segunda-feira, 15 de março de 2010

2.000.000,00 Euros em Empréstimo de Longo Prazo

ASSUNTO: Empréstimo de Longo Prazo até ao montante de 2.000.000,00 Euros.
REFERÊNCIA: Processo número zero três da Divisão de Administração Geral e Financeira
de 2010.
PROPOSTA:Um -Efectuar consulta à Caixa Geral Depósitos, Banco Espírito Santo,
Millennium bcp, Banco Santander Totta S.A., Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa
Azul, Banco Português de Investimento e Montepio Geral com vista à contracção de um
empréstimo de Longo Prazo até ao montante global de 2.000.000,00€ ( Dois milhões de
euros) com um período de utilização e diferimento até 2 anos e por um prazo até 20 anos condicionados à autorização da Assembleia Municipal, para financiamento dos seguintes
projectos:
2444-2008/39 – Controlo da qualidade da Água de Abastecimento (remodelação Laboratório de Águas).. 147.500,00€
11111-2002/1 – Instalações Municipais (novas instalações oficinais na ZIL de Santiago do Cacém)..300.000,00€
Regeneração Urbana Centro histórico de Santiago do Cacém
24261-2009/21 Recuperação da Tapada do Palácio dos Condes de Avillez..181.000,00€
33112-2009/110 – Requalificação do Passeio das Romeirinhas..154.000,00€
-2009/93 – Requalificação da Praça Conde Bracial..12.000,00€
-2009/90 – Requalificação da Rua Condes de Avillez..10.000,00€
PIQurb-Santo André
11111-2010/2 – Recuperação de Edifício para instalação da Academia Sénior de Artes e
saberes (ASAS)10.000,00€
24511-2009/51 – Contentores e Varredura..61.500,00€
25221-2009/78– Requalificação do Parque Central de Vila Nova de
Santo André..196.000,00€
33112-2009/89 – Requalificação Urbana do Bairro da Atalaia em Vila Nova de Santo
André..87.000,00€
-2009/92 – Requalificação Urbana do Bairro Pôr do Sol em Vila Nova de Santo
André..95.000,00€
-2009/94 – Requalificação Urbana do Bairro Azul em Vila Nova de Santo
André..71.000,00€
-2009/96 – Requalificação e Ordenamento dos Eixos Urbanos estruturantes de
Vila Nova de Santo André..225.000,00€
-2009/102 – Rede Ciclável Urbana de Vila Nova de Santo André..120.000,00€
Corredor Azul
33113-2009/112 – Variante de Miróbriga (EM 550)..330.000,00€
Dois – Submeter à apreciação da Assembleia Municipal a contracção do empréstimo de
Longo Prazo após a informação sobre as condições praticadas pelas Entidades consultadas. FUNDAMENTOS: Um - Por forma a garantir o financiamento do investimento referido relativo a projectos comparticipados pelos fundos estruturais no âmbito do Quadro de 2010-03-11
Referência Estratégico Nacional (QREN) e tendo em conta os limites máximos de
endividamento de médio e longo prazo .
Dois – De acordo com o nº.1, 2, 5 e 6 do artº.38 e artº.39 da Lei nº.2/2007, de 15 de Janeiro; e
alínea d) do nº.2 do artº. 53 da Lei 169/99, de 28 de Setembro, na redacção da Lei nº.5-A/2002, de 11 de Janeiro.
DELIBERAÇÃO: Aprovar FORMA: Por maioria, com cinco votos a favor, sendo quatro dos eleitos da CDU, Senhor Presidente e Senhores Vereadores Margarida Santos, José Rosado e Álvaro Beijinha, e um do Senhor Vereador Carlos Pereira Dias, eleito do PSD, e duas abstenções, dos Senhores Vereadores Arnaldo Frade e Óscar Ramos, eleitos do PS.

32 comentários:

  1. Senhor Vereador Carlos Pereira Dias não estou a perceber,tem de rever o que disse quando se candidatava a camara.
    Se precisar caso sofra de amenesia tem mesmo neste blog uma entrevista onde fala da questão dos emprestimos,onde dá se bem me lembro o exemplo da familia e do pão.
    Pena das pessoas que acreditaramem si.

    AINDA NÃO PERCEBI MUITO BEM O QUE É QUE O SENHOR ANDA A FAZER POR AI.

    POR ISSO É QUE O PSD ANDA A ENFRENTAR A CRISE ACTUAL,SÃO AS PESSOAS AFINAL QUE FAZEM OS PARTIDOS E EU ESTE TEMPO TODO A PENSAR QUE SERIA A DOUTRINA.

    ESTÁ A FAZER UMA OPOSIÇÃO DO CARAMBA,NEM O MEU FILHO CONSEGUIRIA FAZER MELHOR E SÓ TEM 8 ANOS.

    ResponderEliminar
  2. Oh Sr. Pereira Dias, afinal o sr enganou-se na lista de candidatura! Devia ter sido candidato pela CDU e nunca pelo PSD, porque o sr. só falta estender uma passadeira vermelha ao VP e vereadores para eles passarem! Então o sr, que tanto falou nas freguesias esquecidas durante a campanha e agora aprova um empréstimo que se destina apenas a obras em Santo André e Santiago? E então pró resto do concelho, o sr acha bem não ir dinheiro nenhum deste empréstimo? Tenha tino, sr Pereira Dias! Belo aliado da CDU que o sr me saiu.

    ResponderEliminar
  3. A CDU TOMOU CONTA DO PSD A MUITO TEMPO,NÃO É CASO UNICO ESTE DO SR.PEREIRA DIAS.
    O PESSOAL QUE É MESMO DO PSD QUE ABRA OS OLHOS.

    ResponderEliminar
  4. Novamente Santo André e Santiago, para não variar. O interior do concelho sempre abandonado e longe dos milhões. Municipes de primeira e municipes de segunda, terceira categoria. Discriminação entre freguesias conforme à mais ou menos votantes. Este Pereira Dias outro belo cromo da politica local, ao serviço do poder comunista, sob a bandeira do PPD/PSD. Ao que este concelho chegou!

    ResponderEliminar
  5. 1- O Pereira Dias seguiu a máxima: Se não podes com eles, junta-te a eles.
    2- Os elementos prestados ( Informação da Câmara), são muito vagos, por exemplo qual o valor da comparticipação dos fundos comunitários.
    3- Os valores apresentados, são muito subjectivos, por exemplo: rescuperação de uma Colectiva para a Academia dos "velhotes" = 10.000,00€. Revela total desconhecimento das Colectivas abandonadas. Este valor nem sequer dá para limpeza , pintura e reparação de caixilharias. Atira-se um valor e depois seja o que Deus quiser!
    4- Quanto à nota do comentarista sobre a discriminação: Ó companheiro destas lides, lá no interior a "coisa" está controlada " o povo é sereno". Quem dá votos é Santiago e Santo André, logo são premiados com estas obras "monumentais"!
    Por hoje fico por aqui.

    ResponderEliminar
  6. AINDA VOCÊS SE QUEIXAM???? PORRA, UM EMPRÉSTIMO DE 2 MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIR NAS DUAS CIDADES DO CONCELHO, POR SINAL AS FREGUSIAS QUE MAIS DINHEIRO CHUPAM À CM. SANTO ANDRÉ É UM PARAÍSO AONDE NÃO FALTA BIBLIOTECA, CAMPO DE FUTEBOL RELVADO, PAVILHÃO COBERTO, EDIFICIO PARA ATENDIMENTO MUNICIPAL AOS MUNICIPES, E LOGO, LOGO O CENTRO CULTURAL! AINDA VOCÊS SE QUEIXAM E QUEREM SER CONCELHO. ATÃO EXPERIMENTEM IR VIVER PARA A ZONA RURAL DO CONCELHO AONDE NÃO HÁ NADA DISSO QUE É PARA SABEREM O QUE É BOM. E AGORA MAIS UMA DIVIDA DE 2 MILHÕES DE EUROS EM EMPRÉSTIMO PARA INVESTIR EM SANTO ANDRÉ UMA BOA PARTE DESSE BOLO. AFINAL O QUE É QUE VOCÊS QUEREM? O MUNDO?

    ResponderEliminar
  7. As obras em Santo andré vão ser pagas pelo PIQurb,o restante dinheiro a investir é facilmente recuperado pela chulice dos camararios a santo andré,agora as obras de santiago quem é que as vai pagar?

