quinta-feira, 11 de março de 2010

Facebook, Twitter estão a mudar o turismo

Redes sociais como Facebook, Twitter estão a contribuir para mudar a estrutura da indústria do turismo ao permitirem que os consumidores partilhem as suas experiências, tornando-se produtores de conteúdos, defendeu hoje Dimitrios Buhalis, especialista em turismo.
O professor britânico da Universidade de Bornemouth considera que o "consumidor está a também a tornar-se produtor de informação", o que torna mais difícil a tarefa dos agentes de viagens, que precisam de se reposicionar se não quiserem continuar a perder quota de mercado.

"As redes sociais tornam mais fácil que as pessoas interajam através da Internet, mas também que fiquem a conhecer as experiências de outras pessoas. O consumidor está a tornar-se também um produtor de informação", salienta.
O professor argumenta que "o intermediário está a ser dispensado", afirmando que "em Inglaterra, entre 2000 e 2010, quase 40 por cento do turismo ocorreu sem recurso a um agente de viagens", uma tendência que se verifica a nível mundial.

"Os consumidores escrevem nas redes sociais coisas do género: 'Fui a Aveiro na semana passada e descobri este bar ou aquele restaurante e foi maravilhoso porque estava sol e bom tempo e a Ria de Aveiro é muito bonita'. De repente, o consumidor está a tornar-se um produtor que partilha a sua experiência".

Professor da Universidade de Bournemouth e especialista em eTourism, Dimitrios Buhalis é considerado um dos mais respeitados "gurus" da área do turismo, estudando sobretudo o papel da tecnologia na evolução do setor.

"A tecnologia mudou a estrutura do turismo. Melhorou a maneira de comunicar com os clientes e a maneira como os influenciamos. Permite manter um diálogo constante com o cliente. Isso mudou a competitividade da indústria do turismo e a maneira como as organizações comunicam com os clientes", disse à Lusa o professor britânico, à margem da conferência INVTUR 2010, na Universidade de Aveiro.Dimitrios Buhalis é um dos principais oradores da INVTUR 2010, considerada pelos seus organizadores como a "maior conferência científica jamais feita em Portugal na área do turismo".

FONTE:IONLINE.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário