIA IDEIA DESTES.
    PREFIRO QUE SE DIGA QUE ESTA É UMA IDEIA DA POPULAÇÃO ONDE TODA A GENTE INTERESSADA POSSA OPINAR.

    ResponderEliminar
  5. Belas ideias que aqui vejo. Ao contrário do que alguns pensam, as pessoas de Santo André sabem muito bem o que querem para a sua terra e estes últimos posts são exemplo disso com excelentes ideias para um bairro com grande potencial se for gerido como deve ser, o que não tem acontecido até aqui. Com estas boas ideias o bairro azul pode vir a ser um gande pólo dinamizador de Santo André em diversas áreas. Mais vale tarde do que nunca, vamos ver se quem tem poder de decisão e para fazer alguma coisa tem humildade suficiente para receber estas ideias e colocá-las em prática para o bem do bairro e de Santo André.

    ResponderEliminar
  6. O Sr.Obi, deve aproveitar as suas idéias, elaborar uma lista de apoio, e concorrer à Câmara, nas próximas eleições...

    ResponderEliminar
  7. Inacreditável esta iniciativa da CMSC que durante 36 anos abandonou Santo André e a sua laboriosa população.
    Mas, pode bem a CMSC vir dizer que vai fazer isto mais aquilo em Santo André. A verdade é que a CMSC não vai fazer rigorosamente nada até 2011, porque não tem dinheiro para pagar a sua quota-parte nos programas de financiamento do QREN e a situação económica da região não é nada propícia à venda de lotes de construção em Santo André, que é tanto do seu agrado.
    Ouvi dizer que em 2009 as receitas da CMSC referentes aos impostos sobre o imobiliário e licenças de construção caíram em mais de 3 milhões de euros e que as previsões para 2010 apontam para quedas ainda superiores.
    Portanto requalificações em Santo André e devaneios sobre o Bairro Azul não passam disso mesmo: devaneios.

    ResponderEliminar
  8. Camaradas e amigos, não esmoreçam apesar dos contrangimentos financeiros das autarquias impostos pela crise não vão abater a vontade dos eleitos da CDU em encontrar soluções de viabilidade para o Bairro Azul. Com os eleitos da CDU o erário público não mal gasto. HAJA ESPERANÇA PORQUE OS ELEITOS DA CDU SÃO DE CONFIANÇA.

    ResponderEliminar
  9. É DE FACTO BASTANTE INTERESSANTE A IDEIA DO Obi-Wan Kenobi.
    MUITO INTERESSANTE

    ResponderEliminar
  10. OS ELEITOS DA CDU, SÃO DESCENDENTES DOS "LADRÕES", "GATUNOS", MEDIOCRES E PERIGOSOS, DO 26 DE ABRIL DE 1974...

    SÃO SÓ ISTO E NADA MAIS...
    COM ESTA GENTE...NUNCA PODERÁ EXISTIR ESPERANÇA DE VIDA MELHOR...

    O CROMO COMUNA ANTERIOR É UM PARVALHÃO QUE NOS ACOMPANHA, NÃO SE "ENXERGA" E FAZ PARTE DA "PANDILHA".

    ResponderEliminar
  11. A CDU respeita todas as ideologias, crenças religiosas ou outras preferências no âmbito dos direitos individuais da pessoa humana. A CDU e os seus simpatizantes não ofendem nem agridem ninguém verbal ou fisicamente. Porque os simpatizantes da CDU são pessoas pacificas, humildes, pacatas, simples e democráticas. Por isso mesmo não alinhamos em trocas de ofensas e faltas de respeito. Sabemos que alguns anti-comunistas primários são agressivos e até violentos. Mas não receamos e não nos desviam das nossas convicções e na nossa participação democrática na construção de um concelho e um país melhor. A CDU avança e SEMPRE COM CONFIANÇA.

    ResponderEliminar
  12. País melhor...vocês só existem, AINDA, E POR ENQUANTO, num "bocadinho" do Alentejo!!!!

    Vocês "roubaram", discriminam, e perseguem quem não concorda com a vossa "caduca" doutrina.
    Mesmo que se unam à Igreja, numa tentativa repleta de falsidade e oportunismo, nunca perderão a vossa essência miserabilista, que vive, alimentando-se dos mais fracos e desprotegidos, sem nunca, na realidade, lhes querer alterar para melhor as suas vidas.

    É A HIPOCRISIA, PCP/CDU.

    ResponderEliminar
  13. O bairro azul poderá ter outras utilidades que não associações e sedes de partidos politicos que usam e deitam fora como tem acontecido até hoje, associações que acabam por encerrar e deitar ao abandono as colectivas, há muita gente interessada em espaços naquele bairro , mas que lhes são negados por isso mesmo « os espaços estão destinados a associações e por isso se encontram naquele estado» a camara simplesmente quer, além de tudo o que ganhou de Santo André a custo zero ,quer nais um espaço para enfiar funcionarios para nada fazerem como aconteceu no mercado municipal, o gabinete municipal ,apenas serve para nos informar que temos de nos dirigir a Santiago para tratarmos de qualquer assunto, é simplesmente isso, se alugarem aqueles espaços a particulares com certeza terão muito melhor utilidade

    ResponderEliminar