    Quanto a todos os que dizem que tudo vai para santo andré,posso afirmar e bem que tudo o que foi feito em santo andré é pago por nós ,não é com o vosso dinheiro que as obras(que não são nenhumas) foram pagas.
    O contrário já não posso afirmar, acerca das obras feitas no restante concelho,ou já pagou algum investimento feito em santo andré.

    ResponderEliminar
  8. O Dias é toupeira do pcp,escusa é de dar tanto nas vistas.
    Sabem porque o PSD teve o pior resultado de sempre nas autarquicas de santiago,porque o Dias não é a unica toupeira.
    O PSD existe no concelho para não crescer.

    ResponderEliminar
  9. Tratando-se do maior viveiro de comunistas do litoral alentejano, é natural que a CM invista mais em Santo André do que no resto do concelho, porque há que manter os eleitores satisfeitos para lhes poderem ir comendo o voto. E 2013 já está no horizonte para a CDU ano em que ficará concluido o programa de regeneração urbana e será inaugurado o famoso central cultural. A CDU trabalhar desta forma e com a oposição num silencio permanente, vamo-nos preparando para mais alguns mandatos com os comunistas a mandarem no concelho, nem que sejam eleitos apenas com 27% dos eleitores, porque os outros estão acomodados com o seu destino e nem mexem um dedo para mudar o quer que seja.

    ResponderEliminar
  10. Quem não chora não mama. Acho que desde que este blog foi activado que há outra atenção para Santo André. Nota-se que os comunistas da CM já se vão mexendo em fazer mais por Santo André.

    ResponderEliminar
  11. ESTE EMPRÉSTIMO PROVA QUE A AUTARQUIA DE SANTIAGO ESTÁ TECNICAMENTE FALIDA.
    AS AUTARQUIAS DEVERIAM SER GERIDAS POR GESTORES PROFISSIONAIS E NÃO POR POLÍTICOS.
    COM CERCA DE 700 FUNCIONÁRIOS, À CÂMARA DE SANTIAGO NÃO LHE SOBRAM VERBAS PARA INVESTIMENTO. TAL COMO O ESTADO, AS AUTARQUIAS DE UMA FORMA GERAL TÊM DESPESAS A MAIS (EXCESSO DE EMPREGADOS, BASTA VER O TEMPO QUE PASSAM NOS CAFÉS).
    RAROS SÃO OS CASOS EM QUE OS POLÍTICOS ELEITOS TÊM EXPERIÊNCIA EMPRESARIAL E COMO TAL NÃO SABEM GERIR. APESAR DE SE AUTO-PROCLAMAREM DENTRO DA SUA VAIDADE, DE "GESTORES". NA REALIDADE NÃO O SÃO!
    COM ESTE EMPRÉSTIMO O CONCELHO FICA MAIS POBRE E PENHORADO. ESTÃO-SE A HIPOTECAR AS GERAÇÕES FUTURAS.
    EM SUMA O CONCELHO ESTÁ FALIDO.
    SÓ QUE AO CONTRÁRIO DAS EMPRESAS QUE NÃO TÊM QUEM LHES PAGUE OS PREJUÍZOS, AQUI, NESTE CASO, O ZÉ POVINHO PAGA TUDO.
    ESTRANHO E GOSTAVA QUE ALGUÉM EXPLICASSE O SEGUINTE:
    - SE FOI APROVADO O PROGRAMA DE REGENERAÇÃO URBANA (PIQurb)PARA SANTO ANDRÉ, O QUE PRESSUPÕE RECEBER VERBAS. COMO É QUE SE VAI PEDIR UM EMPRÉSTIMO PARA CONTEMPLAR PRECISAMENTE AQUILO A QUE SE CANDIDATARAM?

    SOBRE SANTO ANDRÉ ESTAR A RECEBER BÓNUS, APRAZ-ME DIZER O SEGUINTE:
    - SANTO ANDRÉ CONTRIBUI FORTEMENTE PARA A RIQUEZA DO MUNICÍPIO!
    POSSUI O MAIOR PARQUE AUTOMÓVEL PER CAPITA DO PAÍS.
    VIVEM AQUI CERCA DE 12.000 PESSOAS CONTRIBUINDO ANUALMENTE ATRAVÉS DO IMI, IRS, IRC E OUTRAS TAXAS PARA AS VERBAS ANGARIADAS ANUALMENTE PELA CÂMARA.
    POSSUI DE LONGE O MAIOR TECIDO EMPRESARIAL DO CONCELHO.
    DAQUI (SANTO ANDRÉ), SÓ EM VENDA DE TERRENOS JÁ SAÍRAM MAIS DE 100 MILHÕES DE EUROS.
    SANTO ANDRÉ TEM SIDO GRANDEMENTE SOLIDÁRIA COM O RESTO DO CONCELHO.
    SANTO ANDRÉ GERA ANUALMENTE QUASE 3/5 DA RIQUEZA DO CONCELHO.
    ACHO MUITO BEM QUE LUTEM PELO QUE É SEU E PELOS SEUS INTERESSES.

    É PENA QUE NÃO EXISTA UMA VERDADEIRA POLÍTICA DE VERDADE POR PARTE DOS NOSSOS AUTARCAS E REVELEM AO POVO ESTES E OUTROS DADOS QUE SÃO DELIBERADAMENTE ESCONDIDOS.

    ALÉM DO MAIS ENQUANTO HABITANTE DE SANTO ANDRÉ, CONTINUO, NA MINHA OPINIÃO, A ASSISTIR A ERROS CRASSOS DE URBANISMO...

    NÃO CONCORDO COM A LOCALIZAÇÃO DO LAR DA IGREJA. ESTÁ-SE A DAR (GRATUITAMENTE) UM TERRENO (VALE UM DINHEIRÃO) QUE NO FUTURO PODERIA SERVIR PARA SE EFECTUAR A PRINCIPAL AVENIDA DE SANTO ANDRÉ, ONDE HOJE PASSA A VIA RÁPIDA. FALTA DE VISÃO DO NOSSO PRESIDENTE.

    SE DE FACTO VÃO CONSTRUIR UM CENTRO CULTURAL, ESTE DEVERIA SITUAR-SE NO PARQUE CENTRAL, ASSIM COMO A GNR. PARA ALÉM DO MAIS, NO PARQUE CENTRAL DEVERIAM SER CONSTRUIDAS AS PISCINAS MUNICIPAIS EM CONJUNTO COM UM PARQUE AQUÁTICO E OUTRAS INFRAESTRUTURAS. O DECLIVE DO TERRENO CONVIDA A ISSO.

    MAS EM PROL DA "PROPAGANDA" VÃO DESTRUINDO TERRENOS ATRÁS DE TERRENOS.

    MALTA DE SANTO ANDRÉ ABRAM ESSES OLHOS.

    PARA AGRAVAR A SITUAÇÃO TEMOS AUTARCAS QUE SÓ OLHAM PARA O SEU UMBIGO E POR MAIS SUGESTÕES QUE LHES SEJAM FORMULADAS, ELES SÓ QUEREM SABER DO SEU TACHO. NÃO OUVEM NINGUÉM.

    E QUEM SE CONTENTA COM POUCO MERECE O QUE TEM.
    OU SEJA QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA.

    "UM ESTADISTA É AQUELE QUE GOVERNA A PENSAR NAS GERAÇÕES FUTURAS, UM POLÍTICO É AQUELE QUE GOVERNA A PENSAR NAS ELEIÇÕES"

    O BLOG TEM SIDO MUITO ÚTIL INDEPENDENTE DE MUITAS OPINIÕES, SEREM APENAS DE GUERRILHA POLÍTICA.

    SOBRE O PSD, AQUELES QUE VOTARAM TÊM O QUE MERECEM. ALIÁS JÁ SÃO VEZEIROS NESTE TIPO DE COMPORTAMENTOS. PORTANTO "NO COMENTS".

    AGORA SE QUISEREM ATAQUEM-ME À VONTADE...QUE EU TENHO AS COSTAS LARGAS.

    BEM HAJA SANTO ANDRÉ, EXCEPTO OS QUE NOS QUEREM MAL.

    JOSÉ SILVA

    ResponderEliminar
  12. ORA, QUE SE DIZEM ALGUMAS GRANDES VERDADES.

    FICAM AINDA OS FILHOS DOS NOSSOS FILHOS A PAGAR ESTA GESTÃO DA CDU.
    ERROS CRASSOS DE URBANISMO BASTANTE GRAVES PARA O FUTURO.
    O POVINHO PAGA TUDO
    A AUTARQUIA TÊM DESPESAS A MAIS (EXCESSO DE EMPREGADOS, BASTA VER O TEMPO QUE PASSAM NOS CAFÉS).

    - SE FOI APROVADO O PROGRAMA DE REGENERAÇÃO URBANA (PIQurb)PARA SANTO ANDRÉ, O QUE PRESSUPÕE RECEBER VERBAS. COMO É QUE SE VAI PEDIR UM EMPRÉSTIMO PARA CONTEMPLAR PRECISAMENTE AQUILO A QUE SE CANDIDATARAM?

    "UM ESTADISTA É AQUELE QUE GOVERNA A PENSAR NAS GERAÇÕES FUTURAS, UM POLÍTICO É AQUELE QUE GOVERNA A PENSAR NAS ELEIÇÕES"

    QUANTO A PRESENÇA DE UM CENTRO EM SANTO ANDRÉ(CENTRO CULTURAL NO PARQUE,GNR NO PARQUE,PISCINAS NO PARQUE)DEVO ADVERTE-LO QUE NÃO É DE INTERESSE PARA QUEM GOVERNA APROXIMAR A POPULAÇÃO NUM SÓ LOCAL,SERIA DESASTROSO A PARTILHA DE OPINIÕES PARA A CDU,SE É QUE ME ENTENDE.

    NO ENTANTO,FAÇO SUAS AS MINHAS PALAVRAS COM A AGRAVANTE DE NADA PODERMOS FAZER PARA MUDAR A SITUAÇÃO,POIS A RESPONSABILIDADE POR ESTE ESTADO DE COISAS TAMBÉM É NOSSO,SOMOS NOS QUE VOTAMOS.

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  13. Na realidade tem sido em Santo André que os comunas têm tido mais votos em toda a região, é claro porque também tem mais habitantes, mas não deixa de ser significativo que haja tanto comuna e eleitores cdu em Santo André. E uma parte deles já vivem bem e conduzem bons carros, o que contraria a velha ideia do comuna pobretanas, humilde e simplório. O comuna moderno hoje já gosta de artigos de marca, de topos de gama, de roupa conceituada, de joias e perfumaria estrangeira, tudo sinais burgueses que os comunas tanto "combatem" na sua "luta" contra o capitalismo. Mas acho bem que tenham uma boa vida e que continuem a ser comunas, porque ser comunista não significa ser miserável. E claro, Santo André vai ficando aos poucos uma cidade com grandes infra-estuturas, porque os comunas da cãmara municipal são amigos dos comunas de Santo André e há que pagar as eleições e os milhares de votos que recebem todas as eleições.

    ResponderEliminar
  14. Está interessante esta troca de ideias, claro que o pessoal do PC lê com atenção e sente-se como "peixe na água" tentando aqui e ali descobrir quem são estes "reaças" ( principalmente o pessoal da velha guarda).
    Interessante é o texto do José Silva, que toca naquelas coisas que eles querem ouvir e então últimamente é um fartote de tapa buracos e arrancar raízes dos pinheiros.
    Já agora, lendo o "Leme" 2 noticias curiosas a desgraça da chamada Zil com os charcos de água e aquela maravilha do foto de um canito a "fazer cocégas" ao desgraçado do pato no Parque Central.
    Já sei que deve aparecer por aí o cromo CDU a dizer que o chefe vai tomar conta da ocorrência e tratar do assunto. Mas aquela do canito devia embelezar a estratégia para o Parque Central os tais 196.000€.

    ResponderEliminar
  15. ouvi dizer que há cada vez mais pessoal cdu a vir aqui ler o blogue para vigiar as opiniões da malta que escreve aqui, é preciso um certo cuidado ao que se escreve que eles são vingativos se formos mais severos nas criticas e ainda metem o dono do blogue em tribunal. esta pessoal do pcp não é de meias medidas.

    ResponderEliminar
  16. ESTEJA DESCANSADO QUE NIMGUÉM VAI METER NIMGUÉM EM TRIBUNAL.

    E AS COISAS NÃO DEVEM DE DEIXAR DE SER DITAS COM MEDO DE AMEAÇAS.

    PRIMEIRO AINDA OS METIA ERA EU A ELES TODOS NA PRISA.

    ResponderEliminar
  17. José Silva:
    Felicito-o pelo seu texto com o qual estou totalmente de acordo. Com toda a certeza a laboriosa população de Santo André também lhe deve estar grata.

    ResponderEliminar
  18. Se não tivessemos medo não escreviamos como anónimos. Sabemos todos o terreno que pisamos e do que eles são capazes de fazer àqueles que ousam criticar caso eles possam lixar-nos.

    ResponderEliminar
  19. Conclusão:
    Quem tem o poder é que controla tudo, principalmente nestes meios pequenos.
    Ainda bem que existe internet, só assim é que podemos dizer o que nos vai na alma.

    ResponderEliminar
  20. O Zeca Diabo tem toda a razão. Santo André não é assim tão pequeno, mas as pessoas conhecem-se quase todas. Agora imaginem nas outras freguesias mais pequenas. Eles controlam tudo e não hesitam em derrubar quem se meta no seu caminho. No 25 de Abril roubaram e saquearam herdades aqui no concelho que foi uma vergonha. Quem se lhes metesse à frente era agredido e saneado da região. Tenho familiares que tiveram que fugir à pressa para não serem linchados. O monte da pequena herdade foi saqueado de tudo. Só ficaram as paredes. Alguns destes ainda são perigosos porque herdaram uma cultura agressiva totalitarista, nem quero imaginar o que seria se alguns tipos destes um dia fossem governo. Mesmo assim é preciso cuidado com eles!

    ResponderEliminar
  21. Os comunas são tão democratas que em tempos corriam à pedrada as caravanas partidárias do PPD/PSD e do CDS em épocas de eleições como cheguei a testemunhar no nosso concelho. A reforma agrária serviu apenas para meia dúzia de oportunistas encherem as algibeiras.

    ResponderEliminar
  22. Ridículo.
    Então a CMSC precisa de fazer reuniões formais com os presidentes das juntas para conhecer as necessidades/fragilidades do concelho ?
    Parece que a CMSC vive no seu palácio dourado, com uma atitude superior e alheia a tudo o que se passa a seu lado.
    E afinal, depois deste espalhafato todo concluiu que em Santo André faz falta requalificar o Parque Central, o Bairro Azul, o Bairro da Atalaia e o Bairro Pôr do Sol. E ainda a construção de uma rede ciclável e de um centro cultural.
    Não contesto que em Santo André faz falta requalificar os bairros anteriormente citados. Mas essa requalificação deve ser feita com obras a sério e úteis para os residentes e não com meras obras de substituição de placas de betão e de colocação de pilaretes para proibirem os carros de acederem ao interior desses bairros.

    A CMSC faz tantas reuniões para coisa nenhuma mas não faz reuniões para perguntar aos moradores dos bairros o que é que eles gostariam de ver contemplado nos projectos de requalificação.

    Soluções do tipo jardins de prado de sequeiro, como vi nos projectos aqui publicados, não são senão soluções preguiçosas para não fazer nada parecendo que se faz alguma coisa.

    Quanto à rede ciclável e ao centro cultural deixem-se de fantasias. Façam primeiro (e com esse dinheiro) uma Piscina coberta e aquecida que é bem melhor para a laboriosa população de Santo André. Uma Piscina coberta e aquecida serve toda a população de forma transversal, novos e velhos, mulheres e homens, ricos e pobres. E façam-na no terreno ao lado do Centro de Saúde. Já.

    A rede ciclável não vai servir para nada. É mais uma ostentação ridícula e um total desperdício de dinheiro. Já hoje a CMSC nem tem dinheiro para reparar os buracos das estradas e ruas de Santo André quanto mais para construir e conservar uma rede ciclável.

    O Centro Cultural faz falta mas pode ser construído daqui a cinco ou dez anos que não vem mal ao mundo por isso.

    A Piscina faz falta hoje e por isso deve ser a prioridade imediata em simultâneo com a requalificação correcta dos bairros.

    ResponderEliminar
  23. São pontos de vista interessantes.
    Quanto ás reuniões: Servem só para cumprir formalidades, como o tal orçamento participado. Já está tudo decidido, vai-se fazendo conforme a crítica manda, tapar buraco aqui tapar buraco acolá, concerto em função da adesão e do momento. Por alguma razão "eles" têm os seus controladores espalhados e vão dando as dicas ( como o cromo/CDU). Não se esqueçam que os feirantes e os mortos não dão votos.

    ResponderEliminar
  24. Epa nam brinquem. Mas qual orçamento participado???? Aquilo é só fogo de vista, para enganar tolos. Eles é que decidem onde gastar o dinheiro, e antes dessas reuniões já tá tudo definido! Aquilo é apenas para simular que as pessoas são ouvidas e tidas em conta. E é assim com essas e com outras que se enrolam tolos.
    É como isso das reuniões com os presidentes de junta e as presidencias abertas nas freguesias. Toda a gente sabe em cada freguesia o que faz falta, mas eles só fazem o que dá votos. Presidencias abertas, orçamento participado e outras do género é só fogo de vista e aparencias para eleitor cair e pensar que eles estão preocupados com a sua terra, quando no fundo eles estão interessados é apenas em obra que dê votos e o resto é marketing politico e nada mais. Sinceramente não percebo porque que é que esta gente de Santo André, que é gente nova e urbana, ainda vai nisto, ainda se deixa enrolar, e dá centenas e centenas de votos a uma força politica decadente, que já desapareceu do comando de todas as câmaras importantes na nossa região e no Alentejo como Beja, Ferreira, Aljustrel, Grândola, Alcácer, Sines, Odemira, etc. Epa, desculpem, mas entendo este people de Santo André. Nos concelhos rurais e do interior onde supostamente os eleitores são menos instruidos, o people ja viu que a CDU é uma força politica decadente, ultrapassada, de ideias obsoletas, etc. E aqui em Santo André, que tem uma população urbana, jovem, informada, continua-se a dar votos e mais votos a estes tipos!!!! Epa não entendo isto. Só pode ser o marketing politico da CDU a funcionar e as festas e concertos que têm feito a cabeça do pessoal, porque o progresso da terra não é de certeza.

    ResponderEliminar
  25. A Câmara gasta por ano em média 700/1.000.000Euros, em espectáculos e pseudocultura, "importada"...dinheiro esse que é distribuido da seguinte forma:
    - 40% - para "agentes" dito, artisticos...
    - 20% - para os "artistas"...
    - 40% - não se "sabe" para "QUEM"...

    Bastava dois anos sem estes gastos inconsequentes...para a Câmara, não se endividar MAIS.

    Eu pasmo com esta pacividade de toda a população!!!

    Perguntem à Câmara, quanto já gastou em 7 anos, com a escola de Guitarra Portuguesa e aproveitem para perguntar, se já há algum aluno, a saber tocar guitarra...

    ResponderEliminar
  26. Cuidado! Cuidado! Muito Cuidado.
    Estamos numa época em que todo o cuidado é pouco.

    Então a CMSC precisa de um empréstimo de 2 milhões de euros para pagar as obras aqui descritas no post ?

    Isso significa que o investimento total, já com os fundos do QREN, aponta para os 6 milhões de euros.

    Não acredito em nada disto e tenho receio que ainda alguém se vai tramar. É que isto agora está a piar mais fino.

    Vejamos:
    Segundo o post, o projecto de “requalificação e ordenamento de eixos urbanos estruturantes” (os tipos até arranjam uns nomes giros para os projectos) de Santo André vai ter uma comparticipação da CMSC de 225000 euros e, portanto, do QREN à volta de 450000 euros, o que totaliza 675000 euros de investimento.

    Mas em que consiste este tão dispendioso projecto de “requalificação e ordenamento de eixos urbanos estruturantes” de Santo André ?
    Se alguém se der ao trabalho de ler a caracterização do projecto, que está no sítio da CMSC, ficará a saber que consiste principalmente na construção da Rotunda das Torres (agora com um diâmetro maior), da Rotunda do Liceu (onde agora está uma rotunda de ferros) e da Rotunda do Bombeiros (já construída).

    Também se descrevem nesse documento outras obras que vale a pena salientar dada a sua irrelevância no contexto de um projecto orçado em 675000 euros:
    - Remodelação das passagens de peões e acessos pedonais;
    - Pintura de ilhéus direccionais nos principais cruzamentos/entroncamentos;
    - Substituição dos abrigos de passageiros;
    - Pintura dos viadutos;
    - Construção de 3 canteiros para cães.
    - Sementeira de prado de sequeiro em pequeníssimas zonas junto à Cipol e à pizzaria Bella Itália.

    Cá para mim, é muito dinheiro para tão pouca obra. Alguém se deve ter enganado nas contas.

    Cuidado !

    675000 euros é muito dinheiro.

    ResponderEliminar
  27. Também fiquei com essa impressão e mais outras que na altura devida irei colocar por aqui.

    PARECE MESMO MUITO DINHEIRO PARA AQUILO QUE É.

    FICA A IMPRESSÃO

    ResponderEliminar
  28. Muita atenção ao que se escreve que alguns deles são gente vingativa, de mau carácter, e não toleram a mais pequena critica. Não me admirava que possam meter o blog em tribunal, porque já houve ameaças disso ao blog Litoral Alentejano durante as eleições. Este pessoal foi preparado para derrubar tudo e todos os que discordam das suas politicas. Não esquecer que são partidos que surgem de regimes de ditadura como a antiga União Soviética, Roménia, Jugoslávia, Polónia, China, Cuba, etc, que reprimem os seus opositores com vilência, com prisões, degredos, e recorriam mesmo à eliminação fisica de outros politicos e simpatizantes que não fossem da sua ideologia. Portanto há toda uma cultura que é transmitida e respirada por esta gente. Muito cuidadinho com o que se escreve para não terem problemas com alguns deles, da chamada linha dura.

    ResponderEliminar
  29. Interessante o texto do anónimo das 14:44 de 22 Março. Parece-me bem documentado.Salta a atenção várias situações:
    1- Totunda das Torres- Gastaram uma "pipa" de dinheiro naquele mamarracho e agora vão voltar a fazer,
    2 - Substituição dos abrigos de passageiros - em época de crise os abrigos existentes, que são de boa qualidade, não deviam ser substituidos, Uma simples pintura e limpeza serviria para utilização.
    3- "cagadromos" para cães! - com tanto espaço para os mesmos, só em Santo André . Em vez de gastarem dinheiro com este tipo de obra, deviam dar aulas de educação aos donos dos cães.
    Por último quero dizer que a maioria do povo quando vota esquece-se destas coisas, ou não quer saber.
    Eu voto em função do trabalho realizado ao longo do tempo de governo ou nas propostas apresentadas pelos novos candidatos.

    ResponderEliminar
  30. Só há uma hipótese - mudarmos o "Poder" que existe, já quase SÓ, no Concelho de Santiago - O COMUNISMO...

    Qualquer outro Partido ou Candidato Independente, será SEMPRE, E DE CERTEZA MELHOR, do que a CDU/PCP e os seus "perigosos" LACAIOS.

    Todas estas "idéias" de Obras e outras, são pura propaganda CDU/PCP, e para dar algum dinheirito a "ALGUNS"... a população não vai beneficiar NADA.

    ResponderEliminar
  31. Só por 2h00 de "show":

    SÃO ASSIM OS CRITÉRIOS DA CÂMARA DE SANTIAGO

    TOMAR CONHECIMENTO do programa, documento que é dado como reproduzido na
    presente acta, com o número oitenta e cinco, ficando arquivado na pasta anexa ao livro de
    actas, depois de rubricado pelo Senhor Presidente e pelo Senhor Secretário da Reunião, e da
    respectiva estimativa de custos. ---------------------------------------------------------------------------
    Estimativa de Custos: -------------------------------------------------------------------------------------
    - Espectáculo com DELFINS – 26.400,00 € (vinte seis mil quatrocentos euros) ------------------
    - Aquisição de Fogo de Artifício, Foguetes e Morteiros – 5.000,00 € (cinco mil euros)----------
    - Aluguer de Palco – 4.000,00 € (quatro mil euros) ----------------------------------------------------
    - Serviço de Segurança – 750,00 € (setecentos e cinquenta euros)-----------------------------------
    - Lembranças aos participantes nas iniciativas do Programa do Município – 8.500,00 € (oito
    mil e quinhentos euros) -------------------------------------------------------------------------------------
    Total estimado – 44.650,00 € (Quarenta e quatro mil seiscentos e cinquenta euros) --------------
    FUNDAMENTOS: Ao abrigo da alínea a) e b) do número 4 do artigo 64 da Lei 169/99, de
    18 de Setembro na redacção da Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro.-------------------------------------

    ResponderEliminar
  32. E esta ano...quanto vai ser???

    ResponderEliminar